Na pós-modernidade o mundo é acelerado, as mudanças e as transformações ocorrem de forma exponencial.
Isso significa que os contextos e informações mudam constantemente, fazendo com que a gente nunca pare de aprender.
Se nossos antepassados obtinham conhecimento para a vida toda, a nossa geração aprende a todo momento, em todo lugar e durante toda a vida.
Essa aprendizagem continuada ou Lifelong Learning é uma das principais competências para o desenvolvimento da nossa vida profissional no século 21.
Mas nem todo mundo se anima com a perspectiva de adquirir novos conhecimentos pelo resto da vida e isso pode se tornar um bloqueio para a aprendizagem.
Veja a seguir 3 atitudes que ajudarão a ter mais motivação para aprender
Tenha uma atitude positiva em relação ao aprendizado
Uma das formas de rompermos qualquer barreira em relação ao aprendizado é vê-lo como algo natural que acontece durante toda a nossa vida.
Muitas pessoas associam aprendizagem somente a escola, faculdade, cursos e livros.
Mas na verdade aprendemos também por meio da observação, da prática e quando interagimos com outras pessoas.
Ou seja, a aprendizagem ocorre em qualquer lugar, em qualquer momento e de diversas formas.
Criar um sentido ou propósito também é uma motivação importante para aprender.
Podemos aprender para se adequar às mudanças, para ser eficaz, para criar valor, crescer profissionalmente e como pessoa.
Além disso, aprender coisas novas mantêm o cérebro ativo e estabelece novas conexões o que é importante para a memória e a prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer.
Seja protagonista do seu aprendizado
Não somos receptores passivos de conhecimento, pelo contrário, muitos do processos do aprendizado depende da nossa iniciativa.
Se antes da Internet, a principal forma de obter conhecimento era na escola e cursos, hoje o aprendizado se dá também por outros meios.
Além disso, a formação não termina na escola/faculdade, ela é contínua. Isso significa que muito do processo de aprendizado depende de nós.
Outro ponto é que boa parte do conhecimento somos nós que geramos através de pesquisa (na internet, livros etc), da comunicação, da criatividade, de situações pessoais e profissionais.
Geramos conhecimento ao encontramos solução para algum problema no trabalho.
Também aprendemos ao interagimos com outros colegas ou em grupos de um assunto específico na internet, como fóruns.
Enfim, uma atitude proativa em relação ao aprendizado é um bom caminho para obtermos conhecimento e não ficarmos obsoletos em um mundo que está sempre mudando.
Identifique qual o seu estilo de aprendizado
Assim como as pessoas têm diferentes personalidades e características, elas também têm diferentes estilos de aprendizagem, que dependem de como percebemos a realidade e a processamos.
Segundo o educador norte americano David Kolb, são 4 os estilos de aprendizagem dos adultos:
Fazedores: São pessoas mais de ação, tendem a fazer várias tarefas ao mesmo tempo e preferem trabalhar rodeadas de pessoas.
Essas aprendem as coisas na prática, experimentando, colocando “a mão na massa.”
Assimiladores: São aqueles que têm mais interesse pelas ideias abstratas do que por pessoas e são bons criando modelos teóricos.
Esses aprendem refletindo sobre a informação ou o problema e discutindo.
Divergentes: São aqueles que gostam de analisar ideias e trabalhar com pessoas, são dos tipos criativos e emocionais que em uma reunião lançam uma sucessão de propostas.
Esses aprendem pensando e compartilhando conteúdo.
Convergentes: Ao contrário dos divergentes, esses se concentram em uma questão só e se perdem diante de muitas alternativas.
Essas pessoas aprendem fazendo, testando ideias e teorias na prática ou resolvendo problemas.
A classificação dos estilos não é fechada. Você pode ter características de mais de um estilo de aprendizagem.
Eu, Gunther, sou assimilador quase 100%, já a Dani é um mistura de divergente com assimilador.
Enfim , você não precisa se enquadrar cegamente numa categoria, mas entender como você funciona na hora de aprender ajuda bastante a melhorar o seu processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento.
Se identificarmos as nossas características pessoais de aprendizagem, juntamente com uma atitude positiva e protagonista, estaremos mais preparados para aprender e reaprender ao longo da vida.
Gostou deste artigo sobre encontrar motivação para aprender?
Compartilhe com seus amigos!
Abraço!
[…] existam técnicas de memorização, o processo de aprendizado não é o mesmo para […]