Quanto custa ter um blog?

Quanto custa ter um blog? veja o que você precisa ou não

Quanto custa ter um blog?veja o que você precisa ou não

Algumas pessoas que conheço e sabem que tenho um blog quase sempre fazem duas perguntas:

  • Você já está ganhando dinheiro com esse blog?
  • Quanto custa manter um blog?

A primeira pergunta é a que nós blogueiros mais ouvimos (ganha dinheiro?) e às vezes cansa. Uma analogia é a pergunta que fazem para quem acabou de casar: – Quando virão os bebês? rsrs

Manter um blog pode custar apenas seu tempo, que também é valioso, mas falando em reais, há alternativas 100% gratuitas, cabe a você decidir o que deseja.

Um blog 100% gratuito

Você pode fazer um blog que não lhe custe nem um real ou no WordPress.com ou no Blogger. Muitos optam pelo Blogger pela facilidade de criação e personalização de temas, outros preferem o WordPress pelo fato deste oferecer ferramentas diferenciadas como a possibilidade de alterar a URl do post mesmo depois dele ter sido publicado, algo que não dá para fazer no Blogger.

Já coloquei aqui no Emprelas os passos básicos para se criar um blog gratuito nessas duas plataformas e você pode conferir nessa postagem: Como criar um Blog gratuito

Mas quanto você gasta com os seus blogs?

Bom, eu uso o WordPress.org que é gratuito mas requer uma hospedagem. Para isso uso a Hostgator e pago a cada três meses uma média de 53,97 para o meu Blog pessoal, o danieleleite.com.

Para o Emprelas divido a hospedagem com meu marido, pois ele tem um plano que suporta a instalação de outros sites.

Ainda possuo despesas com domínio cujo pagamento é anual é em média me custa 80 reais por ano (dois domínios)

O meu Blog pessoal se paga sozinho, graças a Deus e ainda gera lucro. O Emprelas está no começo e posso dizer que ele é pago pelo danieleleite.com.

Outros recursos

Ainda há outros recursos que podem ser necessários quando se tem um blog. Eu uso um editor de vídeos pago, pois o Movie Maker não estava suprindo minhas necessidades e invisto R$140 reais por ano na licença desse editor.

Ainda pago um serviço em nuvem que me custa R$84,00 anuais. Uso esse serviço não apenas para guardar os backups do meu blog, mas inúmeros outros materiais de design que não cabem no espaço interno do meu computador.

Para quem está começando

Para quem está começando e já quer algo mais profissional recomendo o WordPress. Você contratar um plano no Wodpress.com ou ainda uma hospedagem, que sai bem mais em conta do que um plano mensal.

As vantagens do WordPress são muitas em relação a outros serviços.  Com O WordPress você pode instalar plugins que facilitarão a sua vida, além de poder traçar estratégias de SEO, utilizando palavras-chave. Contará também com vários temas gratuitos disponíveis no diretório do WordPress.org e que dependendo da fonte, pode ser totalmente personalizável.

Para quem está sem pode investir muito

Mas se você não está podendo arcar com os custos de uma hospedagem no momento, crie o seu blog no Blogger e invista num domínio personalizado. Não vai custar nem 5 reais mensais para você ter o seu endereço na web.

Você pode também lançar mão de templates gratuitos em sites confiáveis ou de templates pagos por um preço mais em conta em sites como o Etsy.

Ficou alguma dúvida?

Ficou alguma dúvida sobre custos que não respondida nessa postagem? Deixe seu comentário para que eu possa tornar esse post mais instrutivo. Grande abraço!

4 Comments

  • Reply Lary Zorzenone agosto 1, 2017 at 8:46 pm

    Quero comprar meu domínio ainda esse ano. Precisa de cartão de crédito? Porque não tenho…

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 3, 2017 at 1:20 pm

      Na verdade não precisa. Você pode comprar o seu domínio e escolher a opção de pagamento boleto bancário. A parte chata de comprar por boleto é que demora três dias para compensar, mas dá certo!
      Bj!

  • Reply Marina setembro 20, 2017 at 12:59 pm

    Como você consegue monetizar o seu outro blog?

    • Reply Daniele Leite setembro 20, 2017 at 8:49 pm

      Olá Marina, no momento monetizo com o Adsense e com links afiliados. Graças a Deus o Blog se paga sozinho e ainda sobra um dinheirinho. Algo que sou muito grata pois ele tem apenas 1 ano e 6 meses. Mas já estou planejando incluir outras formas de monetizar além dessas duas que citei para você, inclusive já escrevi aqui um post mostrando cinco maneiras de começar a ganhar um dinheirinho com blogs5 maneiras e monetizar o seu Blog. Afinal, embora nós trabalhemos com muito amor, precisamos pagar as continhas né rsrs Bjs!!

    Deixe seu comentário!