Um portfólio on-line é uma coletânea publicada na internet com amostras de trabalhos realizados por uma empresa, um profissional ou estudante.
Ele serve para você demonstrar a sua experiência prática, suas habilidades e competências, divulgar seus serviços, valorizar seu trabalho e causar uma ótima impressão.
É uma ferramenta quase obrigatória para você que trabalha com desenvolvimento de softwares e jogos, design, moda, fotografia, arquitetura, redação, tradução, por exemplo.
Através do portfólio você pode fazer o seu marketing pessoal e gerar reconhecimento, conseguir um emprego, atrair clientes,fechar negócios etc.
Aqui você verá como definir seus objetivos, selecionar seus trabalhos, dicas de plataformas gratuitas e como divulgar seu portfólio. Confira!
Definição de objetivo e escolha dos principais trabalhos
O primeiro passo é definir qual o objetivo do seu portfólio.
Ele servirá para você gerar autoridade/liderança no seu segmento? Ou para divulgar seus produtos/serviços?
Caso você seja um estudante e esteja procurando um estágio ou emprego, um portfólio pode servir para você publicar projetos pessoais ou serviços prestados a conhecidos e assim, atrair a atenção de empresas.
O passo seguinte é escolher os seus principais trabalhos, aqueles dos quais você se orgulha e que também sejam relevantes para o seu público-alvo.
Empresas ou potenciais clientes não estão interessados em qualquer informação.
Eles querem saber do que você é capaz de fazer e se resolve o problema deles.
Dessa forma, o portfólio deve ser simples e objetivo, com um layout limpo, comunicação clara (palavras simples e parágrafos curtos), com uma boa leitura e navegação nas plataformas.
Plataformas gratuitas para criar um portfólio on-line
O próximo passo é escolher a plataforma mais adequada dentro da sua área de atuação para publicar e divulgar seu trabalho.
O Behance é uma das plataformas mais famosas entre profissionais que trabalham no setor criativo como designers, ilustradores, fotógrafos etc.
É um site intuitivo que permite postar trabalhos, receber comentários e embutir mídias de outras redes sociais (como Sound Clound e Youtube).
As plataformas Cargo Collective e Carbonmade também são bem populares para criar portfólios, além de serem simples e funcionais.
O Carbonmade também é otimizado para buscas, o que aumenta as chances de que seu portfólio seja melhor posicionado no Google.
Blogs também são excelentes ferramentas para usar como portfólio.
Entre as opções gratuitas e que dispensam conhecimentos de programação, estão o Wix , o Blogger e o WordPress.com
Além de blogs, redatores podem usar o Medium para expor seus trabalhos e programadores podem utilizar o GitHub, Kaggle ou Stack OverFlow – plataformas para desenvolvedores.
Dicas para criar um bom portfólio
Além de publicar seus trabalhos na plataforma é importante que você também:
1) Crie uma sessão para se apresentar, faça uma boa descrição de si mesmo e mostre qual o seu propósito profissional;
2) Fale sobre seus projetos anteriores, sua experiência e faça uma breve descrição contando a história por trás de cada projeto.
3) Lembre-se de inserir as suas informações de contato e também um CTA (call to action – chamada para ação) ao final de cada projeto ou na página principal.
Estratégias de divulgação do portfólio
Explore o potencial das redes sociais para atrair ou alcançar o seu público (sejam clientes, recrutadores ou colaboradores).
Comece pelo LinkedIn, que além de ser um currículo extenso também oferece oportunidades de criar conexões com outros profissionais e empresas.
Lembre-se de configurar o perfil de forma otimizada e produzir conteúdos direcionados aos seus objetivos (gerar autoridade por exemplo).
Inclua no perfil links para suas plataformas (Blog, Behance, GitHub etc) direcionando as pessoas para onde estão os seus trabalhos e projetos.
Outras redes sociais também podem ser usadas de forma estratégica como o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest etc.
No Facebook, por exemplo, se você criar uma página de negócios pode impulsionar suas publicações, direcionando-as para determinadas pessoas ou marcas de acordo com um perfil ou comportamento especificado por você.
Agora que você sabe por onde começar para criar um portfólio on-line, compartilhe esse post com seus amigos!
Deixe seu comentário!