
Várias empresas já fazem Marketing de Conteúdo para produtos e serviços, porém ainda é um campo pouco explorado, até mesmo por empresas.
Encarando o seu blog como seu empreendimento é necessário que você trace estratégias e siga algumas orientações básicas para conseguir mais acessos ou vender algum produto comercializado no seu blog.
Alguns blogueiros possuem lojinhas virtuais em seus blogs, outros possuem infoprodutos, mas para que haja conversão, ou seja, vendas é necessário possui um conteúdo de qualidade e otimizado para os motores de busca.
Uma empresa geralmente usa um blog para fazer Marketing de conteúdo no sentido de gerar uma futura venda. O conteúdo atrai o leitor para o blog da empresa e no blog da empresa há, claro, a oferta de um produto ou serviço.
A estratégia de Marketing de Conteúdo para blogs
A estratégia pensada para blogs é parecida, pois apesar de nem todas as blogueiras venderem um produto físico ou um produto em si, geralmente quem empreende um blog sonha que o mesmo frutifique, que gere receita.
Essa receita pode ser por meio de parcerias com marcas, compra de espaço no blog para anúncio de produtos, venda de publiposts, afiliados, Adsense etc.
Todas essas coisas que falei não deixam de ser produtos que você vai oferecer para um potencial cliente, mas para que esse cliente chegue até você é necessário que os conteúdos produzidos tenham foco, qualidade e sejam otimizados para os mecanismos de busca.
O blog que quer lucrar precisa:
- Atrair o público certo
- Multiplicar esse público
- Fidelizar esse público para conseguir parcerias e anunciantes
- Fidelizar esse público para vender os seus próprios produtos
Sabe uma das coisas que pode ajudá-lo a alcançar essas metas? Uma estratégia de Marketing de Conteúdo!
Atraindo o público certo
Para atrair pessoas para o seu blog você precisa produzir conteúdo , claro! Mas conteúdo relevante, com propósito e precisa divulgar esse conteúdo. Uma luz não pode ficar escondida não é mesmo?
E o se o seu conteúdo é bom, ele com certeza vai resolver o problema de alguém, fazendo isso cada vez mais pessoas que buscam a solução que o seu conteúdo oferece, encontrarão seu conteúdo.
Mas lembre-se só encontrarão mais facilmente se você sabe para quem produz, se você produz com qualidade, se você otimiza para SEO e se você divulga.
Você precisa ainda definir o seu público. Logo a seguir você verá algumas perguntas que podem te ajudar a separar o seu público -alvo do restante da humanidade , he he.
Coloquei aqui como exemplo, algumas perguntas que estão levando em consideração blogueiros produtores de conteúdo.
- Há quanto tempo você escreve no seu blog?
- Qual o seu nicho de atuação?
- Você pretende ter uma loja virtual?
- Aonde você quer chegar com o seu blog?
Essas perguntas podem ficar dentro de um post (formulário do Google Docs incorporado), podem ser feitas em forma de TAG, ou podem ficar na sidebar do seu blog no formato formulário.
O importante é coletar informações para definir o seu público e posteriormente refiná-lo.
Multiplicando o seu público
Você multiplica o seu público à medida que produz conteúdo relevante que resolva o problema das pessoas . Essas pessoas compartilham esse conteúdo e dessa forma você consegue mais leitores.
Você também pode investir em produção de conteúdo para as mídias sociais observando as peculiaridades de cada rede e promovendo conteúdo patrocinado por um preço baixo, como é o caso do Facebook.
Fidelizar esse público para conseguir parcerias e anunciantes
Uma vez que tenha um público fiel, que reconheça a sua autoridade num assunto será muito mais fácil atrair marcas que queiram anunciar no seu blog e atingir os seus seguidores.
Se esse for o seu propósito o Marketing de Conteúdo pode ajudá-lo.
Fidelizar esse público para vender os seus próprios produtos
Mas se você é aquele blogueiro que produz os seu próprios produtos, o Marketing de conteúdo vai atrair pessoas as pessoas certas para o seu negócio, pessoas que confiam no que você produz, seja esse produto algo intelectual ou físico.
Não é bacana quando a gente consegue trabalhar com o que ama e criar valor para alguém com nossos produtos e serviços? Isso vai além do dinheiro, isso é satisfação e proporciona qualidade de vida no trabalho, o que é libertador!
O que você vai encontrar nesse e-Book?
- C criação de conteúdo passando por todas as etapas, desde a escolha do título, palavra-chave, desenvolvimento do texto e correção;
- Otimização de postagens para os mecanismos de busca
- Divulgação de conteúdo
- Ferramentas que uso para planejamento e divulgação de conteúdo e muito mais !
Baixe grátis: Baixar e-Book
Revolucione a forma como você produz conteúdo!!
Você nasceu pra isso Dani! hahahaha
Não podemos atirar pra todos os lados e sim pro nosso público alvo! Gostei das dicas e já me inscrevi, e entrei pra lista de blogueiros proativos! hahah
Beijão ♥
É sim Gabi! Definir o nosso público é uma coisa bem complicada. Mas aos poucos a gente vai se achando e sendo achada rsrs
Bjs!!
Nós amamos quando você aborda esse tema!
Ainda estamos no Blogger, não tivemos nenhum problema, estamos pensando em mudanças!
E sem dúvidas estamos aprendendo bastante com suas dicas!!!
Beijos princesa!
Fico feliz porque amo escrever sobre esse tema meninas!!! Eu tive alguns problemas no blog que me fizeram chorar!!! Mas graças a Deus deu pra resolver. O blogger é uma boa plataforma, mas carece um pouco de recursos.
Bjos!
Olá
Eu estou pensando a bastante tempo sobre migrar pro wordpress, mas tenho medo de não dar conta , de não saber mexer. Tem dicas?
Vidas em Preto e Branco
Oi Lary, bom a minha migração fiz por conta mesmo e acabei perdendo ranqueamento de conteúdo porque também mudei de domínio, ou seja , criei um blog praticamente do zero. Mas claro que salvei todas as minhas postagens , contudo tive que divulgar novamente. O bom é que o que demorei para conseguir em 4 anos de blogger em visualizações e engajamento foi alcançado em menos de uma no com WordPress. Realmente vale a pena. Para fazer todo o processo pesquisei em sites da internet especializados no assunto como o http://www.ferramentasblog.com/ e também no próprio site da hospedagem que uso , a Hostgator. Tirando essa parte das visualizações foi tranquilo. Só tive que fazer o backup do meu blog no Blogger e baixar o arquivo. Após isso contratei a hospedagem, instalei o WordPress e subi o arquivo de backup com a ajuda de um plugin. Depois foi só escolher um tema bacana e ser feliz.
Oi Dani
Obrigada por compartilhar tanto conteúdo de qualidade e de forma simples, já empreendo a 4 anos e agora quero me aventurar a voltar as origens, o que sempre gostei, escrever.
O Emprelas está me ajudando muito a saber por onde começar.
Desejo muito sucesso a vocês!!
Beijos
Ellen Zenaro
Olá Ellen, nós é que agradecemos por esse comentário tão inspirador! É muito bom sabermos que estamos contribuindo! Também desejamos muito sucesso a você. Bjos!