
Durante muito tempo eu resisti à criação de uma lista de e-mails pois quando criamos uma temos uma espécie de contrato. Quem assina uma lista está interessado no seu conteúdo e espera que você produza conteúdo.
Como eu ainda estava definindo o rumo do blog e até da minha vida acadêmica, passei alguns anos, no antigo blog, sem esse recurso.
A grande sacada da lista de e-mails é que ela é uma ferramenta de marketing para o seu blog. Através da lista você pode compartilhar o seu conteúdo e de forma direcionada, uma vez que é possível criar listas personalizadas para os assuntos principais que você aborda em seu blog.
Você sabia?
Cerca de 90% das pessoas no mundo possuem pelo menos uma conta de e-mail. Talvez você tenha mais de uma como eu. Outro dado importante é que aproximadamente 70% dessas pessoas que possuem um e-mail, checam a sua caixa de entrada umas seis vezes ao dia.
São mais de três bilhões de contas criadas ao redor do mundo, ou seja, é um ativo crescente e que deve ser explorado.
Funções do E-mail Marketing
Se você ainda não construiu a sua estratégia de e-mail marketing vou te dizer que está perdendo tempo e até dinheiro. Vou te dar algumas razões para você começar agora mesmo a criar a sua primeira lista. Crie a sua lista para:
- Promover o conteúdo do seu blog
- Sabe aquele visitante que não retornou mas que se cadastrou na sua lista? Ele pode voltar ao receber um bom conteúdo por e-mail.
- Interagir com os seus leitores
- A lista é uma ótima forma de manter contato, de contar um pouco da sua história e interagir com as pessoas que acompanham o seu trabalho.
- Obter mais vendas
- Se você tem objetivo futuros com o seu blog, se produz um conteúdo bacana ou parceria com marcas que anunciam no seu blog, possuir uma lista é forma eficiente de oferecer o seu produto ou compartilhar produtos de terceiros que interessam ao seu nicho e foram testados e aprovados por você.
Como e onde fazer a minha lista?
O primeiro passo para construir uma lista se cadastrar numa plataforma que ofereça o serviço. O segundo é criar um formulário de captura. É nele que as pessoas vão deixar nome e e-mail.
O campeão nas indicações para quem está começando é o Mailchimp. Ele oferece um serviço gratuito para até 2.000 e-mails cadastrados.
O que não gosto do Mailchimp são os formulários. São literalmente sem graça e ou você investe um bom tempo customizando ou vai ficar com um formulário grosseiro de captura no seu blog.
Uma alternativa para os formulários
Uma dica que dou é se cadastrar no Mailmunch, que possui integração com o Maiilchimp . Os formulário são personalizáveis e as opções gratuitas são bem bonitas.
Qual serviço você usa no Emprelas
No momento uso Mailchimp e o MailerLite. O Mailer Lite possui uma interface mais amigável, porém só é gratuito até 1.000 inscritos. Já testei também o Sendiblue, um serviço um pouco diferente dos outros dois que mencionei.
Um conselho que dou é : crie sua lista de e-mails, invista em conteúdo para o seu nicho e não se importe se a lista é pequena. Seja fiel ao seu público e entregue sempre o melhor conteúdo.
Suas dicas me ajudam muito!
Beijão! ♥
Fico muito feliz Gabi!! Bjos!!
Dani Bom dia!
Amei seu Blog linda e vou criar o meu e estaremos conectadas sim, sou policial militar (Tenente PM) e atuo no Colégio Militar da minha cidade e estaremos indicando e conduzindo nossas crianças e jovens para acesso ás redes sociais criativas, produtivas, interessantes de forma que lhes sejam uma ferramenta de cidadania e evolução e assim não caiam em armadilhas internáuticas. É o nosso propósito.
Tenho também um pequeno empreendimento de Aromatização de Ambientes – Marketing e Brading Olfativo – #Perfumize Madrigal Aromas#.
Tenha um excelente dia.
Noilma Silva Sabino de Souza
Tenente PMGO
Que bom Noilma! Só agora pude ler seu comentário, não sei o que houve mas ele foi parar na pasta de spam. O seu propósito é nobre e desejo sucesso! Faço um trabalho semelhante num projeto aqui da Educação Pública do meu Estado na disciplina de Formação para Cidadania. Nosso jovens precisam muito desse conhecimento! Um ótimo dia! Grande abraço!