
A nossa conversa de hoje é sobre diligência. É sobre usar talentos e habilidades para crescer como pessoa , para empreender, para evoluir.
Para começar vamos ver uma parábola que ilustra bem o que acontece quando enterramos os nossos talentos.
Veremos também o que nos impede de alcançar o melhor e como driblar alguns vilões que atravancam nosso caminho.
A parábola dos talentos
A parábola do talentos nos conta que um homem muito rico, antes de sair de viagem, chamou três de seus servos e deu-lhe uma missão: multiplicar seus rendimentos.
Para cada um ele entregou uma quantia X. O dinheiro que ele deixou nas mãos daqueles servos não era pouca coisa. O primeiro recebeu cinco talentos, o segundo dois talentos e o terceiro, um talento.
Só para você ter uma ideia, um talento equivalia a mais de 16 anos de trabalho na época.
Os servos deveriam negociar os seus talentos, gerando mais riqueza, mais abundância. Dois deles fizeram isso e dobraram o valor recebido.
Mas o último servo foi negligente e desperdiçou o dinheiro do seu senhor enterrando o talento. Ele, literalmente, cavou um buraco e colocou o talento lá. Teve medo. O seu senhor o chamou de servo mau e negligente.
Se você desejar ler a parábola na íntegra pode fazê-lo aqui (a partir do verso 14)
Não devemos ser negligentes
Quantas vezes somos vencidos pelo medo e não tiramos aquela ideia guardada no fundo da gaveta? Não usamos os talentos que recebemos de Deus, a criatividade, as habilidades .
Depois nos pegamos reclamando da nossa situação financeira, do trabalho que nada tem a ver conosco ou que nos maltrata. Se você está nessa situação é preciso muita resiliência, principalmente se já passou dos trinta.
Mas calma, nem tudo está perdido. Ainda dá para sonhar, tocar uma ideia para frente e fazer acontecer. Mas é preciso começar a usar seus talentos e habilidades e não ter medo de tentar!
Mas, e se eu não souber quais são as minhas habilidades?
Bom, mas você pode me dizer: – Eu não sei quais são os meus talentos e habilidades… Mas você pode descobrir. Comece com uma lista de coisas que você quer fazer, depois aprofunde mais.
E quem disse que eu quero empreender?
Você não precisa nem ser um aspirante a empreendedor, talvez seu único desejo seja não querer trabalhar para ninguém. O meu no momento é sair aos poucos de onde estou trabalhando.
Quero conquistar o meu lugar e sinto que não é ali onde estou. Quando falo de conquistar o meu lugar me refiro a estar no melhor para mim, um lugar onde eu use minhas habilidades sem freios, sem cara feia sabe?
Onde eu possa olhar para mim mesma e ver que estou naquilo para o que Deus me criou. Eu sei que quando estiver fazendo isso tudo fará mais sentindo!
Acho que ninguém nessa vida em sã consciência quer ser um derrotado e não acredito que nosso Criador deseje isso.
Você pode começar a perder o medo de tentar
No tópico anterior eu falei sobre estar num lugar que você vê que não se encaixa com seu perfil, mas você está lá. Pode ter ido parar lá por ter tomado decisões erradas ou simplesmente por se recusar a agir.
Mas você pode começar a sair. Não precisa ser de uma vez, ainda mais se você precisa dos rendimentos. Mas o que não pode acontecer é ficar parado, enterrar os talentos no buraco e achar que as coisas vão acontecer sem que você mova uma palha.
Deus fara tudo, mas não fará a sua parte. Ele abençoará o fruto do seu trabalho, mas sem trabalho não haverá fruto para receber bênção. É preciso arregaçar as mangas e fazer alguma coisa.
Eu comecei o Emprelas há pouco mais de um ano e o meu blog pessoal há pouco mais de dois.
Graças a Deus não deixei a peteca cair quando as visualizações estavam baixas e os posts não eram vistos por muita gente porque eu não sabia direito como divulgar.
Eu corri atrás de desenvolver meus talentos e habilidades. Fiz cursos, procurei aprender. Investi um dinheirinho em livros e alguns equipamentos e estou colhendo os frutos.
Não posso me dar ao luxo de trocar de trabalho ainda, mas estou progredindo, confiante em Deus e naquilo que faço e fazendo da melhor maneira que posso.
É muito gratificante ver algo que você está fazendo crescer, mesmo que seja devagarinho.
E para que continue prosperando, eu separo um tempo para orar por meus projetos.
Eu entrego a Deus cada um deles, peço que me dê bom ânimo e que multiplique o trabalho de minhas mãos e não esqueço que Ele não vai fazer o trabalho que posso realizar, mas com a bênção dele chegarei mais longe.
Mas o que causa a negligência?
Os principais vilões da diligência são o desânimo, a preguiça e o medo. Vamos ver um pouco mais de cada um deles agora e como vencê-los.
O medo
O medo pode ter origem numa criação muito protetora. Os pais sempre querem o melhor para os seus filhos, mas a verdade é que o mundo é uma selva.
Quando somos criados dentro de uma redoma a vida fica muito difícil quando os pais não podem mais resolver as coisas por nós.
O medo nos impede de tentar. Imaginamos ‘N’ coisas negativas por conta do medo e ficamos literalmente paralisados.
Temos medo do que vão pensar de nós se fizermos uma faculdade que não dá status, temos medo de começar a escrever um livro porque achamos que ninguém vai ler… temos medo e nunca temos nada porque o medo nos rouba.
Temos que tentar, o máximo que pode acontecer é falharmos e aprendermos alguma coisa nova no processo, mas se não tentarmos , nunca saberemos.
Pode existir um pote de ouro no final do arco-íris, mas você precisa dar o primeiro passo.
Para vencer o medo não tem receita mágica, você precisa encará-lo, que nem seja aos poucos.
A preguiça
A preguiça é outro vilão e pode nos fazer acabar numa vida de pobreza se não mudarmos de atitude:
Eu gosto muito do livro de Provérbios e nele há um versículo que gosto sempre de ter em mente quando a preguiça quer me pegar com seu laço:
” Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”.
Provérbios 6:6-11
Como todo ser humano não sou imune a preguiça e já fui sim muito preguiçosa. Acordava às 11:00 da manhã e via a vida passar enquanto meus sonhos continuavam guardados na gaveta.
A minha mudança de hábitos gerou um post que já foi lido por mais cem mil pessoas e que tem incentivado muita gente a fazer o mesmo:
‘7 hábitos para acordar mais cedo e ter mais qualidade de vida’
Hoje, se tenho de fazer algo, no trabalho, na vida, não procrastino. Vou lá e faço. Coloco no meu coração a mentalidade de formiga.
Mesmo sentindo vontade de ficar em frente à televisão vendo meu seriado favorito, se a programação da minha agenda diz que é hora de escrever , eu vou lá e termino minha tarefa.
Depois me recompenso com meu seriado favorito.
Mudar hábitos não é fácil, mas é possível com dedicação e seguindo alguns passos que mostro nesse post:
“Como mudar hábitos e por que é tão difícil?”
O desânimo
O desânimo anda junto com a falta de motivação. Muitos não têm motivação porque estão sempre dependendo de uma fonte externa para consegui-la.
A motivação deve vir de dentro e você e não simplesmente das palavras que alguém diz. Estas podem até ajudar , mas terão um efeito curto e rapidamente o desânimo logo se instaurará.
Para trabalhar a automotivação comece escrevendo seus objetivos e o que você precisa fazer para chegar lá.
Tente não olhar para as circunstâncias, mas para o que você pode fazer hoje para que a distância entre o sonho e a realidade fique menor.
Revise seis objetivo toda manhã e não e não esqueça de anotar os progressos, mesmo que sejam pequenos.
Alguns conselhos importantes
Não conte seus sonhos e planos para todo mundo e nem suas estratégias.
Vai mudar de emprego e já está quase tudo certo? Deixem que descubram depois.
Às vezes as pessoas tem vocação para estragar seu dia, mesmo sem querer e outras fazem na pura maldade mesmo porque são invejosas.
Tem um sonho grande? Divida com quem possui a capacidade de sonhar grande também. Essa pessoa não o colocará para baixo dizendo que é impossível , fazendo com que você desanime ou fique com medo de tentar.
Ande na companhia de quem é ativo e diligente. Evite pessoas que se escoram nas outras e estão sempre culpando outros por seus fracassos. Isso contamina numa proporção que você só te ideia quando convive diretamente.
Tenha fé em Deus, acima de tudo e deseje multiplicar os talentos e habilidades que Ele lhe deu.
Eu acredito que Ele deseja que sejamos bem -sucedidos, mas é como eu falei nesse post, Ele não fará o nosso trabalho, por isso, peçamos sabedoria, saúde, coragem e corramos atrás dos nossos sonhos!
Tenha um excelente dia!
Grande abraço!
Dani
Lendo seu post tão completo fiquei aqui pensando com meus botões: Não tenho preguiça, Não tenho medo é tenho me boicotado e me negligenciado muito, isso me intriga pois não é do meu feitio sempre fui de enfrentar tudo é nunca quis ser derrotada.Claro já não baralho baralho por profissão e nem vejo sucesso por causa de ego.Mas é gratificante ter retorno no que fazemos porque amamos não é?
Bjs e ótima semana.
Oi isa, também acho super importante recebermos retorno daquilo que fazemos, até porque sem isso é como jogar nosso trabalho ao vento. A questão da motivação que falei é mais no sentido de nos fazer começar. Nem sempre temos ao nosso redor pessoas que nos incentivam, a maioria das vezes, principalmente em trabalho que são considerados mais artísticos, como escrever, fotografar… as críticas destrutivas são grandes..
Se formos depender de motivações externas no sentindo de pessoas nos apoiando , ficaremos sempre com altos e baixos , e algumas vezes achando que não vamos conseguir.
Assim sendo, temos que buscar mesmo a motivação dentro de nós, fazer porque amamos e aos poucos vamos encontrando nossa audiência e quem valoriza o que fazemos. Tenho fé e luto por isso! Abraço e uma ótima semana.
Eu precisava ler isso! Gratidão!
Gratidão também pelo comentário! Deus abençoe! Bju!
Estava pesquisando sobre o tema talentos, sem querer me deparei com a sua página, li esse texto maravilhoso e me identifiquei bastante. Sei que tenho alguns talentos mas não estou a saber usá-los, por conta do medo, procrastinação e desânimo, e eu quero mudar isso.
Obrigadaaaaa e Deus abençoe!
Fico super feliz e grata pelo comentário e por saber que meu texto ajudou você de alguma forma! Desejo de coração que você vença as barreiras que lhe impedem de desenvolver suas habilidades. Deus abençoe também! Abraço!
Oi Daniele Negligencia parece que abri o teu site mesmo no que eu ando a fazer, amei as tuas palavras são puras e muito motivadoras obrigado. Vim aqui ao teu espaço claro para bisbilhotar lololo, mas também para fazer te uma pergunta . Nós conhecemos a pouco tempo se não quiseres responder eu entendendo linda. Voltando a negligencia eu tenho sido muito negligente com o e-mail marketing sei que preciso de o ter mas parece que criei uma aversão só de ouvir o nome e-mail marketing, isto porque me sinto completamente insegura nesse tema, bem mas aqui vai a pergunta é simples nas campanhas de e-mail marketing eu vejo assine a nossa newsletter e receba o nosso e-book a minha questão é eu não tenho e-book nem curso o que eu posso oferecer se me puderes dar só uma ideia ficava muito grata beijinhos linda
Olá Alexandra, você não precisa ter um e-Book ou um curso para ter uma lista de e-mails e fazer e-mail Marketing. Basta publicar periodicamente no seu blog. Sua lista de e-mail pode receber suas principais atualizações, um resumo da semana, um resumo das dicas que você compartilha no seu blog… Enfim, é um relacionamento que você construirá com seus leitores.
Espero ter ajudado! Abraço!
Obrigado Daniele não sei porque criei um bicho papão em relação ao email marketing tenha uma boa noite bjs linda