GTD

Treinamento com o método GTD: mais produtividade

Compartilhe!

Treinamento com o método GTD: mais produtivadade

Sempre fui apaixonada pelo assunto produtividade e sou daquelas pessoas que preza pela organização das coisas, chegando, às vezes,  a ser um pouquinho paranoica, mas tudo dentro da normalidade rsrs.  Mesmo assim eu me sentia meio perdida com tantos afazeres, tendo que dar conta da casa, trabalho, faculdade, blog e as esferas mais importantes como minha vida espiritual, meu casamento, minha família.

Eu gosto de ter um dia cheio de atividades e saber que  tenho projetos e coisas a realizar, mas detesto aquela sensação de dia improdutivo, aqueles dias que você fez , fez e fez e na verdade não fez nada, pois você passou o dia se ocupando de coisas que não eram necessárias para aquele momento e acabou deixando para depois o que realmente era importante, o que deveria ter sido feito.

Como eu conheci o método GTD

O método GTD possui origem no livro de David Allen, Getting things Done, que em português foi traduzido por A Arte de Fazer Acontecer. Eu adquiri o livro depois que minha cunhada participou do treinamento em São Paulo e compartilhou com meu marido. Ela estava super empolgada e depois que meu marido me falou mais do que era resolvi me aprofundar e cheguei à Call Daniel, empresa responsável pelo GTD aqui no Brasil.

Como eu falei no início da postagem eu tenho um monte de coisas para fazer, tempo na verdade não faltava, pois todos nós temos as mesmas 24 horas diárias, o segredo é saber administrar, é saber focar no que é mais urgente , é saber dizer não, espere e é saber jogar fora também.

Para tentar amenizar essas lacunas que eu não estava conseguindo resolver por mim mesma , depois de pesquisar, pedir sabedoria a Deus, matutar bem muito na cabeça e ponderar prós e contras, resolvi me inscrever no treinamento de produtividade da Call Daniel, a única empresa aqui no Brasil licenciada para aplicar o treinamento com o método GTD.

O treinamento

O treinamento aconteceu no Comfort Hotel aqui em Fortaleza e é a primeira vez que a Call Daniel o traz para a minha cidade. A instrutora  foi a Thayz Godinho, do Blog Vida Organizada . Também contamos com o apoio técnico do Felipe Sbrissa, que também faz parte da Call Daniel.

Foram 8 horas de teoria e muita prática, aprendendo a gerenciar tarefas e a configurar ferramentas de e-mails e afins. Aprendemos também a gerenciar a nós mesmos.

Resumindo ao máximo o que o GTD  podemos dizer que ele nos ajuda a ter uma vida mais produtiva com menos estresse, afinal, ter o controle daquilo que você tem que fazer, gerenciar o seu tempo de forma sábia, faz de você uma pessoa muito mais feliz.

Os cinco passos do GTD

Eu estou super motivada com as coisas que aprendi, mas não dá para compartilhar tudo numa postagem só, então só para deixar você um pouquinho mais por dentro do GTD, vou dividir com você os cinco passos dessa metodologia:

1 – Capturar  – consiste em anotar, seja num papel,  no seu aplicativo de notas preferido, aquilo que você tem para fazer, ou seja, as suas tarefas.

2 – Esclarecer –  essa é a parte de saber o que fazer com item que você anotou. Será que esse item pede uma ação? A resposta é sim ou não e dentro dessas suas duas respostas temos seis opções segundo o GTD para aplicarmos às anotações. Isso já simplifica demais a vida.

3 – Organizar – Agora é hora de organizar o estoque de informações.  Lembra das notas? Elas podem ser simples tarefas, podem ser projetos quando há mais de um tarefas para que se concluam, ou ainda podem ser colocadas em assuntos a tratar. Temos ainda claro, a nossa vida pessoal. Organizar, segundo o GTD é colocar cada macaco no seu galho, cada coisa n seu lugar.

4 – Refletir –  No passo refletir devemos colocar no nosso calendário tudo o que precisamos fazer naquela semana. Esse passo leva pouco tempo e será feita no que o GTD chama de planejamento semanal

5 – Engajar – o último passo é simplesmente ver o GTD acontecer, é focar na execução de tudo o que já preparamos nos passos anteriores.

Concluindo…

Bom gente, essa foi só uma palhinha do que vi no treinamento.  Aos poucos vou compartilhando aqui minhas pequenas vitórias do dia a dia e como estou implementando o GTD na minha rotina.  Sou muito grata a Deus pela oportunidade que ele me deu de poder ter participado desse treinamento , foi com certeza um dia muito produtivo e que já está começando a fazer a diferença na minha vida.

Fotos do treinamento

Foto irada no Comfort Hotel em Fortaleza com Thayz Godinho, que nos passou o treinamento e Felipe Sbrissa que auxiliou na parte técnica.

 

treinamento - GTD- Fortaleza -01

Para saber mais sobre o treinamento é só acessar a página da Call Daniel : http://www.calldaniel.com.br/treinamento-em-grupo-gtd

 

 

6 Comments

  • Reply Gabriele julho 14, 2016 at 7:37 pm

    Que bacana Dani, nunca tinha ouvido falar!

    Parece ótimo! Essa correria do nosso dia a dia deve ser administrada mesmo, pra conseguir conciliar tudo. Principalmente nós blogueiras que coma correria tem de estar produzindo conteúdo e interagindo… Estou tentando me organizar! hahah

    • Reply Daniele Leite julho 16, 2016 at 3:55 pm

      Menina de Deus, esse treinamento foi um presente. Já estou pondo algumas coisas em prática e percebi a diferença na primeira semana.
      Não é uma mágica, requer esforço, mas vale muito a pena!!
      Bjos!!

  • Reply Tatiana Maio 15, 2017 at 4:38 pm

    Olá Daniele. Conheci seu blog procurando impressões sobre o método GTD. Bom saber que funcionou para você

    • Reply Daniele Leite Maio 15, 2017 at 8:48 pm

      O GTD é complicadinho de implementar, tem que ter força de vontade. Mas não uso só ele. Vou pegando uma técnica daqui e outra dali e juntando o que for necessário para se adaptar às minhas necessidades. Uso também o Pomodoro.

  • Reply Tatiana Maio 15, 2017 at 10:37 pm

    Tentei implementar sozinha e não consegui ai vou fazer o curso que terá em Recife. O pomodoro eu uso de vez em quando (quando a situação aperta) kkkk

  • Deixe seu comentário!