O que é um profissional Slash?

As mudanças tecnológicas, econômicas e também culturais estão transformando e moldando a forma como trabalhamos e encaramos o próprio trabalho.

Se no passado as pessoas aprendiam uma profissão e exerciam por toda a vida, daqui em diante será comum as pessoas mudarem de profissão várias vezes ao longo da vida.

Não se falará mais em carreira, mas trajetória profissional. E não somente isso, as pessoas exercerão múltiplas profissões ao mesmo tempo.

Na verdade, isso já está ocorrendo e tem um nome: Slash Effect (Efeito Barra, em português) e também recebe outros nomes como Carreiras Múltiplas ou Carreira em Portfólio.

Veja a seguir, o que é um profissional Slash, como surgiu esse nome e qual é o seu perfil.

O que é um Profissional Slash?

O termo Slash Effect foi criado pela norte-americana Marci Alboher.

Isso porque ela percebeu que muitas pessoas tinham dificuldade em preencher seu perfil no LinkedIn.

Essas pessoas não tinham apenas uma única profissão, então adotaram a barra (slash) para descrever seu portfólio de atividades profissionais.

Se você tem dificuldades para definir em um único termo o que exatamente faz, porque exerce mais de uma atividade, é provável que você já seja um(a) profissional slash ou barra barra (//).

Apesar de não ser um acontecimento novo, tem sido cada vez mais comum as pessoas exercerem mais de uma atividade profissional.

Exemplo: Designer/Chef de Cozinha, Nutricionista/Escritor, Servidor Público/Professor, Advogado/Jornalista.

Alguns fazem isso por necessidade financeira, mas o que de fato caracteriza e impulsiona a carreira slash são duas coisas:

  • demanda de mercado;
  • e realização pessoal.

Demanda de Mercado

As novas tecnologias e novas economias exigem dos profissionais a capacidade contínua de ser flexível em dois sentidos.

No primeiro, as novas tecnologias como robótica e computação cognitiva tendem a automatizar tarefas que não exijam “soft skills” como pensamento crítico e criatividade.

Dessa forma, a tendência é que os profissionais trabalhem em diferentes projetos, não somente dentro de uma só empresa, mas para outras empresas e pessoas.

Por exemplo, um programador pode ser consultor de empresas, professor de pós graduação em uma faculdade e produtor de conteúdo, escrevendo livros e ofertando seus próprios cursos online.

No segundo sentido, com as rápidas mudanças que ocorrem nessa Era Pós Digital, profissões desaparecem e outras novas surgem.

Isso demanda das pessoas a capacidade de se adaptarem e aprenderem novas profissões.

Realização Pessoal

A partir da geração geração Y ou millenials, as pessoas passaram a encarar o trabalho como um meio de realização pessoal e propósito, não apenas como fonte de renda.

As mudanças que estão ocorrendo nas formas e relações de trabalho, estão ampliando as possibilidades dos profissionais de encontrarem maior satisfação pessoal no trabalho ao explorarem seu potencial e habilidades diversas.

Assim, a carreira slash, não se trata de um “bico” ou emprego alternativo e sim de uma carreira complementar, fazendo parte de um projeto de vida construído em torno de um conjunto de talentos e interesses em comum.

Se você investe seu tempo em algo que você tem interesse, paixão e propósito, então está construindo uma nova carreira.

Perfil do profissional slash

Essa nova forma de se relacionar com o trabalho tem seus desafios e exigem certas características como gostar de desenvolver vários projetos em paralelo, múltiplos interesses, criatividade e energia.

Competências como compromisso, disciplina, capacidade de organização e gerenciamento de tempo, também são importantes.

Tudo depende de perfil. Uma pessoa apegada à rotina e estabilidade pode não se adequar atuando em projetos freelancer. 

Mas ela pode por exemplo, ser um servidor público e nas horas vagas se dedicar a sua paixão, produzindo conteúdos para web, escrevendo livros, dando aulas etc.

A vantagem de ter múltiplas carreiras

Um profissional slash tem como recompensa a sensação gratificante de explorar todo seu potencial e talentos.

Além disso, há a vantagem de ampliar sua frente de atuação profissional, algo muito útil em uma nova realidade onde trabalhar em projetos por demanda será a regra.

Se quiser saber mais sobre o assunto, você pode encontrar na Amazon, o livro One Person / Multiple Careers (em inglês) da autora Marci Alboher, inclusive na versão para Kindle.

Gostou deste artigo sobre o que é um profissional slash? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Abraço!

Uma resposta para “O que é um profissional Slash?”

  1. […] Outra tendência do futuro e que já está acontecendo é que as pessoas tenham mais de uma carreira ao mesmo tempo – fenômeno conhecido como efeito slash. […]

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.