otimize-suas-imagens-para-seo-1

SEO para imagens: veja como fazer

Compartilhe!

SEO para imagens: veja como fazer

Durante muito tempo eu negligenciei o poder de uma imagem otimizada por pura ignorância. Eu achava que depois de ter escrito meu post e deixado ele todo bonitinho para SEO, era só fazer o uplod da imagem e pronto.

Eu naõ preenchia nenhum daqueles campos como Alt Text (texto alternativo), Legenda, URL, descrição… tanta coisa né?

Vou confessar, dava preguiça e outra , eu achava que não fazia muita diferença preencher isso tudo já que o principal que era a imagem, eu já havia colocado.

Mas a verdade é que as imagens também precisam ser otimizadas para SEO e isso trará muito mais tráfego para os nosso blogs. Mas Como?  Calma aí que eu te explico !

O poder de uma imagem otimizada

Imagens por si só já são super engajadoras. É aquela coisa de bater o olho , chamar atenção e convidar para uma ação.  Mas vou te contar uma coisa super legal: As imagens podem fazer com que pessoas encontrem o seu blog.  Isso mesmo!

E como isso acontece? Bom, quando alguém faz uma pesquisa por determinado termo no Google,  se a sua imagem estiver otimizada para SEO, ela aparecerá nos resultados das buscas.  Não ter uma imagem otimizada é perder a oportunidade de deixar o seu trabalho visível.

Compreendendo o conceito de Alt Text

Assim com o nosso texto possui uma palavra que o identifica , ou seja, a palavra-chave, as nossas imagens também têm. Atl text , portanto é a palavra-chave da imagem, é o que a identifica.

Quando o Google for utilizado pelo usuário para pesquisar sobre um dado assunto ele não conseguirá encontrar a sua imagem, exceto se ela estiver com uma etiqueta.

Os robots do Google ainda não são capazes de reconhecer o conteúdo de uma imagem sem que este esteja especificado por meio de uma descrição.

Mas como eu faço para otimizar as imagens para SEO?

Para otimizar suas imagens é necessária uma medida muito simples, porém super eficaz: preencher o campo Alt Text quando fizer o upload de suas imagens para o seu blog. Vou ensinar a fazer  para WordPress e para Blogger.

Para WordPress

Você precisará preencher  o campo Texto Alternativo   e descrever aquilo que você vê na imagem, simples assim. Isso ajudará o Google a traduzir a sua imagem e também fará com que pessoas ao pesquisarem imagens sobre determinado assunto, encontrem o seu blog.

Não solte ou repita palavras -chave dentro desse campo de qualquer forma e procure fazer a descrição da sua imagem com no máximo sete palavrinhas.

A lacuna descrição é para informar ainda mais detalhes sobre a sua imagem, um texto mais compridinho , se você quiser pode até contar a historia da imagem , colocar links, ou seja, essa parte é o que eu chamaria de descrição longa.

Não esqueça também de preencher o título da sua imagem. No exemplo abaixo o título está como 4, o interessante seria colocar um título que tivesse a ver com a imagem.  Se eu já tivesse renomeado essa imagem o que apareceria no título seria o nome da imagem.  Vamos ver a importância de renomear mais a frente.

alt text wordpress

Para Blogger

Para colocar Text alt no blog você precisa clicar na imagem dentro do seu post, em seguida clicar em propriedades. Uma janelinha vai abrir e nela você deve preencher o título da sua imagem e também fazer a descrição dela. Protinho!

captura de tela text alt

ALT TEXT BLOGGER

A importância de renomear as suas imagens

Muita gente faz o upload de suas imagens e não se preocupa em renomeá-las. As imagens que ficam no blog permanecem com o título por exemplo DSC00145 (o original da fonte) e isso é péssimo.

Para fazer direitinho renomeie a imagem e separe as palavras utilizadas com hífen.

Exemplo:  A imagem abaixo poderia simplesmente ter sido colocada com descuido, do jeito que a tirei do meu celular. Mas ao invés de ficar DSC03439.jpg, nome do arquivo original, optei por colocar : batom-vermelho-qdb , fazendo referência ao batom da Quem disse Berenice que estou usando na foto.

Dessa forma ao subir a imagem para o seu blog, a url da imagem ficará com um endereço bonito e o melhor distinguível para os mecanismos de busca.

batom vermelho quem disse berenice

O tamanho das imagens também é outra coisa que devemos ter atenção , mas isso veremos em outro post, onde pretendo colocar dicas de  ferramentas e plugins para otimizá-las.

Convite

Criei uma comunidade fechada no Goole plus para compartilhar exclusivamente os conteúdos da série Super Blog. Não deixe de participar, dessa forma você fica por dentro dos conteúdos.


 

Bom, agora você já sabe de mais uma coisinha que pode ajudar o seu blog a ficar mais visível no Google. Não esqueça sempre de otimizar as suas imagens, é um passo simples que muita gente ignora, mas que pode fazer uma diferença bastante significativa  no longo prazo.

4 Comments

  • Reply Princesas Do Rei julho 12, 2016 at 3:43 pm

    Há mais ou menos duas semanas atrás não usávamos esse método, e após aderimos, até as visualizações aumentaram! Boas dicas!!! Beijos princesa!

    • Reply Daniele Leite julho 12, 2016 at 7:54 pm

      As imagens dão uma boa ajudada no ranqueamento do conteúdo, não é foco, mas nunca devem ser desprezadas.
      Bjos!

  • Reply Gabriele julho 14, 2016 at 7:31 pm

    Guria do céu! Obrigada, sou tão perdida que não sabia disso! hahahahaha

    Me ajudou muito! Já vou clicar em todas as imagens fazendo isso! ^-^

    http://www.umaloucaporjesuscristo.com

    • Reply Daniele Leite julho 16, 2016 at 3:55 pm

      Faz sim Gabi, isso é mais um passo para ajudar a ranquear seu conteúdo.
      Bjos!!

    Deixe seu comentário!