
Gerar ideias de conteúdo para blog, vídeo, podcast ou qualquer outro canal de mídia é muitas vezes desafiador. Afinal de contas, a concorrência é cada vez maior e todos os dias são geradas “toneladas” de informações mundo afora.
A pergunta que fica é: como sempre ter ideias originais e que gerem valor para o meu público?A boa notícia é que você não precisa exatamente adivinhar o que as pessoas querem consumir ou criar algo da sua cabeça.
É claro que conteúdo de entretenimento depende muito mais de criatividade, mas para criar conteúdo de informação, existem estratégias.
Veja a seguir dicas e ferramentas que vão ajudar você a ter ideias de conteúdos relevantes para o seu público.
Com quem você está falando
O mais importante na criação de um conteúdo é conhecer o seu público. Você precisa saber com quem está falando ou para quem pretende falar.
É preciso conhecer a sua audiência, saber quais são os desafios, problemas e desejos. Um conteúdo útil e relevante é aquele que responde às dúvidas do seu público.
Esse é o primeiro passo: construir a sua persona e entender as suas necessidades e anseios.
Se você precisa de ajuda para construir a sua persona, você pode utilizar a ferramenta Gerador de Personas e criar o perfil do seu público.
Como gerar ideias para conteúdo para blog (e outras mídias)
Você pode encontrar ideias para produzir conteúdo utilizando ferramentas de:
1 – Palavras-chave
2 – Mídias sociais
3 – Análise da concorrência
4 – Para obter insights
Veja agora cada uma delas.
1 – Ferramentas de Palavras-Chave
Palavras chaves são os termos que as pessoas utilizam para realizarem suas pesquisas na internet e, sendo assim, é uma ótima forma de saber o que elas estão querem saber, quais são as suas dúvidas, necessidades etc.
Você pode começar a sua pesquisa por um termo genérico, como por exemplo, “óleo de côco” e descobrir outras palavras relacionadas que indicam as dúvidas das pessoas.Nesse exemplo, seria “óleo de côco para emagrecer”, “óleo de côco para cabelo” ou “óleo de côco para pele”.
Segue abaixo duas ferramentas que você pode utilizar para fazer suas pesquisas de palavras-chave.
Google Keyword Planner
O Keyword Planner é uma ferramenta de busca de palavras chaves do Google. Para utilizá-la é preciso criar uma campanha de anúncios no Google Adwords. Porém, você não precisa utilizar essa campanha e aplicar dinheiro, por isso o uso da ferramenta acaba sendo gratuito.
Pessoalmente, acho que só vale a pena utilizar o Keyword Planner, quem já utiliza o Google Adwords para criar anúncios, porque nesse caso a pessoa tem acesso a funcionalidades mais avançadas.
Outra opção é utilizar as sugestões da Busca do Google para identificar diferentes combinações de palavras chaves e descobrir por quais assuntos as pessoas estão pesquisando.
Keyword Tools
Essa ferramenta é gratuita e muito mais prática de ser utilizada. Ela gera uma lista bem completa de palavras chaves (bem maior do que a caixa de Busca do Google).Além disso, essa ferramenta mostra resultados relacionados e também mensura motores de busca como Google, Bing e outros.
É uma ferramenta muito boa para pesquisar palavras chave de cauda longa, ou seja, termos mais longos e mais específicos.
2 – Ferramentas de Mídias Sociais
As mídias sociais são os locais onde as pessoas estão sempre interagindo, expondo suas opiniões e trocando ideias, o que pode te ajudar a ter insights.
Buzzsumo
Essa ferramenta permite rastrear conteúdo na web e ajuda descobrir os assuntos mais populares do momento, relacionados com o termo que você pesquisar. Além disso, o BuzzSumo também permite monitorar as redes mídias sociais e assim, você pode ver o volume de compartilhamento das postagens, relacionadas com o termo pesquisado.
Social Insider
Essa é uma ferramenta que te permite analisar a performance das suas páginas no Facebook e Instagram e também da concorrência. Dessa forma, você pode acompanhar o desempenho do conteúdo delas, ver o que está funcionando melhor e criar as seus próprios conteúdos.
Grupos nas Redes Sociais
Essa é uma forma mais direta de saber quais tipos de assunto a sua audiência está buscando. Você pode fazer isso de duas maneiras: analisando as perguntas em um grupo específico ou você mesmo pode fazer as perguntas e aguardar as respostas.
3 – Ferramentas de Análise de Concorrência
Através dessas ferramentas, você pode verificar o que a concorrência está produzindo de conteúdo e fazer algo melhor, mais completo e que gere mais valor.
SemRush
O SemRush é uma das melhores ferramentas de Marketing Digital. É paga, mas algumas funcionalidades são gratuitas. Ela mostra quais são as principais fontes de tráfego de um site (ou seja, de onde vem os acessos do conteúdo) e também permite rastrear as palavras-chave que levam mais tráfego para o concorrente.
Similar Web
Esta é uma das principais ferramentas utilizadas para a análise de concorrência e é bem fácil de usar.
Basta digitar o site de um concorrente ou de alguém que você toma como referência e a ferramenta te mostra, por exemplo, quais os conteúdos mais acessados. Você também pode verificar quais outros sites o público do concorrente também costuma visitar e dessa forma, ter uma ideia do que eles estão procurando.
Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta do Google em que você pode cadastrar palavras ou expressões, e receber notificações por e-mail, toda vez que um termo é encontrado na internet.
Esse recurso é muito útil para monitorar a concorrência e ver como ela está se posicionando na internet, quais conteúdos está gerando etc.
4 – Ferramentas para obter insights
Outras ferramentas podem te ajudar a ter insights, verificar as tendências de busca e te ajudar a conhecer o que o seu público quer saber.
Google Trends
Através dessa outra ferramenta do Google, você pode conhecer a tendência das buscas de uma determinada palavra-chave ao longo do tempo.
Você pode segmentar essas buscas por local e período de tempo, além de mostrar outras palavras relacionadas com o termo que você estiver pesquisando.
Dessa forma, você pode analisar se vale a pena escrever sobre determinado assunto, se baseando na projeção de buscas futuras.
Answer the Public
Essa é outra ótima ferramenta para obter insights, em que você pode encontrar palavras-chave relacionadas e separá-las por tipo de pergunta ou preposição.
Para utilizá-la, basta inserir uma palavra-chave, escolher a região de onde os resultados são obtidos. E então a ferramenta vai gerar variações e combinações de palavras, baseado nas buscas realizadas no Google.
Comentários no Blog e Redes Sociais
Outra forma de obter insights é ficando de olho nas interações do público no seu site, blog e redes sociais.
As sugestões e dúvidas que as pessoas deixam nos comentários são dicas valiosas para criação de conteúdo de valor, que de fato vai ajudá-las.
Da mesma forma, também espero que esse post seja útil para você e ajude nos seus projetos e empreendimentos!
Você gostou deste post sobre ideias de conteúdo para blog? Então compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos também!
Bom dia Dani
O post é bem interessante, com coisas que ainda não usei e é um up pra mim que ando naquela fase de querer abandonar tudo.
É muito bom aprender com você, até salvei esta pagina deste post para aprender mais sobre algumas ferramentas.
Grande abraço e uma excelente sexta – feira.
Oi Isa, essa fase de jogar tudo para o alto sempre surge, também já pensei nisso uma época quando as coisas pareciam não ir para lugar algum, mas a insistência faz parte do nosso sucesso. Esse post é contribuição do Gunther, meu esposo. Vez ou outra eu o alugo para escrever no Emprelas. Grande abraço Isa e muito sucesso!
Gostei muito desse post, vou salvar aqui para futuras consultas!
http://www.michelecezar.com
Que bom que gostou Michele! Obrigada por estar aqui! Bju!!
Eu anoto toda e qualquer ideia que surja pra não perder a oportunidade de falar sobre aquele assunto que me interessou tanto. Gostei muito de todas as suas dicas.
Vidas em Preto e Branco
Eu costumo andar com um caderninho na bolsa e quando não dá para levar uso o Google Keep para notar as ideias. Fico feliz que tenha gostado das dicas! Abraço!
Sou eu de novo Daniele, vou te dizer a verdade, as vezes a minha mente trava e não consigo pensar em nada. Creio que suas dicas serão muito bem vindas. Abraços e beijos.
Bem-vinda de novo Fernanda rsr! Essa coisa de travar a mente é o famoso bloqueio criativo que afeta todo criador de conteúdo uma vez ou outra. Espero que as dicas ajudem você! Grande abraço!!!!!