
Muitas pessoas já descobriram as vantagens do empreendedorismo digital e têm utilizado seus conhecimentos e habilidades para compartilhar o que de melhor sabem fazer, sendo remuneradas por isso.
Mas, para se destacar nesse cenário tão competitivo dos negócios online é preciso entender como essa nova realidade funciona.
Um negócio digital pode ser um blog com conteúdos, um e-commerce, um portal de cursos, um serviço de consultoria oferecido online …
No post de hoje vamos focar mais no produtor de conteúdo, seja ele um blogueiro, um autor de e-Books ou ou produtor de vídeos.
Alguns conceitos importantes
Conhecer os conceitos de Bens Intangíveis, Nichos Específicos e Protagonismo são interessantes para você que deseja empreender digitalmente:
- Bens intangíveis: são todo tipo de produto não físico baseados em conhecimento, entretenimento, cultura, experiências;
- Nichos específicos: um grupo específico de pessoas interessadas no que você tem a oferecer.
- Protagonismo: assumir a responsabilidade , as rédeas da sua vida
Analisando o perfil de muitos empreendedores digitais que conseguiram sucesso nas suas atividades e também a partir de livros de especialistas no assunto, enumerei o que chamo de 7 ativos dos negócios digitais, essenciais para quem deseja empreender digitalmente. São eles:
1- Criatividade
Eu diria que uma das principais razões pelas quais muitas pessoas fazem sucesso na internet é o fato de usarem a criatividade.
Todos somos criativos ou pelo menos nascemos criativos.
Entretanto, durante a nossa vida desaprendemos a ser criativos, em parte por causa do próprio sistema educacional que nos prepara para decorar informações, em vez de nos preparar para pensar e criar soluções.
Criatividade não é uma habilidade que uns tem e outros não, mas é apenas o ato de conectar ou recombinar as coisas: conhecimento, experiências e fatos.
Mas, para isso é necessário ter o hábito de observar o mundo ao nosso redor, de forma a ter um repertório mental para recombinar as coisas e assim criar o novo.
Graças à capacidade criativa do ser humano é que existe o mundo que conhecemos e é a Criatividade que nos permite criar soluções para os problemas e necessidades dos outros.
Hoje, no nosso sistema econômico, quanto maior o problema solucionado, maior é a recompensa financeira, por isso a criatividade é tão celebrada nos nossos dias e é um dos melhores ativos que podemos ter.
2 – Conhecimento
Como eu disse no começo do texto, bens Intangíveis são todo tipo de produto não físico baseado em conhecimento, entretenimento, cultura, experiências, etc.
Desses bens, o conhecimento é o bem mais democrático.
Nem todo mundo tem talento para fazer música ou para programar um aplicativo, mas com certeza todos têm conhecimento sobre alguma coisa.
E o que você conhece pode ser do interesse de outra pessoa, ainda que, para muitos outros, seja algo irrelevante.
Um exemplo que sempre dou é o de youtubers adolescentes: garotos que falam sobre jogos de vídeo game.
Para alguns adultos e outros jovens, pode ser um assunto fútil, mas para outros é um valor, é um conhecimento que interessa.
Assim, o conhecimento que temos sobre algum assunto específico, seja teórico ou prático, pode ser a solução que outras pessoas estão precisando, buscando e dispostas a pagar.
Esse conhecimento pode ser empacotado em forma de e-book, áudio ou vídeo. Ou pode ser monetizado através de anúncios em vídeos e blogs.
Esses produtos baseados em informação são conhecidos como Infoprodutos.
O fato de não serem produtos físicos, possibilita que sejam entregues e comercializados no mundo todo, a qualquer hora, dia e noite.
Não é necessário a presença física de alguém para vendê-los. Isso faz do conhecimento um ativo, ou seja um bem que pode gerar lucro.
3 – Público específico
No mundo todo existem pessoas com os mais variados interesses sobre os mais diversos assuntos.
Elas também têm problemas específicos e precisam de soluções específicas.
Um grupo de pessoas que tenham interesses, desejos e necessidades em comum e específicas é chamado de nicho.
Para se ter sucesso em qualquer empreendimento na internet, é preciso identificar um nicho, ou seja, um grupo específico de pessoas interessadas no que você tem a oferecer.
Sempre existiram nichos específicos no mundo, mas antes esses nichos estavam dispersos e com acesso limitado a coisas do seu interesse, devido à geografia.
Mas hoje, não existem mais barreiras físicas e graças à internet, as pessoas (agora interconectadas) podem se agrupar de acordo com seus interesses e necessidades em comum.
E não importa onde essas pessoas estejam, através da internet e das mídias sociais, todas elas podem ser alcançadas.
Pesquisando na internet, principalmente através do Google e suas ferramentas, você pode descobrir um nicho específico para o seu conhecimento.
E então você usará de criatividade para atingir esse público específico, que tem um problema específico e precisa de uma solução específica.
E quando digo problema, quero dizer a necessidade ou desejo por alguma coisa: desde onde fazer uma tatuagem até como resolver um problema burocrático em uma repartição pública.
4 – Audiência
Construir uma audiência é alcançar o seu público alvo, é fazer com que eles saibam que você existe e o que você tem a oferecer.
É a partir da sua audiência que é possível monetizar o seu negócio digital, seja através de anúncios nos vídeos e blogs ou levando as pessoas a se interessarem por seu produto e comprá-lo.
Criar uma audiência não é da noite para o dia. Leva tempo, paciência e persistência. Mas é um dos melhores ativos ativo que se pode ter.
O número de pessoas que te acompanharão nas redes sociais é trará retorno financeiro caso o seu negócio seja monetizado pela visualização de anúncios, como por exemplo blogueiros e youtubers.
A sua audiência também é importante se você deseja compartilhar conhecimento e soluções através de um infoproduto.
5 – Autoridade
Ser autoridade é ser um especialista em determinado assunto, de maneira que as pessoas o tenham como referência.
E você cria autoridade quando agrega valor para essas pessoas. Ser reconhecido como uma autoridade é o que levará as pessoas a te seguirem e depois, a comprarem o seu produto.
Se você já tem conhecimento sobre um assunto e já identificou que existem pessoas interessadas nele, então não perca tempo. Aprofunde-se mais, estude, especialize-se.
Através do Google, você também pode saber quais dúvidas e perguntas as pessoas tem e respondê-las.
Posicione-se como um especialista no assunto, como alguém que entende do problema e tem a solução. E então o seu público alvo virá até você.
6 – Valor
Hoje já não funciona mais empurrar um produto para alguém.
É necessário oferecer algo de valor primeiro, atrair o interesse e se relacionar com o seu público.
Quando você entrega algo de valor, que tenha relevância, sem pedir nada em troca, de forma gratuita, as pessoas tendem a querer retribui.
E farão isso, curtindo, compartilhando o seu conteúdo.
Posteriormente, identificando que o seu produto oferece uma solução para aquilo que é um problema para elas, comprarão o seu produto.
Crie conteúdos (em forma de vídeos, áudio, artigos, e-books) relevantes para o seu público, de forma que acrescente valor.
Ofereça o “que é a solução” , mas monetize o processo do que deve ser feito até chegar a essa solução.
É assim que funciona: Primeiro entregue valor, só depois peça para fazer negócio.
7 – Veja-se como uma marca e pense no longo prazo
Não tenha medo de se autopromover, pelo contrário.
O mundo tem que saber que você existe e o que você tem a oferecer.
Caso contrário, não adianta ser a pessoa mais talentosa do mundo se as pessoas não souberem quem você é ou se convencerem de que você é capaz de ajudá-las.
Se veja como uma Marca e se promova, se posicione como um especialista e crie a sua audiência.
E tenha em mente que isso leva tempo e dedicação, por isso pense no longo prazo.
Coisas boas nunca são construídas às pressas, desde bons relacionamentos até a marca de uma empresa.
E no século XXI, em que as pessoas desejam se relacionar com as marcas, as duas coisas estão interligadas.
Conclusão
Esses 7 ativos dos negócios digitais são o denominador comum entre aqueles que estão empreendendo algo na internet e estão sendo bem sucedidos.
É preciso estar antenado com as mudanças que estão acontecendo no mundo , mudar junto e até mesmo antecipá-las, aproveitando as oportunidades.
Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos. Se desejar ficar por dentro dos posts novos aqui do blog, é só seguir-nos por e-mail. O formulário está no final dessa página. Abraço!
Dani
Empreender não é fácil.Quando fui a Fortaleza sua cidade vi uma coisa que achei muito interessante na orla : O carrinho empreendedor, achei o máximo , toda noite eu ia aproveitar uma comidinha gostosa e adorei o capricho deles.
Acho que o empreendedor que encontra seu publico, se dedica e é criativo tem tudo pra dar certo.
Amei suas dicas e continuo aprendendo com você.
parabéns pelo capricho e dedicação.
Bjs]
Isa
Sim Isa, aqui o povo é muito empreendedor! acho que está na veia do cearense! É como você disse: dedicação, público certo e criatividade = sucesso!
Obrigada pelo carinho e pelo apoio! Abraço!