Criando um espaço de trabalho criativo e produtivo

Compartilhe!

Criando um espaço de trabalho criativo e produtivo

Um espaço de trabalho criativo e produtivo não precisa ser caro e requintado. Basta ter elementos que estimulem a criatividade, ser organizado e convidativo ao trabalho e o máximo possível livre de distrações.

O nosso espaço de trabalho em casa deve ser estimulante à realização da atividade escolhida. Eu, por exemplo, gosto de uma mesa organizada e que me permita pensar e que não prejudique a minha concentração na hora de escrever.

Vantagens de se trabalhar de casa

Quando trabalhamos de casa temos inúmeras vantagens. Podemos configurar nosso tempo, gastando-o com a família e amigos, por exemplo. Outra vantagem é não ter que compartilhar de conversas infrutíferas no trabalho ou ainda aguentar comportamentos abusivos de chefes arbitrários.

Pontos que podem ser negativos

Porém, se não soubermos definir bem nossa jornada de trabalho em casa, poderemos ficar tão conectados ao trabalho que sentiremos dificuldades de nos desconectarmos dele. Então, os mesmos agravantes de um ambiente formal de trabalho, como a limitação de tempo e o estresse podem se tornar reais na nossa  rotina de trabalho em casa. Por isso um ambiente saudável de criação, estimulante e convidativo é tão necessário. Eis algumas dicas para conseguir isso:

1 – Verifique a iluminação e a ventilação do seu espaço de trabalho em casa

ambiente criativo e produtivo

Não sei você, mas eu sou super sensível ao calor. Ele me deixa agitada , confusa e baixa minha pressão  de um jeito que perco a concentração. Se eu não cuido desse detalhe aqui no nosso pequeno Home Office, acabo prejudicando muito tanto a minha produtividade que não consigo pensar.

Como eu moro em Fortaleza, sol praticamente o ano inteiro, o clima é sempre em torno dos 27°/ 30°, o que para alguns é uma ótima temperatura, mas não para mim que sou capaz até de vomitar e sangrar pelo nariz caso ela suba para os 35°.

Por isso, as janelas estão quase sempre abertas, dessa forma, aproveitamos ao máximo  a ventilação e iluminação e ventilação natural. Agradecemos muito a Deus por morarmos num condomínio silencioso.

Costumo também deixar sobre a minha mesa uma caneca de água e outra de chá verde, que aliás é ótimo para manter a concentração.

2 – Controle o que você coloca sobre a sua mesa

trabalho criativo e produtivo

Nada de colocar sobre a mesa todos os livros da sua estante. Eu tinha a mania, principalmente quando estava animada para produzir, de pegar boa parte dos meus livros e jogar sobre a mesa para facilitar a pesquisa.

No entanto,  percebi que quanto mais coisas eu jogava nesse espaço, mais isso limitava e tornava penoso o meu processo criativo, pois a minha atenção estava sendo dividida com todas essas coisas. Uma mesa limpa e organizada é o primeiro passo para o trabalho ser produtivo e agradável de se realizar.

Organizando os dados

Hoje, quando busco material para fundamentar as minhas ideias de post, eu separo os livros, utilizo marcadores para separar os capítulos que vou ler e cada leitura faço minhas anotações e reservo. Depois vou em busca de artigos na internet, geralmente em outros idiomas (os escritos em inglês costumam estar bem mais atualizados com as últimas descobertas). Depois de consumidas e digeridas as fontes, só então passo para a construção dos meus textos.

 

3 – Defina início e término para cada atividade

cronometre as suas atividade- relógio

O que você precisa fazer? Como você vai fazer? Definir isso tem me ajudado muito a me manter focada no que preciso fazer. Faço uma coisa de cada vez para não me dispersar e isso foi suado de conseguir pois eu sempre me considerei multitarefas e tinha muito orgulho disso.

Porém, eu via que sentia falta de mais conexão, mais profundidade com as atividades que eu estava realizando. Meu aprendizado em algumas ocasiões ( como os cursos online que sempre faço) ficava raso por conta dessa ânsia de querer abarcar o mundo e tentar fazer inúmeras outras coisas enquanto via uma vídeo-aula , por exemplo.

Definir um início e um fim para cada atividade e se concentrar nela e somente nela, faz o trabalho ser mais proveitoso, menos cansativo e mais agradável.

4 – Lance mão de alguns objetos que estimulem a criatividade

espaço de trabalho criativo e produtivo

Colocar sobre a mesa objetos coloridos e na parede alguns quadros que possam aguçar a sua criatividade são ações válidas para deixar o ambiente de produção mais motivador e estimular a sua criatividade.

Sobre a minha mesa tenho dois quadros e duas miniaturas : uma da mulher maravilha e outra dos minions. As cores desses objetos são estratégicas: a cor  azul  é estimulante da criatividade e cor amarela transmite  vigor e energia.

Já falei sobre a psicodinâmica das cores aplicadas aos blogs, mas o conteúdo  vale para decoração também, para compor o seu ambiente de trabalho e deixá-lo cada vez mais estimulante, produtivo e motivador.

 

Vamos recapitular?

Hoje nós vimos como criar um espaço de trabalho criativo e produtivo com quatro dicas:

  • Verifique a iluminação e ventilação do seu espaço de trabalho em casa;
  • Controle o que você coloca sobre a sua mesa;
  • Defina um início e um término para cada atividade de determinado período;
  • Lance mão de alguns objetos que estimulem a criatividade.

Eu quis compartilhar com você um pouco do que tenho feito aqui em casa para trabalhar bem, com produtividade ,não no sentido de fazer um milhão de coisas, mas de fazer bem feito e com alegria.

Eu abandonei o negócio da multitarefa como regra faz muito tempo. Faço muitas coisas pela manhã, mas geralmente uma coisa por vez. Sei que às vezes dá sim para fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas isso se aplica a tarefas mais mecânicas. Mas tarefas mais intelectuais, como escrever um post ou ler um livro ficam mal feitas quando tentamos dividir o tempo delas com outras coisas.

O trabalho deve provocar em nós um senso de satisfação e de utilidade e eu ficarei muito feliz se souber que essa postagem ajudou você de alguma forma. Não deixe de comentar e nem de compartilhar com quem precisa. Grande abraço!

Você também poderá gostar de ler: Estratégias para manter o foco durante o processo criativo

 

 

4 Comments

  • Reply isabel Borgert outubro 9, 2017 at 8:11 pm

    Eu tinha meu escritório montado com tudo em um espaço que tenho na parte debaixo da casa.Como na época eu não tinha um computador meu o que tinha era da família meu marido desmontou e levou tudo pra cima, fiquei triste e desanimada, agora que sobra espaço em casa porque os meninos saíram de casa estou montando de novo,e agora com mais tempo espero deixar bem bonito.
    Vou seguir suas dicas pois achei muito bom.Tenho me inspirado muito em seus textos,
    Bjs boa semana
    Isabel

    • Reply Daniele Leite outubro 9, 2017 at 8:54 pm

      Eu acho tao bom um cantinho com a minha cara, por mais que seja simples. Eu ainda quero colocar mais coisas, como alguns nichos na parede com os livros que mais utilizo e com mais itens decorativos que despertem a imaginação. Mas nada muito carregado. Que bom que meu post inspirou você Isa, de coração, muito obrigada por estar sempre por aqui. Bj grande!Boa semana!

  • Reply LAIS novembro 17, 2017 at 3:01 am

    NOSSA! descobri seu site pelo Pinterest e amei.Sempre fui uma pessoa multitarefas pelo fato de ser multipotencial – palavra que descobri lendo seu post (vi o vídeo da emilie wapnick),sempre fui uma pessoa com muita sede de aprender coisas diversas e completamente diferentes,por isso n conseguia me ver em uma profissão especifica.Mas,isso também teve contras como o fato de eu não conseguir focar em uma coisa so,queria fazer tudo ao mesmo tempo. assistia a uma video aula de empreendedorismo enquanto estava vendo fotos sobre decoraçao e pesquisando sobre a civilização maia kkk ,e no final das contas não sabia nada.Gostei muito do seu post,to precisando focar em cada coisa por vez pra ser mais produtiva. um grande abç ;)

    • Reply Daniele Leite novembro 22, 2017 at 2:16 pm

      Sei bem o que isso Lais e quanto não compreender o que eu era me custou. Já me taxaram de confusa, já falaram que eu nunca faria nada na vida e coisas assim. Eu precisei primeiro aceitar que eu era um pouco fora da realidade da caixinha: estude, arrume um emprego e ganhe dinheiro, mesmo não gostando do que você faz. Eu queria fazer várias coisas, o problema é que eu estava querendo fazê-las todas de uma vez e nesse ínterim acabei realmente metendo os pés pelas mãos. Hoje tento conciliar os meus interesses variados. Os blogs têm me ajudado muito com isso. Estou me organizando para desenvolver uma coisa por vê ou no máximo unir algumas paixões que podem conviver juntas sem fritar meu cérebro rsrs. Dessa form vou seguindo fazendo o que acredito! Nossa! Eu amei seu comentário viu? Eu me vi um pouco nele hehe Grande abraço Lais!!

    Deixe seu comentário!