Há quem diga que o design não conta muito, pois o mais importante é o conteúdo, mas não é bem assim.
O design é um elemento importante para um produto, marca, serviço ou um blog, por exemplo.
Quem nunca comprou algo porque era bonito e agradável? Eu já.
A comunicação visual é como um mercado, com comerciantes nas barracas tentando chamar a atenção dos transeuntes, mostrando seus produtos e convencendo as pessoas de que elas os necessitam. Os comerciantes reforçam os ataques com uma linguagem corporal apelativa e sedutora. Bo Bergstöm
Fazemos isso com alimentos, com coisas e alguns até com pessoas, pois julgamos pela aparência.
Mas isso é natural do ser humano, ele vê primeiro e pensa depois, portanto não se sinta um monstro se você já agiu assim.
Qual a função do design?
O design não tem o intuito de apenas deixar as coisas mais bonitinhas, o bom design vai muito além disso, ele facilita a vida do usuário de um produto.
No caso dos blogs ele proporciona uma experiência agradável de leitura e coloca as informações mais importantes à vista.
Mas ele também faz o conteúdo ser de fácil navegabilidade, adaptando-se aos mais diversos dispositivos, o que chamamos de design responsivo.
Intuitivo
O design pode ir mais além e ser intuitivo, que é quando você navega num blog ou mexe nas funções de um determinado produto mesmo sem estar familiarizado com ele.
Você vai aprendendo naturalmente como se aquele dispositivo se integrasse a você.
Com isso, concluímos que o design além de algo bonito, agradável, adaptável, deve ser funcional, deve ser intuitivo, ou seja, você não precisa de um curso para aprender como algo funciona.
O design deve trazer soluções.
O design de sucesso está intimamente ligado à forma como os elementos visuais são colocados juntos. O que isso quer dizer?
Quer dizer que um bom design é aquele que é bem organizado, que facilita a leitura dos textos, que possui imagens nítidas e nos passa uma sensação de seriedade, relevância, de coisa bem feita.
Lembra daquele ditado popular ‘ A primeira impressão é que fica?’
Como diz Bo Bergstöm : “Segue-se que uma série impressionante de coisas precisa dar certo para que alguns tomates passem de mão em mão.”
No caso do seu blog, o design ajuda, depois o que você entrega através dele o seu melhor conteúdo, isso define quem volta e quem vai embora.
Design bom , conteúdo ruim: isso dá certo?
Vimos até aqui importância do design, mas ele não é tudo.
Não adianta pagar caríssimo no melhor tema para WordPress e ter um conteúdo pobre e recheado de erros de português.
A combinação de textos e imagens não salva nem esconde um conteúdo ruim.
Se você quer um público de boa qualidade, entregue o seu melhor conteúdo envolvido num bom design.
Como escolher o Design do seu blog?
Defina um nicho
Para escolher o melhor design para o seu blog é necessário definir o seu nicho, se é um blog de receitas, um blog de filmes, de notícias… Cada motivo pede um formato.
Planeje
Veja o que você sabe fazer, no meu caso eu mesma alterei o layout do meu blog.
Fiz isso durante a madrugada para não prejudicar a experiência do usuário, mesmo que fosse uma pessoa só acessando eu não queria que ela visse uma bagunça em forma de blog.
Algumas variáveis
As variáveis a serem consideradas aqui para quem está querendo alterar o layout são:
Conhecimento: eu possuo o conhecimento necessário para fazer o que quero?
Tempo: eu disponho de tempo suficiente para, de posse desse conhecimento, fazer as alterações?
Orçamento: Não possuo conhecimento , nem tempo, mas posso pagar alguém para aplicar as minhas ideias, preciso fazer um orçamento de quando posso investir em design.
Ajuda disponível: conheço algum amigo, parente, pessoa legal que possa me ajudar?
Depois de respondidas essas perguntas é hora de agir.
No meu caso eu não tinha ninguém para me ajudar.
Então, pesquisei muito em livros e vi tutoriais da internet.
Mas também fiz aquela oração poderosa pedindo: “Ajuda aí meu Deus , que o negócio está difícil’
E afinal, design ou conteúdo?
Fique com os dois.
Invista num conteúdo de qualidade, estude, pesquise, atualize-se.
Não se preocupe em postar todo dia, preocupe-se em postar o melhor conteúdo para o seu público-alvo. Nunca esqueça: um bom design jamais salvará um conteúdo ruim, mas um bom conteúdo, mesmo com um design não muito atrativo nos faz voltar a ler uma página.
Porém, unir o útil ao indispensável é sempre a melhor escolha.
Isabel Borgert diz
Dani
Creio que um blog para ter certo sucesso, ou que se sustente implicam muitos detalhes, design. conteúdo e esbarro em um dos meus pesadelos:o tempo, ah outra coisa: uma pessoa que te de um help de vez em sempre pois um web design custa muiiiiiito caro.
Além do que as pessoas que não são blogueiras não cultivam o habito de ler blogs , acompanhar, curtir . favoritar.
É bem difícil e desanima as vezes..
Enfim mesmo não tendo tempo e tendo que aprender e melhorar muiiiiito eu gosto demais.
Tenho aprendido muito com você.
Obrigada por compartilhar tanta dica boa.
Bjão bom fim de semana.
Isabel
Daniele Leite diz
É Isabel, o tempo é um fator muito limitante. A sexta-feira pra mim é um dos dias mais corridos, tenho aula à tarde. Para não deixar de divulgar a postagem de sexta eu copio o texto e link de divulgação e vou compartilhando no caminho, pelo celular e escondido na hora da aula rsrs, é um malabarismo só. Quanto à falta de pessoas para ajudar senti isso na pele. Um webmaster é realmente muito caro, mas graças a Deus eu fui aprendendo muita coisa e só eu, Deus e os livros. Se tiver alguma dúvida e eu puder te auxiliar deixa um recadinho lá no Facebook, que se estiver ao meu alcance eu te ajudo viu?
Um excelente fim de semana
Bjos!!
Princesas Do Rei diz
Amamos as Dicas!!! De inicio estamos com um layout gratuito e que é bem provavél que outros blogs possuam o mesmo, estamos em busca de algo único e com “a nossa cara”. E como você mencionou, é preciso ter os dois: conteúdo e design! Beijos.
Daniele Leite diz
Meninas, também possuo um layout gratuito. A maioria dos blogueiros ou usa o gratuito ou aprende a fazer um, porque é muito caro comprar um layout ou ainda mandar fazer para ficar do jeito que sonhamos. Eu comecei a mexer no meu por conta própria e um dia acabei tirando o blog do ar sem querer porque fiz besteira rsrs. Mas depois disso o aprendizado foi enorme e aos poucos estou conseguindo deixá-lo com a carinha que sempre sonhei!! Bjos!!
Gabriele diz
Amei o post, e sou muita levada apela aparência, o layout por exemplo, sempre me atrai e me prende ao blog! ahahahah Temos sempre de unir o útil ao agradável! Que bom que vc se vira com essas coisas, pq eu.. só pagando mesmo! hhahaaha, beijos linda!! <3
Daniele Leite diz
É Gabi tô me virando do jeito que posso, mas eu amo essa parte de mexer na fonte, chega a ser um vício rsrs. Mas cada um com seus gostos doidos né?
Bjos!!