
Os plugins que seu blog precisa ter
Para quem trabalha com WordPress uma coisa maravilhosa que essa plataforma nos oferece são os plugins. Com eles é possível economizar tempo adicionando funcionalidades que melhoram os nossos blogs, seja em relação à segurança, design, escaneabilidade dos textos que produzimos , otimização para os mecanismos de busca (SEO), etc.
Hoje vou compartilhar com vocês alguns dos plugins que uso nos meus blogs:
1- Yoast Seo
Um site otimizado para os mecanismos de busca é que todos nós blogueiros queremos , não é mesmo? Esse plugin faz isso. Com ele instalado no seu WordPress é possível otimizar cada postagem a fim de que esta possa ser encontrada pelos usuários da internet.Para fazer bom uso desse plugin você deve prencher o máximo de informações nas configurações gerais do YOAST e não esquecer de registrar o seu blog no Google Search Console.
2 – Askimet
Ele já vem instalado por padrão no seu WordPress , mas é preciso ativá-lo para usufruir das suas funcionalidades. O Askimet previne os tão indesejados spans , aqueles comentários automáticos que podem inundar os blogs WordPress e acabar com o seu sossego. Para não ser mais uma vítima de spam no seu blog, não esqueça de ativar o Askimet.
3 – Broken Link Checker
Links quebrados são muito prejudiciais aos nossos blogs e podem frustrar o leitor. Esse plugin notifica você por e-mail sempre que tiver algum link fora do lugar.
4 – Captcha Bank
É um plugin de segurança. É um método de proteção para login de site, registro de site e Spam de comentários em blogs . Todo Blog em WordPress deve ter esse plugin instalado .
6 – Formulário de Contato 7
Uma ferramenta essencial para comunicação com os seus leitores. De fácil configuração, esse plugin permite que você adicione formulários de contato na sidebar, dentro das postagens ou em uma página específica.
7 – SumoMe
O meu plugin mais querido. Uso a versão gratuita desse plugin que podemos chamar de uma verdadeira plataforma pró-blogger. Ele combina várias funcionalidades como toolbar de captura, botões de compartilhamento que não interferem na velocidade de carregamento do blog, lista de e-mails e muito mais.
8 – W3 Total Cache
Deixar o seu blog mais rápido no carregamento facilita muito a vida dos leitores e para isso acontecer basta lançar mão desse plugin, que limpa o cache e otimiza o desempenho das páginas do seu blog.
9 – WP Content Copy Protection e No Right Click
Você que é blogueiro e passa às vezes, o dia inteiro ou até mais trabalhando num post, não vai querer que alguém simplesmente copie todo os seu conteúdo na cara dura. Para inibir a tão famosa prática do copia e cola, é só instalar esse plugin, que bloqueia a cópia e o uso do botão direito do mouse no seu blog.
10 – Wp Limit Login Attempts
Blogs são vítimas de muita gente mal intencionada na rede. Para evitar logins maliciosos, de gente que quer tentar entrar no seu blog testando senhas, instale o Wp Limit Login Attempts, que limita o número de logins no blog e com isso o deixa mais protegido da ação de criminosos e desocupados da Web
11 – WP Post Views
Para consultar no painel de post a quantidade de visualizações em cada postagem , sem a a necessidade de ter que abrir a página de estatísticas, use o plugin Post Views, prático e simples.
12 – Antivírus
Vírus podem atacar blogs? Podem sim e para se proteger o primeiro passo é só instalar plugins confiáveis, com classificação boa e manter todos atualizados. O segundo passo é usar um bom antivírus.
13 – TinyMCE
Para que você tenha acesso a uma opção bem generosa de estilos de formatação dos seus textos é indispensável que instale o Tiny MCE. Textos justificados, opções de ajuste no tamanho das letras e inserção de códigos , são apenas algumas das funcionalidades que você pode usufruir e que não vêm instaladas no editor do WordPress.
Agora é mão na massa
Bom, agora que você tem uma lista de plugins básicos que seu WordPress deve ter é só começar a instalação e deixar o seu blog mais ágil, mais seguro e mais funcional.
Olá
Eu uso o blogspot, acho mais simples, mas é sempre bom saber o que seria necessário caso resolvesse migrar.
Beijos
Vidas em Preto e Branco
Eu mudei porque o WordPress ranqueia melhor o conteúdo, por conta da otimização para os mecanismos de busca. Sem contar na facilidade para inserir novas funcionalidades com os plugins
Beijos!