No livro Pequenas atitudes, grandes mudanças: Microrresoluções para transformar sua vida, de Caroline L. Arnold, conheci o conceito de microrresoluções.
O livro começa falando de quantos projetos nossos naufragam porque não tomamos a decisão de dividi-los em tarefas menores.
As microrresoluções entram aí, fazendo-nos dar um passinho por vez rumo à concretização de tarefas maiores.
O que são microrresoluções?
As microrresoluções, segundo Caroline L. Arnold, são um espécie de compromisso poderoso que se assume quando há a intenção de mudar um certo tipo de comportamento.
A vantagem das microrresoluções
- Podem ser melhor administradas;
- Podem ser mais facilmente mantidas;
- São mais fáceis de ser executadas;
- Nos dão mais motivação para alcançarmos o que desejamos.
Para quem são?
Para todos aqueles que precisam modificar um comportamento ou aperfeiçoar um hábito.
Não importa se seu objetivo é ler mais, passar num concurso ou subir de cargo no seu trabalho ou ainda juntar dinheiro para viajar, as microrresoluções podem ajudar você a parar de fracassar, de ficar no meio do caminho e alcançar os seus objetivos.
Foque no fazer e não no ser
As microrresoluções podem nos ajudar a atingir aquele objetivo que parece complicado.
Ou ainda aquilo que até começamos a fazer, mas com um impulso tão grande (com muita sede ao pote) que paramos no meio do caminho, desanimadas.
A maioria das resoluções fracassa porque focamos no ser e não no fazer.
Vislumbramos o resultado e nos frustramos quando não chegamos rápidamente nele.
Tomamos muitas responsabilidades.
Por exemplo, sermos organizadas, produtivas, bem-sucedidas, magras, e isso acaba ficando pesado se quisermos alcançar de uma vez.
Para começar com as microrresoluções
Divida seus objetivos em ações intencionais até que essas ações pequenas se transformem em hábitos poderosos que trabalhem a seu favor para atingir seu objetivo.
Os hábitos profundamente enraizados podem nos levar a resultados individuais bons ou ruins.
Portanto, faça com que os seus conduzam ao sucesso.
No começo haverá muita resistência, pois nosso cérebro tende a colocar no piloto automático aquelas coisas corriqueiras de todo o dia, a fim de poupar energia.
O piloto automático vai querer que o hábito antigo prevaleça, pois é mais econômico.
Mas é só driblar esse mecanismo sendo insistente e perseverante até que o cérebro armazene e transforme em automático o seu novo hábito vencedor.
Tarefinha
Escreva numa folha de papel, no seu bullet journal ou em qualquer outro meio que você usa para anotar metas e objetivos uma pequena mudança que você deseja fazer na sua vida.
Vamos supor que você queira ser mais organizada. Que tal começar definindo um lugar para cada objeto da sua mesa de trabalho?
Não comece peça casa toda. Comece por um pequeno espaço. Deixe sobre a mesa apenas o que utiliza e estabeleça um lugar na mesa para cada coisa.
Pode parecer bobo, mas ajuda muito.
Depois você pode aplicar isso aos outros cômodos da casa.
E quando menos esperar você não conseguirá deixar mais nada fora do lugar.
Quer se aprofundar no assunto?
Então sugiro a leitura do livro da Caroline. Eu comprei o meu na Amazon.
Pequena Atitudes, Grandes Mudanças: Microrresoluções para transformar sua vida
Capa comum: 192 páginas
Editora: Sextante; Edição: 1ª (13 de agosto de 2015
Idioma: Português
Não tem um Kindle? Baixe o aplicativo para Android ou IOS e solicite uma amostra grátis!
Para refletir: A chave para a transformação duradoura não está na velocidade ou na força, mas no cultivo dessa mudança. Caroline L. Arnold
Márcia Elisangela diz
Olá Dani!! ótimo texto. Super inspirador. Atualmente estou tentando implementar duas microrresoluções: acordar mais cedo (para evitar trânsito e chegar mais cedo ao trabalho) e me concentrar para estudar para concursos na minha própria casa, ao invés de ir para outro lugar estudar. Não é fácil, mas cada dia que eu consigo cumprir minha meta , é uma vitória.Este texto me motivou ainda mais! Obrigada Dani!
Daniele Leite diz
Olá Márcia, também estou com alguma microrresoluções, entre elas conseguir escrever um livro, que está engavetado há um tempo. Depois que comecei a ler esse livro, resolvi escrever um pouco a cada três dias, sem pressão de 1 capítulo, uma página ou coisa assim, apenas escrever e criar o hábito. Outra microrresolução é estudar também para os concursos. Embora meu trabalho me dê estabilidade, ele também me confere muito estresse. Melhorei muito no sentido de gerenciar e ser menos reativa no trabalho, mas quero muito uma mudança. Se não der para ser interna no local onde estou, que Deus possa me dar a graça de respirar outros ares rsr. Obrigada pelo comentário e pelo apoio Márcia! Abraço e que consigamos alcançar nossos propósitos!
Luciana Feminino Felix diz
Dani, seu texto está maravilhoso! Vou tentar usar esses métodos para me organizar melhor para estudar para concurso, que é meu objetivo no momento. O problema é que é tanto conteúdo que as vezes eu me perco ao tentar organizar o conteúdo… se eu conseguir eu te digo! (Risos). Adorei a ideia das microrresoluções, acho que vou seguir sua recomendação de leitura! Obrigada por compartilhar sua experiência e sucesso para todos nós! Hehe
Daniele Leite diz
Obrigada Lu! Que bom que gostou! Nós estamos na era do excesso de informação mas um edital de concurso supera tudo isso rsrs.
Se conseguir me fala sim, quero saber!! Deus ajude que dê certo sim!
Eu que agradeço o feedback e todo o apoio, de coração! Deus a abençoe!! Abração!
GLÁUREA PEREIRA DE FREITAS RODRIGUES diz
OLá Dani, há tempos venho lendo aqui as suas postagens. Nossa, tenho tanta vontade e preciso muito mudar! Comprei o livro O Milagre da manhã, mas acredita que não consegui ler uma página?? Então, por aí dar pra perceber o quanto preciso arregaçar as mangar e mudar esse cenário. Tenho fé que conseguirei. Parabéns pelas dicas maravilhosas.
Daniele Leite diz
Menina, como a gente diz aqui no Ceará: “Te alui” rsrs você fez um investimento comprando o livro e esse investimento tem que ter retorno viu? Comece a ler e você verá que vai motivá-la. Ter fé que vai conseguir já o primeiro passo, pois muitos se derrotam já na mente, quando pensam de forma negativa.
Obrigada por acompanhar minhas postagens. Deus abençoe sua vida! Sucesso!
cicera maria gomes de castro cicera castro diz
eu gostei eu estou fazendo isso para tranformar minha vida obrigado
Daniele Leite diz
Olá Cícera, desejo-lhe sucesso na implementação das microrresoluções. Realmente faz muita diferença fazer um pouco por vez. Abraço!