trabalhar-em-casa

Trabalhar em casa pela internet e ser produtiva: desafios

Compartilhe!

 Trabalhar em casa pela internet e ser produtiva: desafios

Vamos ser bem sinceras , quantos minutos você  leva para começar de fato o seu dia de trabalho e? Se você tem mais de uma atividade como eu, trabalha em casa ( como freela ou algo similar) e possui um trabalho formal,  pode ser bem complicado já começar a manhã motivada.

Qual o seu perfil?

Você pula da cama direto para o computador  e começa inspirada para escrever posts?  Você possui uma rotina de divulgação correta de suas postagens nas redes sociais a fim de não ter seu conteúdo classificado pelo Google com spam? Ou você faz o que dá e quando dá?

Ou será ainda que você é do time dos que nem tomam um café da manhã decente e já começam o dia na labuta, lendo e-mails, respondendo comentários, planejando como vai ser a manhã ( coisa que você deveria ter feito no dia anterior) e quando dá conta tem um monte de coisas para realizar, como por a roupa para lavar, buscar o filho na escola ou ainda decidir qual será o cardápio da semana?

Nós mulheres sempre estamos imersas em mil e uma atividades

trabalhar-em-casa

Nós mulheres com uma veia empreendedora e criativa queremos sempre fazer muito, mas algumas vezes nos deparamos com o fator tempo, com a jornada dupla e até tripla que precisamos gerenciar.

Eu vou confessar que tenho alguns dias não muito produtivos, principalmente se eu estiver naqueles dias. Fico manhosa, cheia de cólicas e com uma vontade terrível de dormir. Nessas horas eu apelo para algumas comidinhas mais energéticas, muita oração e programação cerebral mesmo.

Fico enganando meu cérebro para que ele trabalhe ao meu favor não deixando me dominar pelos efeitos da bagunça hormonal e dos pensamentos meio “deprês” que me atordoam nesse período do mês.

Você não precisa levantar de madrugada

Para ter um dia bem produtivo você não precisa levantar de madrugada. Eu já  compartilhado aqui no Emprelas os meus hábitos para acordar mais cedo e ter mais energia.  Alguns dias na semana consigo levantar às cinco da manhã. São aqueles dias em que não vou para o meu trabalho formal à noite.

Mas nos dias habituais em que trabalho tarde e noite, costumo levantar às seis ou às sete da manhã. Tendo um roteiro do que preciso fazer naquele dia X fica mais fácil e rápido executar minhas tarefas e ainda sobra tempo para ver uma série bacana na Netflix .

Crie uma rotina

trabalhar-em-casa

Quase todo mundo associa a palavra rotina a algo ruim, mas a realidade é que a rotina nos ajuda a realizar mais coisas.

Não são poucos os apelos para que fujamos da rotina. O mercado publicitário usa muito bem essa palavra para vender entretenimento. Mas o que é prejudicial  é ter  uma rotina ruim quando você tem que trabalhar com algo que  não gosta. 

É muito mais agradável começar a trabalhar energizado do que com aquela vontade incontrolável de voltar para debaixo das cobertas.

Se você leu o post que falei ( 7 hábitos para acordar mais cedo e ter mais energia), pode ver a necessidade de  agregar mais alguns hábitos à sua manhã do que simplesmente aqueles que sugeri no post ou ainda pode precisar subtrair algum. Para isso precisa testar o que mais funciona com você.

Após meu momento matinal…

Depois do meu happy hour matinal eu vou para minha tarefas, que são definidas na noite anterior e entregues nas mãos de Deus.

Entre escritas de postagens, programação de conteúdo para redes sociais e criação de banners para divulgação nessas mesmas redes eu intercalo algumas atividades relacionadas à casa, como por a roupa para lavar, estendê-la ou varrer a casa. Não faço o que dá para fazer, mas planejo o que deve ser feito.

Mantenha o foco

Enquanto estou focada numa tarefa, deligo-me das demais para garantir que vou cumprir a minha agenda. Se você não sente focado quando começa alguma atividade sugiro que leia esse post:

Como manter o foco durante o processo criativo

Para planejar as tarefas dos meus blog sempre uso além do meu Blog Planner , aplicativos como o Trello e Todoist. Ambos possuem versões gratuitas que satisfazem as necessidades de um empreendedor individual.

Comece  a planejar

Para conseguir fazer mais em menos tempo é necessário ter um plano. Você não precisa de nada sofisticado para começar, basta um caderninho de anotações ou uma agenda. Para começar bem o seu dia faça da seguinte maneira:

Anote, na noite anterior, as tarefas que precisam ser feitas no dia seguinte. Para isso use um bloquinho de papel , agenda ou um aplicativo. Mas não guarde tudo na mente ou você poderá esquecer.

Definindo as prioridades

Defina ordem de prioridade dessas tarefas por legenda. Use as legendas que ficarem mais confortáveis para você. Minha sugestão tendo como base minha atividade de blogueira.

Tarefa longa (TL) – demoram mais  e precisam ser iniciadas mais rápido, como escrever um post

Tarefa média (TM) – possuem tempo mediano, como agendar divulgação nas redes sociais

Tarefa curta (TC) – podemos resolver rapidinho, como responder um comentário

Você pode aplicar a qualquer outro grupo de  tarefas, como as de casa por exemplo. O importante é anotar e definir as prioridades , seguir o planejado e tentar não se autossabotar.

Pronto para dar uma melhorada na sua produtividade? Eu sei que nós que amamos trabalhos através da internet, pois nos dão muito mais flexibilidade, precisamos estar sempre atentas para não deixarmos de produzir.

A constância nas publicações, quando se é blogueira ou ainda a disciplina quando se está fazendo um trabalho para uma outra pessoa, como a identidade visual de uma marca , por exemplo, são importantíssimas para mantermos nosso trabalho saudável e crescente, gerando receita e nos proporcionando felicidade.

Eu desejo a você um dia cheio de boa produtividade!

Veja também como cobrar pelo seu trabalho: Quanto custa o seu design?

 

 

 

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!