personas

Para quem você escreve? Trabalhe com personas

Compartilhe!

Para quem você escreve? Trabalhe com personas

Hoje vamos falar sobre o conceito de personas. Mas antes de continuar é interessante que você saiba para quem é destinado esse conteúdo:

  • Para blogueiros que precisam de mais engajamento;
  • Para blogueiros que possuem loja e/ou produto associado ao seu blog e desejam mais conversão (vendas);
  • Para quem deseja aprender como refinar o seu público;
  • Para quem quer aprender mais sobre personas e como criá-las.

E o Emprelas nasceu também por conta das personas

Um dos motivos para eu ter criado o Emprelas foi  poder me comunicar melhor com as pessoas que têm interesse por empreendedorismo , produtividade, criatividade e  blogs.

No meu blog pessoal, sempre que eu escrevia sobre esses assuntos eu tinha picos de acesso, mas as pessoas que acessavam esses conteúdos geralmente não me seguiam nas redes sociais porque não estavam interessadas nos outros conteúdos que eu também produzia e lá eu os compartilhava também.

O conteúdo que eu levava sobre os assuntos que discorro aqui no Emprelas foram ficando cada vez mais recorrentes no meu Blog pessoal de modo a deixá-lo totalmente destoado de um blog de pessoalidades. Isso estava deixando-o uma verdadeira salada de conteúdo, para ser mais honesta , uma verdadeira bagunça. Era como se eu quisesse atrair todo tipo de leitor e acabava não me comunicando com ninguém.

Quando criei o Emprelas, em maio de 2017 vi tanto as visitas quanto o engajamento aumentarem consideravelmente no meu blog pessoal pois comecei a trabalhar com nichos. Quando os conteúdos eram misturados , meu blog pessoal recebia uma média de 500 vistas por dia.

Assim que migrei os conteúdos as visitas do meu blog pessoal caíram um pouco, mas em pouco mais de dois meses  o índice me surpreendeu e hoje a média é de 850 pessoas, alcançando picos de mais de mil em alguns dias.

No Emprelas começamos com 1.780 visitas mensais e hoje contabilizamos uma média de 36.000. Mas você pode dizer, Ah mais visita não enche barriga e eu não vejo anúncio aqui no Emprelas. Verdade, visita não enche barriga e monetizo o Emprelas com links afiliados, mas claro, de produtos que já testei, no caso aqui são livros que já li . Já meu blog pessoal tem como maior receita o Adsense.

Não generalize seu conteúdo

Quando produzimos conteúdo muito genérico, não nos diferenciamos no meio desse vendaval de blogs que existem mundo afora. Podemos até atrair muitas pessoas, mas geralmente essa pessoas não voltam. Por quê? Bom, pelo fato de  não haver aprofundamento nos temas que trabalhamos. Não dá para se aprofundar escrevendo sobre um milhão de coisas.

É preciso, portanto, pensar em restringir o seu conteúdo, a fim de atrair quem realmente esteja interessado no assunto.

Trabalhe com personas

mulher-jovem-persona

Você já ouviu falar de personas? Bom persona é diferente de público alvo. A persona é uma personagem fictícia que vai representar o seu leitor ideal e para quem você criará o seu melhor conteúdo. Se você tem algum produto atrelado ao seu blog ou revende de terceiros,com certeza irá querer atrair pessoas que convertam, ou seja, gerem vendas.

Quando você usa o conceito de persona fica mais fácil conseguir isso. Ao invés de escrever para todo mundo, você produzirá conteúdo de qualidade e específico para aquele perfil , para aquela persona.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona você precisará de dados. Quanto mais dados você tiver , mais fidedigna será essa persona.  Alguns itens que você pode coletar:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Cidade;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Educação;
  • Hobbies;
  • Objetivos de vida

Como coletar os dados?

Bom , não é porque a persona é uma personagem fictícia que você agora vai inventar os dados sobre ela, certo? Personas são representações ideais de pessoas reais e para criá-las você precisa de dados e de dados reais.

Para conseguir esses dados você pode:

  • Realizar pequisas e questionários;
  • Analisar os dados do Google Analytics ( caso você não possua um conta no Analytics, considere criar uma);
  • Analisar os dados oriundos da Fanpage no Facebook do seu blog ou negócio;
  • Tabular quais são os posts mais visitados.

Depois de coletar esses dados , é só organizar tudo numa planilha e começar a ver os interesses em comum dentro dos grupos coletados. Esse denominador comum de interesses é fundamental para que você construa sua persona.

Quantas personas posso ter?

personas

O ideal é que você não comece trabalhando com muitas personas, mas comece com uma.  À medida que a necessidade de criar outra persona surja, o faça.  Foque no interesse e não nos produtos que você vende.

Se você vende, por exemplo, vestidos de festas e sapatos não precisa criar duas personas, pois geralmente as pessoas que procuram um vestido de festa estão propensas a levar também um par de sapatos novos para harmonizar com o vestido. O foco no interesse é mais importante que o foco no produto em si.

A persona na prática

Vamos ver um exemplo mostrando a diferença entre público-alvo e persona:

Público-alvo:

Sexo: feminino

Idade: entre 18 e 35 anos

Cidade : São Paulo

Persona:

Nome : Maria Clara

Sexo: feminino

Idade:25 anos

Cidade:  São Paulo

Atividade: Designer e blogueira

Objetivos: Produzir conteúdo de alta qualidade no seu blog pessoal a fim de comercializar o seu trabalho como designer.

Resultados

Eu fiquei super feliz com os resultados obtidos após começar a trabalhar com personas nos meus blogs. Esse conceito de personas está inserido num universo mais amplo: O marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo geralmente é feito para atrair leitores para blogs de marca com o objetivo de vender um produto ou serviço, mas os blogueiros que não possuem uma marca podem fazer marketing de conteúdo sim para promover produtos de terceiros.

Se você se interessa em aprofundar seus conhecimentos sobre marketing de conteúdo sugiro a leitura do meu E-book: Marketing de Conteúdo para Blogueiros. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

 

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!