Psicodinâmica-das-cores

PSICODINÂMICA DAS CORES PARA O SEU BLOG

Compartilhe!

PSICODINÂMICA DAS CORES PARA O SEU BLOG

Já se perguntou como as cores escolhidas para compor o layout do seu blog podem impactar na experiência do usuário, ou seja, dos leitores do seu blog? A cor escolhida vai muito além da estética, ela tem a ver com o que você quer comunicar aos seus leitores. Vamos saber mais?

A classificação das cores

As cores podem ser classificadas (classificação principal) em primárias, secundárias e terciárias. As cores primárias são as cores puras que não precisam ser combinadas com ouras cores para existirem. São elas: o vermelho, o amarelo e o azul. Quando combinadas, ela dão origem a outras cores, como no figura abaixo. O resultado da combinação é o que chamamos de cores secundárias.

1

A cor a comunicação

Quando bem utilizada, a cor é uma forma de melhorar a leitura dos textos e dos símbolos da sua postagem ou qualquer que seja o veículo de mídia utilizado, porém, quando mal empregada pode tornar a experiência do usuário frustante.

Eu já visitei vários blogs, faço isso todo dia, e me deparo com verdadeiros crimes cromáticos, sem contar também, claro, as incongruências no design, com propagandas que não se harmonizam com os posts ou o excesso delas ou cores que não se sintonizam.

Mas o design é assunto para uma outra postagem, então, vamos voltar às cores. Como já falei a cor comunica algo e você precisa definir o que você quer passar com o seu blog ou negócio, para então escolher as cores certas a serem utilizadas nele.

 

A utilização da cor

É inegável o impacto que a cor traz a um ambiente ou objeto. Peças mais coloridas chamam a nossa atenção e quando bem utilizadas tem o poder nos prender.

Mas a cor na comunicação visual vai além, possuindo uma ação tríplice: impressionar, expressar e construir. A cor impressiona porque é vista, ela impressiona a nossa retina.

Ela provoca emoções, ou seja, expressa sentimentos, desejos, estados de espírito e também possui a capacidade de construir, pois  carrega em si um significado e é capaz de comunicar uma ideia.

O significado das cores

As cores produzem sensações cromáticas polarizadas, ou seja, ora essas sensações são positivas, ora são negativas, dependendo do contexto. Um exemplo clássico disso é a cor branca, símbolo de paz e harmonia no ocidente e de tristeza e luto no oriente, em particular, na Índia.

1

2

3

4

5

6

Como usar as combinações de cores no seu blog?

Como eu falei no início da postagem a cor sempre transmite uma ideia, uma sensação. Saber combinar é a grande sacada. Há alguns critérios de legibilidade que são usados para facilitar a leitura, como por exemplo é legível um fundo branco com a letra preta ou azul escuro.

Vou deixar uma tabela de legibilidade das cores para quem quiser baixar aqui no final do post. Agora vamos ver  alguns blogs e como as cores utilizadas nos seus temas e o que cada combinação transmite:

1 – Blog Dia de Beauté

O blog Dia de Beauté , da jornalista Vic Ceridono, é um blog com um estilo mais clean . O visual é super limpo e a escolha das cores azul e branco com leves pitadas de rosa, transmitem confiança, feminilidade e fazem a leitura ser bem agradável.

2

2- Blog Camila Coelho

Antes de ser famoso o blog era mais menininha com cores rosa e azul clarinho. Depois que a Camila Coelho eclodiu como uma blogueira mundialmente famosa a proposta mudou. O preto e branco com pequenos detalhes na cor rosa dão ao blog um ar sofisticado, elegante, sem contudo deixar de deixá-lo bem feminino.

4

3- Blog Coisas de Diva

Rosa com preto é uma combinação clássica de elegância e feminilidade, assim como as divas que escrevem para o Blog.

5

4 – Blog Princesas do Rei

Um blog com cara de princesa todo rosa e branco, cores que transmitem bem essa ternura que só as princesas têm. As meninas acertaram nas cores que combinam perfeitamente com o título e a proposta do blog.

6

Bom, meninas é isso. Espero que a postagem possa ajudar vocês a escolherem as cores certas para os seu blogs , mas claro, repeitando o gosto de pessoal de cada uma e ajudando a transmitir a mensagem que vocês querem passar e a personalidade de vocês. Afinal, blogs pessoais devem refletir a essência de quem os escreve. Como prometi, vocês podem baixar aqui a tabela de legibilidade das cores. É um material simples, que mostra quais cores de letras ficam bem em determinadas cores de fundo e  que é interessante ter para consulta.

Baixar tabela de legibilidade

button

Tenham um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

6 Comments

  • Reply Simone Abril 22, 2016 at 2:51 pm

    Gostei muito do post, já cometi alguns erros de cores no meus blog antigo, beijos
    http://www.charme-se.com

    • Reply Daniele Leite Abril 22, 2016 at 7:09 pm

      Eu também Simone já cometi cada pecado cromático no meu blog, mas é assim mesmo, estamos sempre aprendendo. Bjos!

  • Reply isabel borgert Abril 22, 2016 at 3:10 pm

    Boa tarde,
    Ah a sutileza das cores…, cada um de nós tem suas preferências, uns preferem as cores mais vivas outros as mais delicadas, confesso que minha preferência varia conforme o humor, no geral prefiro as cores fortes.
    Espero que minha vida seja sempre muito colorida.
    Lindo seu texto.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite Abril 22, 2016 at 7:11 pm

      Obrigada isabel!!! As cores são muito ligadas sim ao jeito de ser de cada pessoa, encontrar a medida ideal entre gosto e harmonização das cores é a grande sacada. Eu gosto de cores fortes também, embora prefira as cores mais suaves. Espero também que sempre haja cor na minha vida, pela graça de Deus. Bjos!!

  • Reply Harmonize sua Casa setembro 30, 2016 at 5:18 pm

    Muito legal. Adorei o post, parabéns. Abraços.

  • Deixe seu comentário!