Como fazer marketing pessoal nas redes sociais

Fazer um bom marketing pessoal é uma das melhores formas de você se diferenciar, criando uma imagem influente e de autoridade.

Essa estratégia inclui demonstrar as suas qualificações (personal branding) e mostrar como você aplica as suas competências e assim conquistar a confiança de empresas ou clientes.

Marketing pessoal é relativo a como você se vende e promove a si mesmo, atraindo atenção para o seu trabalho e influenciando outras pessoas a enxergá-lo como referência.

Personal branding trata-se de criar e gerir a sua imagem, posicionando-se uma forma que seu público entenda quem é você e o que tem a oferecer.

Nesse artigo você verá como:

  • Construir uma imagem pessoal influente;
  • Fazer o seu marketing pessoal nas redes sociais de forma estratégica;

Dicas para construir uma imagem influente

A construção da sua imagem pessoal envolve autoconhecimento, definição de objetivos profissionais, conhecimento do público que você pretende alcançar e a escolha das redes sociais adequadas ao seu perfil profissional.

1) Autoconhecimento e Objetivos

Autoconhecimento trata-se de identificar aquilo que define quem você é, ou seja, qual é a sua visão e propósito de vida, quais as crenças, valores, interesses, habilidades, pontos fortes e fracos.

Definir quais são os seus objetivos profissionais também são importantes, pois eles dão as descrições concretas de onde você quer chegar.

2) Defina o seu público alvo

Com certeza você deseja projetar o seu valor para um determinado público.

Portanto, defina quem é esse público, como ele se comunica e elabore estratégias para alcançá-lo.

É para esse público que você vai dizer qual problema vai resolver, qual sua proposta de valor e quais são seus diferenciais.

O seu público-alvo pode ser empresas da sua área profissional (caso seu objetivo seu conseguir um emprego), potenciais clientes (se você tiver um negócio) ou mesmo pessoas influentes do mercado que você atua ou deseja atuar.

3) Escolha suas redes sociais

Qual rede social devo utilizar para fortalecer a minha imagem e fazer o meu marketing pessoal?

Depende de qual é a sua área de atuação e de quem é o seu público.

Se o seu público for executivos por exemplo, então o seu foco de atuação deve ser o LinkedIn.

Mas se o seu público for da área da moda ou design, por exemplo, o Instagram e o Pinterest serão mais adequados.

O ideal é pesquisar sobre plataformas e comunidades específicas do seu segmento de trabalho ou interesse.

Utilizando redes sociais com estratégia

As redes sociais, além de servir ao propósito de fazer networking, também podem ser poderosas ferramentas para criação de conteúdo e publicação de portfólios online.

Dois exemplos dessas redes sociais são o LinkedIn e o Instagram.

Independente da sua área de atuação você pode utilizar essas redes de forma estratégica para promover sua imagem pessoal.

LinkedIn

O LinkedIn é onde você consegue estabelecer contato direto com quem precisa do seu trabalho ou aqueles que têm interesse nele.

Assim, além de ter um perfil interessante  e boas práticas como se relacionar com as pessoas da rede, é muito importante produzir conteúdo.

A produção e a publicação de conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo lhe ajudará a tornar se uma referência no mercado permitindo encontrar mais oportunidades de trabalho.

Você pode construir seu portfólio criando regularmente  textos inéditos através do LinkedIn Pulse ou conteúdos visuais no SlideShare e integrando no LinkedIn.

Instagram

O Instagram pode ser utilizado de forma estratégica no seu marketing pessoal, isso porque as pessoas (sejam elas recrutadoras de empresas ou potenciais clientes) estão interessadas na imagem que você transmite.

Essa imagem inclui muitas coisas que não estão em um currículo como comportamento, personalidade, estilo de vida, causas pessoais, como você lida com as pessoas, com quem se relaciona etc.

Você pode torcer o nariz e encarar como isso invasão de privacidade ou utilizar isso a seu favor, sendo seletivo sobre o que postar ou não.

Desta forma, você criará uma imagem que transmita os atributos mais interessantes para os seus objetivos profissionais.

Tenha em mente o seguinte: a imagem pessoal é sobre uma pessoa, não crie um persoangem equidistante de quem você de fato.

Hora de praticar

Revise suas principais redes sociais e veja se elas estão entregando o seu melhor lado para atrair novas oportunidades.

As pessoas sabem quais as suas habilidades e competências? Que tal mostrar o seu talento?

As redes sociais , bem utilizadas podem ajudá-lo muito a fazer um marketing pessoal eficiente!

Aproveita e segue a gente: Instagram | Facebook |Pinterest

Abraço!

Uma resposta para “Como fazer marketing pessoal nas redes sociais”

  1. […] do portfólio você pode fazer o seu marketing pessoal e gerar reconhecimento, conseguir um emprego, atrair clientes,fechar negócios […]

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.