
Algumas pessoas que conheço e sabem que tenho um blog quase sempre fazem duas perguntas:
- Você já está ganhando dinheiro com esse blog?
- Quanto custa manter um blog?
A primeira pergunta é a que nós blogueiros mais ouvimos (ganha dinheiro?) e às vezes cansa. Uma analogia é a pergunta que fazem para quem acabou de casar: – Quando virão os bebês? rsrs
Manter um blog pode custar apenas seu tempo, que também é valioso, mas falando em reais, há alternativas 100% gratuitas, cabe a você decidir o que deseja.
Um blog 100% gratuito
Você pode fazer um blog que não lhe custe nem um real ou no WordPress.com ou no Blogger. Muitos optam pelo Blogger pela facilidade de criação e personalização de temas, outros preferem o WordPress pelo fato deste oferecer ferramentas diferenciadas como a possibilidade de alterar a URl do post mesmo depois dele ter sido publicado, algo que não dá para fazer no Blogger.
Já coloquei aqui no Emprelas os passos básicos para se criar um blog gratuito nessas duas plataformas e você pode conferir nessa postagem: Como criar um Blog gratuito
Mas quanto você gasta com os seus blogs?
Bom, eu uso o WordPress.org que é gratuito mas requer uma hospedagem. Para isso uso a Hostgator e pago a cada três meses uma média de 53,97 para o meu Blog pessoal, o danieleleite.com.
Para o Emprelas divido a hospedagem com meu marido, pois ele tem um plano que suporta a instalação de outros sites.
Ainda possuo despesas com domínio cujo pagamento é anual é em média me custa 80 reais por ano (dois domínios)
O meu Blog pessoal se paga sozinho, graças a Deus e ainda gera lucro. O Emprelas está no começo e posso dizer que ele é pago pelo danieleleite.com.
Outros recursos
Ainda há outros recursos que podem ser necessários quando se tem um blog. Eu uso um editor de vídeos pago, pois o Movie Maker não estava suprindo minhas necessidades e invisto R$140 reais por ano na licença desse editor.
Ainda pago um serviço em nuvem que me custa R$84,00 anuais. Uso esse serviço não apenas para guardar os backups do meu blog, mas inúmeros outros materiais de design que não cabem no espaço interno do meu computador.
Para quem está começando
Para quem está começando e já quer algo mais profissional recomendo o WordPress. Você contratar um plano no Wodpress.com ou ainda uma hospedagem, que sai bem mais em conta do que um plano mensal.
As vantagens do WordPress são muitas em relação a outros serviços. Com O WordPress você pode instalar plugins que facilitarão a sua vida, além de poder traçar estratégias de SEO, utilizando palavras-chave. Contará também com vários temas gratuitos disponíveis no diretório do WordPress.org e que dependendo da fonte, pode ser totalmente personalizável.
Para quem está sem pode investir muito
Mas se você não está podendo arcar com os custos de uma hospedagem no momento, crie o seu blog no Blogger e invista num domínio personalizado. Não vai custar nem 5 reais mensais para você ter o seu endereço na web.
Você pode também lançar mão de templates gratuitos em sites confiáveis ou de templates pagos por um preço mais em conta em sites como o Etsy.
Ficou alguma dúvida?
Ficou alguma dúvida sobre custos que não respondida nessa postagem? Deixe seu comentário para que eu possa tornar esse post mais instrutivo. Grande abraço!
Quero comprar meu domínio ainda esse ano. Precisa de cartão de crédito? Porque não tenho…
Vidas em Preto e Branco
Na verdade não precisa. Você pode comprar o seu domínio e escolher a opção de pagamento boleto bancário. A parte chata de comprar por boleto é que demora três dias para compensar, mas dá certo!
Bj!
Como você consegue monetizar o seu outro blog?
Olá Marina, no momento monetizo com o Adsense e com links afiliados. Graças a Deus o Blog se paga sozinho e ainda sobra um dinheirinho. Algo que sou muito grata pois ele tem apenas 1 ano e 6 meses. Mas já estou planejando incluir outras formas de monetizar além dessas duas que citei para você, inclusive já escrevi aqui um post mostrando cinco maneiras de começar a ganhar um dinheirinho com blogs5 maneiras e monetizar o seu Blog. Afinal, embora nós trabalhemos com muito amor, precisamos pagar as continhas né rsrs Bjs!!
Olá
Muitos pensam que é vaidade, bobagem tempo perdido, sem valor.Muito pelo contrario, dá uma trabalheira e pouco reconhecida infelizmente.
O que é uma pena.
Bjs boa semana
Isabel
O ser humano é complicado, mas nós temos que insistir naquilo que acreditamo independente da opinião dos outros, do contrário seremos escravas das expectativas alheias. Dá trabalho, mas quem bloga sabe o quão gratificante é. Eu amo fazer isso Isa. Só peço a Deus que me conceda saúde para continuar escrevendo e compartilhando conteúdo, pois é uma grande paixão na minha vida!! Deus abençoe você e sucesso!! Bjuu!!
E quanto ao layout, design e configuração, você pagou quanto?
Olá Tânia, só paguei pelo tema, mas não comprei suporte. Com relação à configuração fiz tudo sozinha graças a Deus. Um dia quero construir meu próprio tema, se Deus quiser. O tema que coloquei custa cerca de $65,00 dólares no site Creative Market.
Olá, amei seu site, Danielle !!!
Tenho muita, muita vontade mesmo de ter blog! Amo escrever e quero publicar minhas ideias (rsrs)
Só que tenho algumas dúvidas quanto a plataforma, não posso gastar no momento, ouvir falar sobre o Wix e gostei mais dele.
O que vc acha dele?
Bjs!
O Wix é interessante, contudo não é muito flexível. Por exemplo, se você construir o seu site nele não poer´depois hospedá-lo com facilidade usando o WordPress.org.
Tem que pesar bem os pós e os contras, para isso sugiro a leitura desse post: Wix ou WordPress? que pode ajudar você a tomar a melhor decisão.
Outra alternativa é usar o plano gratuito do WordPress.com ou ainda o Blogger. Usei o Blogger por um bom tempo antes de migrar para WordPress porque eu só podia pagar mesmo o domínio personalizado. A vantagem do Blogger é que já dá para monetizar com o Adsense.
Espero ter ajudado. Bjs!