
Quem nunca quebrou a cabeça pensando em como preparar algo com o que tem disponível na cozinha? Afinal, nem todo mundo tem um banco de receitas na memória ou mesmo tempo para pesquisar na internet.
Que tal otimizar o seu tempo na cozinha utilizando computação cognitiva? E o melhor, de um jeito fácil e de graça!
Parece coisa do futuro não é? Mas é algo do nosso presente e no momento é a forma mais acessível de utilizar essa tecnologia no dia-a-dia.
Quero apresentar para você o Chef Watson: um aplicativo que utiliza computação cognitiva para fazer recomendações culinárias, considerando o gosto pessoal do usuário.
O aplicativo foi criado pela IBM e o Bon Appétit, um dos maiores sites de receitas do mundo. Está em inglês, mas é bem intuitivo e fácil de utilizar.
Como funciona o Chef Watson?
Digamos que você tenha na geladeira três ingredientes (tomates, ovos e rúcula, p.ex.) e queira ideias de receitas que utilizem todos eles.
- Acesse o site do programa e clique no botão: “Let´s get cooking”;
- Em seguida, você deve selecionar três ou quatro ingredientes. Para cada alimento, o aplicativo fornece várias opções de escolhas, p.ex.: tomate italiano, tomate cereja, tomate verde, etc).
- Abaixo em “Here are some ideias” você receberá algumas (ou várias) ideias de receitas (com a chance dessa mistura dar certo). Em alguns ingredientes da receita é possível visualizar sugestões de outras opções que podem servir de substitutos.
Você pode salvar cada receita dentro da plataforma, imprimir e também compartilhar nas redes sociais.
O Chef Watson aprende com o feedback das pessoas
O aplicativo recomenda as receitas no qual a combinação dos ingredientes podem dar certo, mas se eles são incompatíveis, a probabilidade de convergência dessas repostas vai ser muito baixa.
Mas digamos que você testou uma mistura, preparou a receita que o aplicativo recomendou e aprovou o prato. No site, você pode dar um feedback positivo.
O software é capaz de “aprender” através desse feedback e assim, quando alguém em outro lugar quiser testar a mesma mistura, a resposta do Watson será ainda mais favorável, pois ele ‘aprendeu’ que aquela combinação dá certo.
Enfim, conforme o uso, o aplicativo é capaz de aprender as preferências culinárias do próprio usuário e fazer recomendações cada vez mais certeiras.
Você pode acessar o Chef Watson gratuitamente na internet aqui.
O que é computação cognitiva?
Computação cognitiva é uma tecnologia em que um software é capaz de aprender conforme é utilizado (simulando a mente humana) e realizar tarefas de maneira inteligente.
Toda vez que você faz uma busca no Google, utiliza tradutores online ou pede ajuda para o seu assistente virtual no celular (caso tenha um iPhone) você está usando computação cognitiva.
Essa tecnologia está fazendo parte cada vez mais das nossas vidas e vai facilitar muita coisa.
Nós precisamos ser gênios da computação para utilizar a computação cognitiva e sim sermos criativas para aplicar essa tecnologia na soluções de problemas, sejam profissionais ou pessoais.
Gostou da dica? Compartilhe com suas amigas. Eu estou amando essa ferramenta! Grande abraço!
Estou precisando fazer isso porque quando tem pouca coisa vou lá e misturo tudo.
A tecnologia nos surpreende sempre.
Abraços Boa semana.
A tecnologia nos surpreende muito né Isa! Eu fiquei babando com esse site. Ele é bom porque nos ajuda a sermos mais criativos na cozinha quando a despensa está meio capenga rsrs Bju!!