

Ó que é público-alvo? Público-alvo é aquele grupo de pessoas para o qual está destinado o seu conteúdo. Isso acontece porque essas pessoas se identificam o que você faz.
Sobre o que você gosta de escrever?
O que considero mais importante é escrever sobre o que você ama. Não adianta enganar a si mesmo e escrever só para atrair tráfego porque uma hora você vai cansar e achar um tédio.
A não ser que você não se importe com isso e só queira ganhar dinheiro.
Quando você escreve sobre o que gosta você acaba atraindo semelhantes, pessoas que compartilham da mesma visão que você e você vai construindo o seu público.
No começo nem tudo é certinho
No começo nem tudo é certinho. Mas há blogs que já começam com um nicho pré-definido, ou seja, de cara o blogueiro já define para quem vai escrever.
Em outros casos, você começa a escrever sobre as coisas que mais gosta, começa a ver que uma ou outra temática tem mais aceitação e investe em mais conteúdos dentro desse tema.
Se é você quem vai escrever é necessário escolher temas que você gosta e tem conhecimento.
Mas, se você conta com um orçamento para contratar redatores, pode pensar numa estratégia diferente e definir um nicho lucrativo e se concentrar em apenas publicar os conteúdos.
Definindo o seu público
Para definir o público do seu blog você precisa decidir que tipo de blog criará.
Se for um blog sem assuntos pessoais, só para gerar receita através de anúncios e afiliados. Escolha os assuntos e contrate pessoas para produzir os conteúdos.
Já se for um blog pessoal, é importante que os conteúdos estejam alinhados aos seus valores, que seja autêntico.
E se o blog crescer a ponto de eu não dar conta e virar uma empresa? Sugiro que mantenha a transparência e passe a contar com colaboradores. Redatores de outros blogs podem ter um expediente no seu blog.
Ele continuará com as postagens escritas por você, mas a carga de trabalho será dividida e a pessoalidade do blog não será perdida.
Refinando o seu público-alvo: o conceito de persona
Se você quiser afunilar ainda mais o seu público-alvo pode trabalhar com o conceito de persona, que representa, no blog, o leitor ideal, a descrição do seu público-alvo, porém com mais detalhes.
A persona é uma personagem fictícia que, no blog, representa o seu leitor ideal.
É criada para ajudar o seu blog a entender melhor quem é o seu leitor e o que ele precisa.
Para definir sua persona você fará uso de questionários, enquetes e coisas do tipo.
Essas ferramentas trarão questões mais específicas para serem respondidas por seu público.
Vamos ver um exemplo mostrando a diferença entre público-alvo e persona:
Público-alvo:
Sexo: feminino
Idade: entre 18 e 35 anos
Cidade : São Paulo
Persona:
Nome : Maria Clara
Sexo: feminino
Idade:25 anos
Cidade: São Paulo
Atividade: Designer e blogueira
Objetivos: Produzir conteúdo de alta qualidade no seu blog pessoal a fim de comercializar o seu trabalho como designer.
Um blog pessoal como o danieleleite.com (meu outro blog)pode atrair vários leitores de diferentes interesses, mas cabe a mim definir com quais personas devo trabalhar.
A não ser que eu queira virar uma revista online e contar com a colaboração de outros blogueiros para me ajudar, não devo sair produzindo conteúdo para todos os tipos de público.
Primeiro, porque eu não domino todos os conhecimentos do mundo, segundo mesmo se isso fosse possível, eu ficaria exausta (risos).
Eu posso ter mais de um público?
A verdade é que você sempre vai ter mais de um público quando o seu blog for pessoal e até quando não for.
Algumas coisas não vão interessar um determinado público mas outros assuntos podem até ser o motivo da criação de um público novo.
Veja um exemplo de um blog que trabalha com vários públicos: O Blog da Bruna Vieira.
O Depois dos Quinze é praticamente uma revista online mas com o toque pessoal da Bruna, que escreve textos maravilhosos e compartilha a sua vida com a gente.
O leitor real e o leitor ideal
Eu, que já passei dos trinta, sou leitora desse blog, pois há alguns assuntos que me despertam a atenção. Eu não sou a leitora ideal da Bruna, mas eu sou uma leitora real e alguns dos conteúdos que ela veicula me atraem.
Mas a Bruna conta com uma equipe para ajudá-la nessa missão de produção de conteúdo.
Outros blogueiros fazem junto com ela o “Depois dos Quinze”. São 22 categorias dentro do blog e ele funciona muito bem!
Colete informações para conhecer melhor o seu público
Uma forma simples de saber o que os seu leitores querem é criar formulários de coleta.
Estes podem ficar na sidebar do blog ou ainda dentro de um post criado exclusivamente criado para isso.
Algumas informações que são interessantes coletar:
- Cidade, estado;
- Faixa etária;
- Sobre quais assuntos gosta mais de ler;
- Blogs preferidos;
- Posts preferidos no seu blog;
- Se gosta de assistir a vídeos;
- Qual rede social mais acessa;
- Quais assuntos gostaria de ver no seu blog…
Agora que você sabe por onde começar, que tal começar a definir seu público-alvo? Se já o fez, que tal conhecer melhor esse público? Mão na massa!
Gostei da dica! Eu sabia quem era meu público alvo antes de criar o blog, ainda que fale sobre feminices que é minha forma de atrair outras pessoas, eu gosto de escrever sobre vida cristã … sendo que isso diminui meu público ás vezes pelo nome, atraindo mais os cristãos … mas é um processo né, um degrau de cada vez! hahaha
Eu amo suas dicas para blogueiros! bjão
Que bom que gostou Gabi!! Eu sei bem que as postagens de devocionais não costumam engajar muito, mas continuo escrevendo mesmo assim. Acima de qualquer coisa quero que meu blog agrade a Deus. As pessoas certas chegarão com o tempo, tenho fé!!
Bjo!!!