visão-empresarial-grupo

Visão empresarial: qual a razão de existir da sua empresa?

Compartilhe!

Visão empresarial: qual a razão de existir da sua empresa?

Quero começar esse post com duas perguntas: Qual a razão da existência da sua empresa ou do negócio que você pretende criar? Sua empresa possui uma visão empresarial?

A maioria das empresas nasce com objetivo de atender simplesmente alguma demanda de mercado. Entretanto, são poucas aquelas que são criadas com uma causa ou propósito de realizar algo que realmente irá fazer a diferença na vida das pessoas.

Nas últimas décadas, empresas que tiveram uma visão clara do que queriam realizar, a forma como queriam mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas, foram e ainda são as mais inovadoras e bem-sucedidas. Elas  inspiraram pessoas a abraçarem sua causa e as converteram em clientes fiéis.

Se décadas atrás, era um diferencial ser uma empresa (como a Apple, por exemplo) com uma visão clara do que queria realizar no mundo, hoje com a concorrência global, isso pode ser uma questão de sobrevivência.

Inspire pessoas

inspire-pessoas

Segundo Simon Sinek, na palestra “ Como grandes líderes inspiram ação”, líderes e empresas que inspiram pessoas a aderirem à suas causas ou a comprarem os seus produtos, conseguem tal feito não pelo “o que” fazem ou irão fazer, mas  “porquê” fazem. Em outras palavras, empresas e líderes que divulgam aquilo em que acreditam, irão conseguir pessoas que as seguem fielmente.

Assim, as pessoas não compram “o que “ as empresas fazem, mas  “porque” fazem.  Elas compram aquilo que acreditam, a razão pela qual o fazem. Isso porque as pessoas são inspiradas por uma visão, por um propósito que dê sentido as suas vidas.

O que a nova geração pensa

visão empresarial

 

A  geração de hoje, pensa e se comporta de forma diferente. Atualmente, os consumidores buscam relacionamentos próximos e autênticos com marcas que se conectam com elas pessoalmente.

Cada vez mais  os consumidores se preocupam com as questões sociais, e dão preferência às marcas que mostram estar engajadas também com essas causas. Eles desejam um mundo melhor, não apenas melhores produtos.

Os consumidores acreditam que as empresas devem colocar igual peso nos interesses da sociedade e nos resultados que desejam alcançar com seus negócios. Essa nova geração também pensa diferente em relação ao trabalho.

Uma geração preocupada

Hoje, essa geração está mais preocupada em encontrar um propósito de vida, construir coisas e deixar legados, mesmo que às vezes, em negócios menores; mas que são mais relevantes para eles mesmos e estão de acordo com as suas crenças e valores.

Quando as pessoas são inspiradas por uma causa e trabalham naquilo em que acreditam, elas trabalharão muito mais arduamente, mais satisfeitas e serão muito mais produtivas. Walt Disney dizia que podemos sonhar sozinhos, mas precisamos de pessoas para realizar os nossos sonhos. E para inspirar pessoas precisamos de uma visão.

A visão que você escolher para o seu negócio determinará muita coisa

visão-empresarial

 

A visão tem o poder de inspirar e atrair entusiastas apaixonados pela sua causa e isso faz toda diferença para conquistar clientes, convencer investidores e inspirar colaboradores.

Crie uma visão, defina uma causa. Identifique em qual negócio você realmente está. Vá além de atender somente uma demanda de mercado. Assuma o compromisso de mudar o mundo, de transformar a realidade e melhorar a vida as pessoas com o seu negócio.

Para pensar:

Quero compartilhar algumas citações para inspirar você a criar a visão da sua empresa ou do negócio que você pretende criar. Ter uma visão empresarial, muda a forma como as pessoas veem seu negócio e muda também a sua forma de encará-lo.  Não importa o tamanho do seu empreendimento, não deixe de compartilhar a sua visão.

“O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você tem. “

“O que você faz prova o que você acredita. As pessoas vão fazer as coisas que provam o que elas acreditam. Por isso, os entusiastas irão comprar a sua ideia, o seu produto e irão trabalhar na mesma causa que a sua.”

 Aproveite para ficar por dentro das próximas postagens seguindo o Emprelas por email:

No Comments

Deixe seu comentário!