Falar sobre ter o controle da própria vida pode parecer presunção começando pelo fato de que nenhum de nós viemos a esse mundo por escolha própria. Simplesmente nascemos. Não escolhemos a família, o ambiente, o contexto e nem a época da história.
Cada um de nós tem o seu próprio roteiro de vida. Algumas coisas são consequência das nossas as ações e omissões. Já outras, não temos domínio e não depende de nós. Entretanto, em ambas as situações podemos ter atitudes ativas que nos ajudam a ter uma vida mais eficaz e com maior satisfação. Veja quais são.
Assuma o controle da sua vida
Quando falo em assumir o controle sobre a sua vida, quer dizer isso no sentido de que você deve estabelecer objetivos e ter disciplina constante nas suas ações. Tem muita gente que entrou em modo de descontrole total, simplesmente vai levando a vida ou melhor, “deixa a vida te levar”.
Se você deixar simplesmente a “vida te levar”, ela vai te conduzir para um lugar lá na frente que, na verdade, você não queria estar.e provavelmente não se sentirá satisfeito.
1- Crie objetivos e metas
Você já deve ter lido aquela famosa frase de “Alice no país das Maravilhas”: quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Ou uma outra citação do filósofo grego, Sêneca: Nenhum vento é favorável para quem não sabe aonde ir.
Pois bem, na vida nada é garantido. Você pode estabelecer objetivos, ir atrás deles e pode alcançá-los ou não. Mas se você for omisso e displicente, é 100% garantido que você não vai sair do lugar.
2 – Disciplina constante
Não basta estabelecer objetivos e metas. É preciso ter disciplina constante nas suas ações diárias, tanto com as suas obrigações quanto naquilo que você se propôs a fazer. É o exercício da disciplina que vai te ajudar a ter mais controle da direção da sua vida.Quem controla a preguiça, por exemplo, consegue vencer mais a procrastinação.
Quem tem controle, tem mais tempo. Com mais tempo, você consegue se planejar melhor e dessa forma tem mais liberdade e consequentemente, mais opções de escolhas na vida.
3- Gestão do Tempo
Ter disciplina não é fácil no começo, exige força de vontade e esforço constante. Mas você pode começar controlando o seu dia. É claro que não é possível ter controle total do tempo (isso seria um tanto neurótico) mas uma boa parte sim.
Comece fazendo um planejamento dos próximos três dias. Se você planejar um dia só, você estará apenas sendo reativo e não disciplinado. Ao ter mais tempo e mais opções de escolhas, você pode colocar mais coisas na sua rotina que são importantes para si mesmo e isso te mais energia e alegria.
4 – Saiba reagir diante daquilo que você não tem controle
Muitas coisas na vida, a maior parte delas na verdade, não temos o menor controle. Mas podemos escolher como vamos reagir a elas. Podemos encarar os problemas como um martírio, injustiças da vida e ficar lamentando. Ou podemos “ajustar as nossas lentes” e ver as coisas de outra perspectiva.
Dificuldades e infortúnios podem nos ajudar a nos desenvolver como seres humanos, a amadurecer, ter mais empatia e nos levar a criar soluções criativas que melhorem a vida de outras pessoas.
5-Problemas podem ser oportunidades para criar
Stephen R. Covey, em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, diz que muitas vezes o maior problema é como vemos o problema. Nos concentramos demais nas circunstâncias, nas falhas do outro ou nos obstáculos, e no desejo de se livrar deles, ao invés de focar em criar alternativas.
Podemos empregar o nosso tempo e energia para lamentar ou então, pensar em estratégias e soluções.
Problemas podem ser oportunidades para crescer e aprender
Tem uma frase que eu gosto que diz o seguinte: a vida é uma professora implacável, ela primeiro dá a prova e depois ensina a lição. Para muita gente a vida é realmente dura e difícil, tem muita história triste por aí. São situações que não cabem solução, só lição.
São aquelas situações que nos fazem crescer e muitas vezes, nos movem a agir em benefício de outras pessoas.
Quantas instituições e organizações não foram criadas após pessoas serem afetadas por uma tragédia como a perda de um familiar ou uma falta de apoio quando precisavam?
Para finalizar
Espero que esse texto possa te ajudar a refletir e ter atitudes mais proativas diante da vida, levando a ter mais controle sobre seu tempo, suas finanças, seus sonhos e tudo mais. E se você gostou deste post sobre como ter mais controle da sua vida, compartilhe com seus amigos e familiares.
Desejo sucesso e tudo de bom para você! Abraços!
que belo texto!
Que bom que gostou, Lysandra. Obrigada!