Eu comecei a ler um livro com o qual me identifique demais: O sucesso não cabe na bolsa, de Patrícia Lages. No primeiro capítulo a autora fala que o sucesso não é visto com bons olhos no nosso país.
Concordo com ela e isso começa cedo. O aluno que se sai bem na escola é ridicularizado e eu passei por isso muitas vezes durante todo o meu ensino fundamental e em alguns momentos do ensino médio.
Um pouco da minha história escolar
Eu não fiz alfabetização na escola. Logo no começo do ano letivo, pulei direto para a 1° série. Graças a Deus minha escola não era caxias e se o aluno tinha condições de estar em outro nível eles o promoviam.
Isso causou um certo burburinho na escola e virei atração na época porque lia livros inteiros aos cinco anos de idade (aprendi a ler antes disso) pelo fato da minha mãe ter me ensinado em casa.
Apelidos não faltaram e algumas crianças tinham raiva de mim.
A autora do livro que mencionei no início do post passou por uma experiência parecida, mas para ela não foi possível avançar de série por conta da diretoria da escola afirmar que ela não era melhor do que as outras crianças.
A nossa cultura
A nossa cultura, infelizmente, valoriza aquele que se dá bem sem se esforçar muito ou que passa a perna no outro para vencer na vida.
Por causa disso , o progresso é visto com maus olhos, pois sempre se imagina que quem está no topo teve que enganar alguém.
A nossa mentalidade determina muita coisa
Algumas pessoas têm medo de crescer e com isso ficam estagnadas em seus empregos medíocres, aceitando assédio moral, baixos salários, jornadas abusivas…. estão paralisadas pelo medo.
O medo se apresenta de várias formas: medo de ão conseguir um novo trabalho, de não ser sem bem sucedido no novo trabalho, medo de não conseguir passar no concurso X ou Y, medo de ser envergonhado por querer começar um negócio paralelo e ele não decolar…. medos que nos impedem de crescer.
Há uma frase cujo a autoria desconheço que diz assim:
“Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados”.
Agora imagine se nossos pensamentos estiverem repletos de medo? Que resultados produziremos? Andaremos para trás.
Livre-se de crenças limitantes
Nós aprendemos quase tudo a partir dos exemplos dos outros e mesmo sem querer tomamos para nós mesmos crenças que não são nossas e com relação ao sucesso e prosperidade financeira não é diferente.
No livro: Os segredos da mente milionária, o autor conta uma pequena história de como reproduzimos um pensamento ou ação sem muitas vezes nos darmos conta dos porquês. Confira a história:
Uma mulher estava preparando o pernil para o jantar cortando as duas pontas dessa peça de carne.
Sem entender, o marido lhe perguntou por que ela fazia isso. Ela respondeu: ” Era assim que minha mãe fazia.” Justamente naquela noite a sua mãe foi jantar com eles.
Os dois aproveitaram para lhe perguntar por que ela sempre cortava as duas extremidades do pernil.
A mãe respondeu: “Porque era assim que minha mãe fazia.”
Então, eles decidiram telefonar para a avó dela e saber por que ela cortava as pontas do pernil. A resposta? “Porque a minha panela era pequena!”
Sem questionar, duas gerações repetiram o mesmo comportamento sem necessidade. Em relação ao sucesso e ao dinheiro acabamos fazendo a mesma coisa.
A tendência é sermos idênticos aos nossos pais – ou a um deles em particular, ou uma combinação dos dois.
A mentalidade dos meus pais
Meu pai nunca gostou de trabalhar para ninguém, sempre teve seu próprio negócio com oficina de pintura. Ele era muito bom no que fazia, mas não gostava de mostrar o seu trabalho.
Minha mãe , em contrapartida sempre foi bem diferente. Ela sempre gostou de divulgar as coisas que fazia e fazia de tudo (costurava, dava uma de manicure, bordava panos de prato…) mas era tolhida, de certa forma pelo comportamento do meu pai.
Quando meu pai estava viajando ela deixava que eu pusesse meus projetos malucos em prática. Eu vendia salgadinhos (que minha fazia) e fazia teatro de bonecos para as crianças da rua. Nessa época estava com uns 11 anos.
Cobrava ingresso e ganhava um bom dinheiro, mas não sabia o que fazer com ele e gastava tudo com besteira.
Eu peguei um lado da mentalidade de cada um. Na infância tinha essa coisa mais empreendedora, mas quando comecei a faculdade e fui ficando adulta passei a ter medo.
Tinha medo de mostrar o meu trabalho e de usar minha habilidades.
Eu comecei a escrever em blogs há tempos, mas era escondido , não falava para ninguém. Tinha vergonha. Eu não era nem sombra da criança criativa que fui.
Mude as raízes
Ontem eu publiquei no Instagram um mini-texto falando sobre cuidar das raízes e de como o nosso exterior é o reflexo do nosso interior.
Precisamos cuidar das raízes se quisermos , mudar nossas crenças limitantes, livrarmo-nos de crenças que não são nossas e que simplesmente escolhemos de forma inconsciente reproduzir.
Para isso é necessário pesquisar a fundo dentro de nós e ver de onde vem o que carregamos. Autoconhecimento é fundamental!
Lembre-se que seu mundo interior cria o seu mundo exterior. Seus resultados sejam eles escassos, bons, maus ou abundantes são resultados daquilo que você cultiva.
Você deve também querer ter sucesso pelos motivos certos. Não para provar nada para ninguém, não por ressentimento ou culpa, mas simplesmente porque deseja crescer, abençoar e ser abençoado!
Tenha que o seu crescimento pessoal e financeiro pode abençoar a vida de muita gente, a começar pela sua!
O sucesso e a fé
Muitos usam a fé como fonte de crença limitante, como se Deus odiasse quem tem dinheiro. Isso é coisa de religião, não de Deus.
Quando Jesus encontra o jovem rico, mas religioso e obediente aos mandamentos e este pergunta o que fazer para herdar a vida eterna, a resposta deixa o jovem triste: “venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres”
Mas isso porque aquele jovem amava mais as riquezas do que a Deus. O problema, como não é o sucesso ou a riqueza, mas onde colocamos o nosso coração.
Outra passagem bíblica que muitos usam para demonizar o dinheiro e o sucesso é essa:
Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça alguns se desviaram da fé e se torturaram com muitas dores. (I Timóteo 6.10)
Aqui fica claro que não é o dinheiro a raiz de todos os males, mas o amor a ele. Mesmo assim muitos usam o versículo para se conformar com a pobreza ou com uma vida mal-sucedida.
Lembrando que cobiça e amor ao dinheiro existem em todas as classes sociais. Não são apenas ricos que podem ser cobiçosos e amar o dinheiro. E uma vida rica claro, vai muito além da conta bancária!
Sucesso ao meu ver contempla saúde física, mental, emocional e espiritual. Se uma dessas áreas está quebrada todo o nosso ser é afetado.
Como desenvolver uma mentalidade de sucesso:
Para desenvolver uma mentalidade de sucesso procure se livrar das crenças limitantes. Não queira ter sucesso pelos motivos errados, como raiva, ressentimento ou para provar alguma coisa para alguém.
Busque conhecer melhor a si mesmo e cerque-se de pessoas que também estão buscando crescer.
Afaste da cabeça que dinheiro e sucesso não trazem felicidade, o que não traz felicidade é o o mau uso deles.
Não carregue a culpa cristã da religião de que Deus não gosta que prosperemos na vida. A palavra diz que:
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; serás feliz, e tudo te irá bem. (Salmos 128:2)
Que fique bem claro que não estou fazendo apologia à teologia da prosperidade. Eu acredito que Deus abençoa o trabalho de nossas mãos, se é feito de forma honesta dedicada e amorosa.
E sucesso , como já pontuei antes, vai muito além da conta bancária, tem a ver também com saúde física, mental e espiritual.
Eu creio que Deus tem prazer em nos abençoar, mas creio também que para isso devemos colocá-lo em primeiro lugar, andar com Ele. A Bíblia diz:
Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. Mateus 7:11
Se Deus abençoar você com o sucesso, não ponha o seu coração nessas coisas. Aproveite as boas dádivas, cresça, prospere, compartilhe, abençoe outras vidas e conserve a humildade.
[…] se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Salmos 62:10 BUm excelente dia! Compartilhe esse texto com quem você acha que vai gostar de ler ou que você acredita que precisa. Grande abraço!
Parabéns, texto abençoado!
Muito obrigada! Deus abençoe seja louvado!Abraço!
Dani
Uma belíssima reflexão, fiquei aqui pensando, o sucesso é algo engraçado mesmo, muitos detestam quando progredimos, outros não valorizam o trabalho dos outros porém estão atentos a cada passo.Você falou que tinha vergonha de publicar ou falar que tinha Blog.Eu no entanto observo o seguinte em certas pessoas : não são capazes de apoiar, eu fico tão feliz em saber quando alguma amiga ou amigo esta´bem progredindo faço o máximo pra ajudar.Tem aqueles também que em se tratando de blog entram em nossa pagina e fazem comentários tão inconsistentes sei lá não entendo isso.E isso também é limitante pois somos movidos a estímulos.
Enfim.. no que se refere ao dinheiro acho que o dinheiro é necessário e precisamos muito pra viver com conforto..espero que todos amadureçamos nas nossas crenças e que tenhamos mais fé,
Beijo no coração e um ótimo fim de semana.
Isa, você acredita que tem gente quem raiva por eu ter um blog e não conseguir ter um também? Já tive que ouvir também que tinham raiva porque eu conseguia conciliar minhas atividades do blog, trabalho, cursos… O ser humano é complicado.
Nos devemos nos alegrar com os que se alegram , mas a maioria só sabe invejar e invejam coisas que aparentemente não seriam invejáveis…
Precisamos de dinheiro para um monte de coisas, mas jamais devemos deixar que ele se torne nosso senhor, Deus, creio eu é o nosso Senhor e Ele se agrada quando o colocamos em primeiro lugar.
Beijo, Isa! Deus abençoe muito sua vida!
Dani
Mudanças nem sempre são fáceis, primeiro quando resolvemos mudar tudo vira um caos e muitas vezes tendemos a resistir.Não é raro ouvir : “pra que mudar? mudar da trabalho.Muitos de nós não quer sair da zona de conforto e tentar algo diferente..Devemos estar atentos para que quando venhamos a ter resistência em mudar cubramos-nos de humildade modificando-nos. Muitas vezes mudar pode ser muito bom e trazer felicidade como é o seu caso.
Grande abraço
isa
É sim Isa, mudanças nunca são fáceis. Como você disse, tudo o que nos tira da zona de conforto oferece resistência, por isso que é tão difícil mudar hábitos por exemplo.
Mas como você também pontuou mudar pode ser muito bom e trazer muita felicidade 🙂
Abraço amiga!
Feliz que você teve uma chance de ler um pouco do Segredos da Mente Milionária. É um livro sensacional, que manda a real, ao vivo e a cores. Infelizmente as pessoas têm essa mentalidade que se você é bem sucedido, vc teve que dormir com alguém, passar por cima de alguém, prejudicar alguém pra vencer. Por quê? Porque no nosso país a malandragem é vista com bons olhos e gente que faz as coisas na ética é pintado de otário.Engraçado que a malandragem não é coisa de gente bem sucedido, mas sim coisa de gente mau sucedida que quer ser bem sucedida sem ter que pagar o preço. Quer subir de elevador e não de escada.
Quanto ao dinheiro, ELE NÃO TEM CARÁTER ALGUM, EMOÇÃO ALGUMA, PERSONALIDADE ALGUMA. DINHEIRO NÃO É BOM E NEM É RUIM.
Agora, gente boa com dinheiro fica melhor.
Gente má com dinheiro fica pior.
O dinheiro não tem o poder de corromper uma pessoa, só de trazer à luz o lixão que estava morando dentro dela. Sabe aquela coisa de que a ocasião faz o ladrão? Faz não, cidadão. A ocasião revela o ladrão.
Achei pertinente trazer essa discussão pra cá . Arrasou!
http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/
Amo seus comentários Gisley! É como você falou: o dinheiro toma a forma de quem lida com ele, é igual a chuchu rsrs. Estou devorando o livro “Os Segredos da Mente Milionária” Obrigada pela indicação. Você vai lendo e muita coisa vai fazendo sentindo, você vai se desprendendo daquilo que achava que era sua personalidade financeira.
Infelizmente, o povo enxerga só o que é visível, e não está muito interessado na história de vida de quem ralou duro para conseguir um patrimônio… acha que é injusto porque nunca teve que suar a camisa isso sim.
Eu tenho mudado muito minha visão em relação à administração das finanças, graças a Deus.
Grata pelo comentário bafônico 🙂 e pelos conselhos de sempre! Bjuu!