troca-de-curtidas-vale-a-pena

TROCA DE CURTIDAS: VALE A PENA?

Compartilhe!

TROCA DE CURTIDAS: VALE A PENA?

É inegável que toda blogueira deseja sim ver o número dos seus seguidores aumentar e se for de forma exponencial então, melhor ainda. Mas, nem sempre ter muitos seguidores numa Fanpage do Facebook ,  Instagram ou qualquer outra rede social com a qual você trabalhe significa que você terá pessoas acompanhando o seu trabalho.

A troca de curtidas pode até parecer viável num primeiro momento, mas se o que você quer é um público engajado pode ser que ela não seja tão boa assim .

Na postagem de hoje quero desenvolver alguns pontos que poderão te ajudar a decidir se quer mesmo entrar nessa de trocar ou não curtidas vamos desvendar a troca de curtidas e as suas consequências:

A troca de curtidas traz usuários fantasmas

Se o seu blog é iniciante e você não tem quase ninguém curtindo suas redes sociais, pode ser interessante, num primeiro momento, aderir à troca de curtidas.

De certa forma ela faz com que sua página tenha um pequenino alcance, pois por exemplo, se o usuário X curte a sua página, provavelmente os amigos deles verão que ele o fez naquela barrinha lateral de feeds de usuários no Facebook. Mas é um alcance muito pequeno, praticamente invisível.

Um detalhe importante é que a pessoa que curtiu a sua página, certamente, se o fez apenas pelo interesse de obter a curtida de volta, não vai comentar nem curtir post algum da sua rede social.

Ela curte, recebe a curtida de volta e vai embora, geralmente para nunca mais voltar. Digo isso com propriedade, porque já troquei curtidas e digo teve gente que além de nunca aparecer, depois de eu curtir a página de volta, deixou de curtir a minha.  Até na hora de trocar curtidas você deve ser seletivo.

A troca de curtidas proporciona um crescimento artificial

Falei no tópico anterior que já tive uma experiência amarga coma  troca de curtidas. Lembro-me que em um dos grupos que fiz parte, uma menina estava perguntando se valia mesmo a pena adotar tal estratégia e uma das resposta ficou na minha mente.

Uma blogueira comentou que conseguiu mais de 20.000 seguidores por intermédio das trocas de curtidas, mas que nem 1% por cento disso comentava suas publicações, tampouco compartilhavam ou curtiam.

Não havia interação. Com isso , concluímos que a troca de curtidas gera um crescimento artificial para a sua rede social e com certeza não vai atrair visitantes para o seu blog. Você vai colocar o seu último post para divulgar e provavelmente quase ninguém ou ninguém vai clicar, porque aquelas pessoas não seguem você de verdade.

A troca de curtidas vai fazer com que empresas anunciem no seu blog?

A velha ilusão de ter mais seguidores e com isso achar que as empresas vão anunciar no seu blog nem sempre funciona. O que as empresas e anunciantes procuram é engajamento e um site ou blog bem visitado. Eles querem interação com a marca que pagam para você anunciar na sua Fanpage.

Talvez até uma empresa concorde em anunciar num primeiro momento, mas depois vai ver que o anúncio não trouxe retorno, porque seguidor fantasma não comenta, não curte, não compartilha e com certeza não converte. Empresas buscam conversão, isso significa venda.

A pessoa entra no seu blog, ama o seu conteúdo, segue você porque gosta do que você faz e você cria um relacionamento de confiança com aquele usuário, às vezes você cria até boas amizades e parcerias. Isso é que conta para fazer o seu blog atrativo.

Pode até funcionar, mas… quem sabe

Opções à troca de curtidas

1 – Invista em um conteúdo de qualidade;

2- Impulsione sua publicação no Facebook e no Instagram , dá pra fazer isso por 7 reais ou menos;

3 – Tenha paciência, fazer um blog que se firme num mercado tão concorrido leva tempo;

4 – Divulgue seu conteúdo em grupos do Facebook e comunidades do Google Plus. Escolha os grupos e comunidades por categoria de post;

5 – Comente em outros blogs, mas faça isso de coração e também escolha blogs com os quais você se identifica e que realmente o conteúdo é interessante pra você, pois assim comentar neles vai ser algo natural e não forçado. Ao comentar em blogs amigos ou queridos, leia a postagem do colega. Nada pior do que um comentário sem nenhuma relação com o post. Isso mostra que, além de não ter lido o post, sua intenção ali foi apenas a de ganhar um comentário no seu blog;

6- Otimize o seu blog para os mecanismos de busca do Goole. Alguns plugins para WordPress podem te ajudar com essa tarefa ou também consultores especializados no assunto. Escolher a palavra- chave certa para o seu post e saber e também definir uma url personalizada podem ajudar você a rankear o seu conteúdo. Fique de olho!

Mas a troca de curtidas é sempre ruim?

Nem tudo é sempre ruim, não é mesmo? A troca de curtida é válida entre blogs amigos, entre amigos nas suas redes, entre blogs parceiros, ou seja, é válida quando há sinceridade, reciprocidade e um real desejo de construir uma rede de colaboradores e não apenas de usuários estáticos que para nada contribuem.

É válida num momento inicial, quando você esta começando e precisa realmente mostrar que tem gente te seguindo, mas no longo prazo não é um opção interessante.

Por isso, meu conselho, se quiser fazer isso, faça em escala milimétrica, poucas pessoas realmente engajadas em ajudar umas à outras e dispostas a ler, interagir não porque fizeram um contrato, mas porque gostaram do seu trabalho, do que você escreve e querem colaborar de verdade entre si.

Um exemplo prático

Vou te dar um exemplo real: Eu detesto que venham me seguir no Instagram para eu seguir de volta, mas geralmente quando alguém vem seguir e eu olho o Ig e gosto dele, eu sigo de volta e quando alguém quer trocar curtida eu troco também, mas fico de olho.

Mas me chateio muito quando assim que eu faço isso a pessoa deixa de me seguir e vejo que a única motivação dela era conseguir mais um para a sua lista, ou seja, ela não está nem aí para mim, sou apenas mais um número indicador na sua rede social.

Por isso nem sempre sigo de volta quem me segue, apenas se eu realmente me interessar pelo conteúdo ou se ficar claro que se trata de uma troca de curtidas. Ainda assim uso um aplicativo para monitorar.

Quase concluindo

Troca de curtidas nem sempre é um coisa ruim . Se você está no começo de um trabalho pode ser interessante atrair mais seguidores, mas é uma estratégia que deve ser usada no curto prazo, ou ainda entre blogueiros amigos, confiáveis.

Ter um pouco de ética nas redes sociais é o mínimo. Portanto, se você vai seguir alguém só pra ser seguido de volta, please, comunique a pessoa disso, para que fique bem claro que se trata de troca de curtidas.

Concluindo mesmo hehe

Invista em conhecimento, livros e cursos e ofereça sempre o seu melhor conteúdo, não se fie nos atalhos, mas percorra sua jornada de forma sincera, dedicada e fazendo o que ama com paixão.

Os frutos podem até demorar um pouquinho, mas você vai se sentir muito mais feliz sabendo que as pessoas estão acompanhando o seu trabalho porque elas gostam do que você faz e quando isso acontece elas se engajam, elas compartilham e você cria valor, você se torna relevante e não apenas mais um na multidão.

Bom, a qual conclusão você chegou? Será que vale a pena trocar curtidas? Bom eu acho que vale sim, desde que seja feita da forma correta. Deixe seu comentário e conte a sua experiência.

Tenham um dia abençoado, cheio da graça de Deus!

 

 

10 Comments

  • Reply Princesas Do Rei Maio 9, 2016 at 5:09 pm

    Particularmente não curtimos a troca de curtidas, acredito que as pessoas devem curtir algo porque realmente gostaram…
    Nós amamos as suas dicas! Inclusive sobre impulsionar no Facebook! é muito útil!
    Beijos princesa!

    • Reply Daniele Leite Maio 10, 2016 at 12:54 am

      Também acho meninas, a gente deve curtir o que gosta e minha experiência com a troca de curtidas não foi muito boa. Já com o impulsionamento do Facebook foi super positiva, pois ele alcança pessoas que se interessam pelo conteúdo que produzimos.
      Bjos meninas!!!

  • Reply Danielle S. Maio 9, 2016 at 9:15 pm

    Que legal esse post, xará!
    Eu nunca fiz parte do grupo do ~segue de volta~, mas vejo muita gente fazendo e já pensei algumas vezes se isso dava retorno ou não. Cheguei a mesma conclusão que você, o que você ganha são seguidores fantasmas e, pra mim, isso não adianta de nada!

    Um beijo! ♥

    • Reply Daniele Leite Maio 10, 2016 at 12:10 am

      E cheguei a participar mas vi que realmente não era legal, pois as pessoas não interagiam e isso me deixou realmente frustrada. Realmente o retorno é mínimo e algumas vezes pode até atrapalhar.
      Bjo!!

  • Reply Bruna Maio 9, 2016 at 10:24 pm

    Oi Dani te indiquei para o Prêmio Dardos espero que goste. Beijos ♥

    • Reply Daniele Leite Maio 10, 2016 at 12:04 am

      Bruna, obrigada!! Já conferi e amei!!! Grata pela indicação e amei saber que existem iniciativas assim!! Beijão!!

  • Reply Natália Maio 10, 2016 at 3:54 pm

    Eu concordo com você, exceto pela parte das empresas. Elas buscam sim blogs e fanpages com muitos seguidores, independente da participação dos leitores.
    Um exemplo óbvio disso são blogs que têm posts com uma qualidade bem ruim, mas tem 2 mil seguidores e várias parcerias com empresas. Ou seja, elas sequer devem ler os posts, senão certamente não fechariam as parcerias.

    De resto, concordo que seguidores fantasmas são só uma ilusão.
    Adorei o post. =)

    • Reply Daniele Leite Maio 10, 2016 at 4:14 pm

      Sim Natália , as empresas podem até buscar Fanpages assim num primeiro momento, mas a continuidade da parceria muitas vezes vai se basear no engajamento ou no número de visitantes que o blog recebe. Provavelmente se uma página do Facebook está atrelada a um blog e a empresa viu ali uma oportunidade, ela vai querer, além do número de curtidas, um print das estatísticas do seu blog, obtido a partir do google analytics, para ver se realmente há um fluxo contínuo de pessoas circulando ali todos os dias, porque se não há pessoas visualizando o seu conteúdo, não há potenciais clientes para o negócio de empresa A ou B, porque para ver o banner da marca e ocorrer a chamada conversão, que é quando o usuário clica na propaganda e decide pela compra de um produto ou serviço é necessário que ele veja. As inúmeras curtidas podem até ajudar num primeiro momento, mas depois serão necessários muito mais que números estáticos para atrair novos anunciantes e o mais importante, fidelizá-los. Mas de fato, concordo que realmente num primeiro momento , as empresas vão ser atraídas pelos números.
      Mas acredito que ninguém perde por oferecer um conteúdo de qualidade.
      Fico feliz que tenha gostado da postagem.
      Bjos!

  • Reply rodrigo Maio 14, 2016 at 8:25 am

    Daniele adorei seu post, na verdade seus conteldos são maravilhosos e o que chama bastante atençao para que o visitante fique interessado em ler seus outros post é a organização e o desing que estou apaixonado. voce fez? quero muito que meu blog fique com essa cara de prof. me manda umas dicas se caso der. bjs!

    • Reply Daniele Leite Maio 14, 2016 at 5:11 pm

      Que bom que gostou Rodrigo!! Pode deixar que compartilharei as dicas com você. Eu modifiquei um tema. Mudei praticamente tudo que havia nele e acrescentei outras funcionalidades. Deu um trabalho enorme, mas graças a Deus ficou com uma carinha próxima ao que eu queria. Vou te passar umas dicas pelo Facebook, mas fica acompanhando aqui as postagens que sempre estou publicando posts no intuito de ajudar blogueiros como agente a melhorarem cada vez mais os seus blogs.
      Bjos!!

    Deixe seu comentário!