
Já recebi muitas perguntas de como ganho dinheiro com meus blogs e como é ter um trabalho formal e empreender.
Um projeto envolvendo produção de conteúdo pode viralizar da noite para o dia dependendo do tipo de conteúdo que você produz .
Mas, também pode ser que leve mais tempo, anos até, por isso é bom ter os pés no chão e paciência.
Largar tudo e migrar para esse tipo de trabalho quando os ganhos superam pela primeira vez aquilo que seu trabalho formal lhe oferece, pode não ser muito seguro nos primeiros meses.
Se você contribui para a renda da família então, nem pensar, é necessário prudência.
Meu trabalho
Já falei aqui em outro post que trabalho como professora de uma escola pública.
Não é um trabalho fácil. É cansativo, mas tem seu lado bom e procuro focar nisso.
Nem toda escola é igual, mas infelizmente a maioria delas está cheia de alunos indolentes que não desejam aprender de verdade e acabam atrapalhando os poucos que querem. Lutar contra isso é complicado.
Eu entrei nesse trabalho via concurso público e não quero sair enquanto não tiver uma base sólida sustentando meus projetos na internet.
Eu não detesto meu trabalho, mas também não amo.
Há momentos que ele é muito gratificante, principalmente quando um aluno volta na escola depois de ter terminado o ensino médio e lhe agradece.
Meu trabalho formal também paga minhas as conta, e financia meus desejos como os equipamentos que preciso para fotografia, por exemplo.
Meu esposo me ajuda em muita coisa, mas é bom você ter seu próprio dinheiro também.
Sou grata a Deus pelo meu trabalho, faço da melhor maneira possível.
Não encaro a profissão ‘professor’ como sacerdócio, como alguns colegas professores e gestores costumam denominar.
Acho que isso ajuda a manter a sanidade(risos). O que mais me incomoda é a falta de respeito e por ser mulher e baixinha então…
E os blogs ? Rendem alguma coisa

Rendem, de várias maneiras. Ganho dinheiro com afiliados e com o Adsense.
Também ganho com os royalties do primeiro livro que publiquei na de forma independente pela Amazon: Moda fora da Caixa.
Alguns erros de digitação passaram batidos na 1° edição, pela ânsia de publicar logo. Mas, já fiz uma revisão e espero que não tenha deixado passar nada.
No Youtube, com meu outro blog, a coisa até que estava indo em, mas deixei de produzir depois que as regras mudaram por lá.
Tenho planos de voltar, se Deus quiser, mas estou aprendendo antes. Eu me inscrevi na Escola de Conteúdo do Youtube.
Quero aprender ao máximo e elaborar uma estratégia de produção de conteúdo mais eficiente para esse canal e inaugurar de vez o canal do Emprelas nessa plataforma.
Estou devendo vídeos faz tempo. Sou meio acanhada para gravar, pois me apego a detalhes do tipo minha pele está horrível, meu cabelo também, está fazendo calor demais hoje….
É eu sei que são desculpas, mas vou deslanchar com os vídeos, se Deus quiser!
Como arrumo tempo para trabalhar e se dedicar aos blogs?
A palavra aqui é organização! Uso checklists, divido o tempo para cada atividade respeitando meus limites e não me cobro em demasia.
Graças a Deus eu vejo meus seriados no meio da semana (às vezes em três partes), leio meus livros (porque sou louca por leitura, levo o Kindle até para a praia) e escrevo nos blogs enquanto exerço a minha profissão de professora.
Como eu faço?

Mas isso dar certo e eu não ficar perdidinha com os afazeres, eu seleciono um dia da semana para a produção de conteúdo.
Esse semestre foi a quinta-feira, mas escrevi em alguns sábados também.
As fotos das redes sociais já deixo prontas e agendadas para a semana inteira. Faço algumas peças no Photoshop.
Reservo um dia também para responder aos comentários, embora dependendo do número que se acumula eu responda antes.
No meu trabalho formal tenho uma regra: não trago trabalho para casa, exceto se houver uma permuta e eu faça em que casa o que deveria estar fazendo no dia do meu planejamento.
Uso planilhas para calcular as notas dos alunos e tenho meu próprio banco de questões para facilitar a elaboração das provas.
Preparo as aulas com bastante antecedência e uso fichamentos para não me perder na execução delas.
Cronometro o tempo para cada atividade que será realizada em sala, para não ficar com tempo ocioso.
Amo checklists
Tenho checklists para quase tudo. Uso o Google Keep para algumas , mas outros escrevo à mão mesmo.
Uso o Quire para gerenciar com mais detalhes as minhas tarefas.
Os compromissos vão no Google Agenda. Já me acostumei a usar esses dispositivos.
No Bullet Journal eu faço uma salada. Anoto desejos, êxitos, faço pequenas listas também, mas diferentes das listas corriqueiras. São listas de longo prazo, pedidos de oração, coisas assim.
Ele está mais para um diário de vida mesmo! Uso assim e tem surtido um efeito positivo.
Também uso o Bujo para planejamento de refeições , de viagens e para economizar anotando tudo que gasto nele.
Já tentei usar um aplicativo para isso e até usei, mas acabei voltando para o papel.
Talvez um dia eu me acostume com o app ou crie um que seja mais minha cara (risos), mas para isso preciso aprender a programar.
A energia está sempre em alta?

Nem sempre. Mulheres tem TPM e ciclo menstrual e só quem é mulher entende. Isso detona a gente .
Algumas sortudas não sentem nada ou quase nada.
Embora a minha não dure muito ela mexe com a minha cabeça e com meu corpo.
Melhorei muito da TPM diminuindo o leite e o açúcar e acrescentando alimentos como açafrão, limão, própolis e gengibre à dieta, logo pela manhã.
Sigo com meus hábitos de acordar cedo , com algumas modificações desde que publiquei como fiz para deixar de levantar às 11:00 da manhã ( eu ficava acabada o dia inteiro).
Não me cobro muito com essa modinha de levantar às cinco, levanto às seis, às vezes , às sete horas. O importante é que eu consiga concluir minhas tarefas.
Fora desses dias , graças a Deus, sou bem produtiva. Não é que eu sempre cumpra as metas ou que nunca atrase uma tarefa, mas consigo conciliar as coisas.
Não sou um robô e acho que devemos ser produtivas para viver melhor e não para dar uma de Super Star que nunca comete um deslize.
Eu me esforço, mas entrego sempre tudo a Deus
Sou uma pessoa que se esforça bastante até criar hábitos, que busca sempre o conselho de Deus e pede, suplica forças para conseguir realizar coisas e nessa caminhada tenho conseguido muitas vitórias.
Eu realmente devo tudo isso a Deus. Por mais que nós tenhamos nossas responsabilidades como seres humanos nessa terra eu creio que Ele sempre é quem nos capacita, por isso não canso de pedir a bênção dEle em tudo.
Sei que nem todo mundo acredita como eu, mas não posso ser indiferente a quem sou , à minha crença, meus valores, ao que compõe minha alma, minha mente e coração.
Por isso Deus está nas palavras dos meus posts e é Ele sim quem me inspira e quem me sustém.
O cultivo da vida espiritual, de um relacionamento com Deus me ajuda de forma enorme a ficar em equilíbrio.
Sem essa crença, que creio que Ele me deu, não sei como estaria hoje.
Então, dá para trabalhar e empreender?
Sim, com certeza, mas exige dedicação, esforço, fé, paciência, mente tranquila, perseverança para não deixar a peteca cair.
Exige organização para fazer o que deve ser feito. Motivação para os dias em que o organismo não colabora.
Acima de tudo, para mim, exige fé em Deus, na sua provisão e cuidado, na sabedoria que Ele pode dar para que tudo possa ser mais criativo, bem sucedido e próspero!
Recomece, comece , crie!

Bom, é isso! Espero que esse texto possa motivar você a ‘desengavetar’ aquele projeto antigo ou novo, mas que ainda não tomou forma.
Ou ainda tocar para frente o que já começou , mas parou na metade do caminho ou até mesmo , quem sabe, criar um projeto novo.
Siga um passo por vez, não olhe para baixo, olhe para frente.
Aprendi isso na minha última aventura no arvorismo que fiz. Bateu um medo de cair, mas eu tinha que chegar ao final para descer na tirolesa.
Eu respirei fundo, pedi coragem a Deus e segui. Cheguei e depois aproveitei a vista, a brisa do rosto e a sensação de liberdade.
Foi bom demais, mas eu tive que ir até o final, vencer os obstáculos para apreciar a vista.
Empreender tem um pouco disso também, nos sentimos com medo de fazer papel de besta, de não dar em nada, de levar um tombo, mas não vamos saber no que dará se não colocarmos a coisa em ação.
E é isso que estou fazendo e compartilhando com você. Alguns insights, dicas, aprendizados , não de quem chegou lá…
Mas, de quem sonha e trabalha diariamente para conseguir passar mais tempo nessa vida, que é dádiva de Deus, fazendo mais o que se ama, e claro, sendo remunerada por isso porque nós precisamos ganhar dinheiro né?!
Tenha um excelente dia! Grande abraço!
*Atualizado em 10/05/2019
Oi, Daniele! Tudo bem?
Qual app você usa para programar as postagens das redes sociais?
Oi Bruna, tudo certinho, graças a Deus. Eu uso dois: O Swonkie e o Social Pilot!
🙂
Oi Dani, tudo bem? Que texto maravilhoso! tudo o que eu estava precisando hoje. Por meio de um texto postado por você aqui, estou lendo ” O milagre da manhã” e estou tentando implementar as propostas do livro. Também estou implementando microrresoluções , o que tem me motivado a persistir e seguir em frente com mudanças necessárias. Eu trabalho no que gosto, porém não gosto do lugar onde eu trabalho. Por isso, estudo para concursos com a perspectiva de mudar de vida. Realmente, a rotina de nós, mulheres, não é nada fácil. Mas com fé e Deus e coragem tudo dá certo.
Obrigada por ser essa fonte de inspiração para os leitores deste blog. Que Deus te abençoe.
Oi Márcia, tudo bem sim graças a Deus. Eu entendo como é isso de trabalhar com o que se gosta em um lugar não muito bacana. É bom mudar porque com o tempo se não tivermos cuidado acabamos por não gostar mais é do trabalho em si.
Fico feliz que por estar ajudando de alguma forma, muito , muito feliz mesmo e grata a Deus por isso. É como você disse, com fé e coragem as coisas dão certo! Deus abençoe e muito obrigada pelo comentário 🙂
Dani
Não me canso de admirar sua dedicação e empenho em tudo o que você faz.
Suas informações sempre valiosas, sempre que estou querendo despencar no meu ânimo recorro as leituras de seus versículos e de seus ensinamentos.
Tenho aprendido cada vez mais.
Adorei seu post e torço por seu sucesso todos os dias.
Deus abençoe muito sua jornada.
Isa
Só posso dizer uma coisa: Deus seja louvado por suas palavras. Fico muito, muito feliz em poder ver que estou sendo útil. Obrigada, de coração, pelo carinho de sempre! Bju! Deus abençoe muito sua vida!
Seu blog é muito bom, você explica tudo com muita clareza seus conteúdos, estou amando! Uma dúvida que tenho é a seguinte: você é casada? se for como administrar o tempo para momentos com o marido e família? Pois hoje esta é minha maior dificuldade, vendo semijoias, trabalho 8 horas por dia de segunda a sexta. Também sou cristã como você, prezo muito casamento e família. Como lidar com tanta coisa sem que nada saia dos eixos? Desde já agradeço! ;-*
Oi Suyane, sou casada sim, graças a Deus. Para driblar a correria, procuramos fazer o máximo de coisas juntos e colocar nossos momentos com Deus como prioridade. Temos nossa agendinha de passeios, que geralmente não são em shoppings, mas em parques, praias. Evitamos comer fora e priorizamos cozinhar juntos. Quando marcamos algo nosso não deixamos que convites de última hora estraguem nosso planejamento, exceto se for alguma emergência familiar ou de amigos chegados.O que facilita para nós é que trabalhamos próximo de casa e os deslocamentos são mínimos. Mas para as coisas não saírem dos eixos é necessário banhar tudo em oração, apesar das nossas ações terem um impacto considerável o que faz um casamento ser uma bênção é depender de Deus em tudo, é orar pelos detalhes. Deus abençoe você! Abraço!