6 dicas para criar excelentes textos

6 dicas para criar excelentes textos para os seus leitores

Compartilhe!

6 dicas para criar excelentes textos para os seus leitores

 

Com algumas exceções, as pessoas acessam a internet pela sua utilidade, não pela beleza. Ter um blog visualmente atraente é algo muito positivo, mas o conteúdo é mais importante. Afinal de contas, quando as pessoas usam os mecanismos de busca elas não procuram atributos estéticos, mais informações.

Uma boa redação faz uma grande diferença nas visualizações de página, no tempo gasto por cada usuário em um blog e se for o caso de um blog que venda alguma coisa, nas vendas também.

A regra fundamental da usabilidade de um blog aplica-se tanto ao conteúdo escrito quanto ao design, quanto mais clareza melhor, pois as pessoas preferem clareza à confusão. Deixe as informações claras, acessíveis e invista num layout limpo.

 

1 – Crie textos claros e de estrutura agradável

 

Tablet

Quando alguém acessa um blog ou site e foi direcionado a ele por conta de uma pesquisa em algum mecanismo de busca (Google, Bing…;) ou ainda por uma Fanpage do Facebook ou alguma outra rede social, ele quer encontrar exatamente aquilo que você prometeu no título da postagem. Seja claro e coerente.

Evite  grandes blocos de textos

O usuário  quer achar informações úteis e não têm tempo de procurar em um mar de textos. Por isso organize seu conteúdo de forma a facilitar a vida do seu leitor, fazendo com que ele leve menos tempo para encontrar aquilo que busca.

 

2 – Uma redação ruim puxa o seu blog para baixo

 

Conteúdo mal escrito e desorganizado faz com que não seja possível completar tarefas básicas, como ler o post até o final. Isso porque o usuário fica perdido, tentando entender qual foi a intenção de se escrever aquilo.

Em contrapartida, um conteúdo bem estruturado, que permite que o leitor encontre rapidamente as respostas para as suas dúvidas, que entregue o que promete no título, gera confiança e faz com que o leitor revisite esse site. É aquele velho ditado: beleza atrai, conteúdo convence!

 

3 – Entenda como os usuários da web leem

leitura na Web

A Web é um meio direcionado aos usuários e estes adotam estratégias na busca de informações. Eles querem economizar tempo, por isso não buscam informações de forma linear. Em vez disso, contam com pistas visuais que devem direcionar o conteúdo. Essas pistas visuais podem ser uma palavra destacada, um subtítulo, uma imagem…

O usuário, geralmente, faz uma varredura visual no texto. Ele escaneia o texto para ver se realmente se trata daquilo que está buscando.  Se ele puder reconhecer rapidamente as pistas que apontam para as informações que procura, terá prazer em continuar a leitura. Mas, se constatar de cara que não há nada importante, abandonará essa página e tentará outra coisa.

 

Por que os usuários escaneiam a sua página?

Seria muito bom se todo mundo que visita nossos blogs lesse o conteúdo todo de um post com atenção, certo?  Mas isso não acontece. As pessoas estão tão ávidas por encontrarem o que desejam que dificilmente têm tempo ou paciência para ler uma postagem até o final sem saber se ela realmente trará tudo o que eles procuram.

Mesmo que seu conteúdo seja excelente, os usuários não reconhecerão isso nas primeiras visitas que fizerem ao seu blog. Criar textos escaneáveis é um método eficiente para chamar atenção para conteúdo útil. Ela exige que o usuário se esforce menos cognitivamente e que dê atenção às áreas mais importantes para ele no seu texto.

 

4 – Divida o seu conteúdo

texto

As pessoas na Web normalmente não permanecem na mesma página por um tempo muito longo. Preferem fazer hiperlinks, passando de um tópico para outro. Por isso, dividir textos que precisam ser mais longos em vários subtítulos, sempre colocando imagens para não deixar a leitura cansativa é uma prática muito eficiente para melhorar a legibilidade do seu blog. Mas tome cuidado para não deixar a leitura desconexa ao dividir o seu conteúdo.

5- Não decepcione o seu leitor

Não decepcione o seu leitor

Se você decepcionar o seu leitor várias vezes, ele talvez nunca mais volte ao seu blog. Seu conteúdo deve estar fácil de ser compreendido e para isso você deve escrever da maneira como as pessoas leem.

A fim de atrair e manter a atenção dos seus leitores, projete o seu conteúdo de forma que ele corresponda ao comportamento humano e ajuste-o para que possa ser escaneado, varrido e facilmente compreendido. Seja fiel ao título. Entregue no texto aquilo que você prometeu na chamada da postagem.

Procure conhecer o seu público-alvo

Procure conhecer o seu público alvo a fim de fornecer conteúdo que atenda às necessidades dos seus leitores. Utilize uma linguagem simples, contudo evite cometer erros de gramática. Revise seu texto.

Usar palavras sofisticadas demais não fará com que você pareça mais inteligente, então nada de carregar os textos com expressões muito formais. A maioria das pessoas prefere um tom mais informal. Isso também não significa que agora o texto vai ser carregado de jargões ou gírias, ms que será escrito de forma leve e compreensível.

 

6 – Remova os excessos

 

O texto está grande demais? ao invés de sobrecarregar os visitantes com um conteúdo extenso, considere dividi-lo em várias postagens ou ainda criar materiais ricos como um e-book.  Não adianta o conteúdo ser completíssimo , porém cansativo de ler.

 

Resumindo:

 

1 – Crie textos claros;

2 – Capriche no português, pois uma redação ruim puxa seu blog para baixo;

3 – Entenda como o usuário Web se comporta;

4 – Divida o seu conteúdo;

5 – Seja fiel ao título, não decepcione o seu leitor;

6 – Remova os excessos.

Para ficar por dentro dos novos conteúdos relacionados ao universo dos blogs, é só seguir as postagens dessa categoria por e-mail:

Super Blog

 

Palavra do dia: Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? Jó 11:7

 

 

 

8 Comments

  • Reply Gabriele dezembro 8, 2016 at 3:28 pm

    Excelente post Dani, como sempre! Beleza atrai, conteúdo convence.

    Um layout lindo pode chamar a atenção, mas o conteúdo é essencial!

    Adorei as dicas! beijo

    • Reply Daniele Leite dezembro 8, 2016 at 5:40 pm

      Obrigada Gabi! Um layout lindo sempre chama atenção, mas no final das contas temos que nos focar mesmo é no conteúdo.
      Beijo!

  • Reply Nanda Oliveira dezembro 9, 2016 at 3:20 pm

    Boas dicas, super necessárias. Toda vez que vou postar um texto perco mais tempo arrumando os detalhes, principalmente a formatação, e procurando imagens que sejam atraentes. Gostei das dicas. Bjoos

    • Reply Daniele Leite dezembro 9, 2016 at 5:01 pm

      A formatação é muito importante Nanda. O texto deve estar bem organizadinho para que o leitor possa ter uma experiência agradável.
      Que bom que gostou das dicas ! Bjo!

  • Reply Gisley Scott dezembro 15, 2016 at 2:23 pm

    Gostei muito das dicas. Entrei em um blog recentemente cujo o nome dava a entender que era focado em textos de reflexões pessoais e era na verdade sobre maquiagem.Fiquei confusa com a proposta e saí sem comentar.
    Beijos!

    • Reply Daniele Leite dezembro 15, 2016 at 2:58 pm

      Fico feliz que tenha gostado das dicas. Às vezes acontece muito quanto estamos iniciando no mundo dos blogs não sabermos ainda qual o nosso nicho. Talvez essa pessoa esteja escrevendo de tudo um pouco para ver o que mais engaja. Mas quando atrelamos um nome que remete a um nicho específico e publicamos uma coisa que não tem nada a ver com ele, fica realmente complicado compreender a proposta.
      Beijos!

  • Reply Lary Zorzenone dezembro 21, 2016 at 5:45 pm

    Olá
    Eu tento sempre manter minhas postagens assim: bem claras, fáceis e com acesso rápido ao que pode interessar ao leitor, embora o objetivo seja sempre a leitura completa do texto.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite dezembro 21, 2016 at 7:43 pm

      Faz muito bem Lary!! Facilita muito a vida de quem lê e como diz aquela velha frase conhecida da rede: ” Concentre-se no usuário e tudo o mais virá”.
      Beijos!

    Deixe seu comentário!