Entenda o que são Soft Skills e por que são essenciais no século 21

As soft skills são aquelas competências sócio-emocionais associadas à forma como nos relacionamos e interagimos com as outras pessoas.

Não é de hoje que essas habilidades comportamentais determinam quais profissionais se destacam profissionalmente e quais recebem promoção.

Em um ambiente de trabalho em que as pessoas possuem competências técnicas semelhantes, o que as destacam são habilidades como boa comunicação e liderança, ou seja, soft skills.

Mas agora, conforme o desenvolvimento tecnológico acelera, novas formas de trabalho e organizacionais surgem, as habilidades humanas serão cada vez mais cruciais e não apenas diferenciais.

Confira agora quais as diferenças entre Hard Skills e Soft Skills, qual a sua importância no futuro do trabalho e as habilidades mais valorizadas no mercado.

Entenda a diferença entre Hard Skills e Soft Skills

As Hard Skills são aquelas competências aprendidas e mensuráveis.

É o basicamente o conhecimento que adquirimos através dos estudos ou no ambiente de trabalho.

São exemplos: graduação, proficiência em língua estrangeira, operação de máquinas, desenvolvimento de software, gestão de projetos, certificações específicas etc.

Ou seja, Hard Skills são competências tangíveis, obtidas de forma rápida mas que não envolvem a capacidade exclusivamente humana de julgamento, avaliação ou imaginação de soluções criativas.

O que são Soft Skills?

As Soft Skills são habilidades comportamentais e de relacionamento e que portanto, as máquinas e algoritimos não podem substituir. 

São exemplos de Soft Skills:

  • empatia;
  • criatividade;
  • liderança;
  • comunicação;
  • espírito de equipe;
  • tomada de decisão;
  • resolução de problemas complexos;
  • pensamento crítico;
  • capacidade analítica;
  • resiliência;
  • flexibilidade, ética etc.

A importância das Soft Skills no futuro do trabalho

Faz pouco tempo que mudamos de uma Era Industrial para uma Era Digital e agora passamos para Era Pós-Digital.

Nessa Era Pós-Digital, trabalhos que envolvem ações repetitivas e mecânicas estão sendo substituídas pela Inteligência Artificial e a Robótica: é a indústria 4.0.

Dessa forma, Hard Skills (instrução, conhecimento) deixaram de ser diferenciais para e se tornaram obrigatórias nos processos seletivos das empresas.

Daqui em diante, as Soft Skills serão as competências desejadas e essenciais na vida profissional, incluindo a capacidade de adaptação, gestão do tempo e aprendizagem contínua.

Soft Skills que serão cada vez mais valorizadas no mercado

Como a natureza do trabalho está se transformando, e as relações profissionais estão cada vez mais horizontais e menos verticais, então justamente aquelas habilidades que não aprendemos na escola (atualmente) é que serão essenciais e não apenas diferenciais.

Veja três Soft Skills que já são importantes e serão cada vez mais valorizadas no mercado.

Liderança

Tudo indica que a natureza do trabalho será cada vez mais flexível, com contratações sob diferentes demanda, por projetos e para empresas diferentes.

Os profissionais atuarão de forma mais autônoma e, ao mesmo tempo, trabalharão em equipes multidisciplinares e conectados a mais de uma área.

Nesse cenário, os papéis de líder e liderado vão se alternar, conforme o tipo de projeto e o conhecimento dos profissionais. 

Assim, saber liderar uma equipe, motivando e engajando grupos para executar projetos e alcançar resultados, será realmente importante.

Colaboração

O mundo todo funcionará cada vez mais em redes, com relações e áreas fluidas e os profissionais todos conectados.

Dessa forma, a capacidade de trabalhar em equipe, de forma colaborativa e com um bom relacionamento interpessoal será indispensável.

Mesmo os especialistas compartilharão seus conhecimentos com outros profissionais para obter resultados melhores, inclusive pela própria exigência do mercado.

Comunicação

Se o trabalho será em colaborativo, com uma equipe diferente a cada projeto, então a capacidade de se comunicar, transmitir suas ideias, também será importante.

Um bom comunicador não é aquele que fala pelos cotovelos no trabalho e nas reuniões, mas aquele que é capaz de ouvir o outro com atenção e se comunicar de forma clara.

Um profissional que sabe se comunicar é sucinto mas transmite as informações necessárias para que a comunicação e o trabalho sejam eficazes.

Por exemplo, ele não deixa os processos parados por falta de informação, documenta todo seu trabalho de forma que pode ser continuado por outra pessoa, avisa com antecedência os problemas que podem ocorrer etc.

Gostou deste artigo sobre o que são Soft Skills? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.