PROTEJA O SEU BLOG (EVITE HOTLINKS DE IMAGENS E CÓPIA DE CONTEÚDO)

Compartilhe!

PROTEJA O SEU BLOG (EVITE HOTLINKS DE IMAGENS E CÓPIA DE CONTEÚDO)

Ninguém gosta, pelo menos em sã consciência, de ter seu conteúdo copiado. Imagina só aquela postagem que você levou horas para fazer e alguém simplesmente copiou tudinho.

Nem teve a decência de apenas se basear no seu conteúdo e fazer o próprio, não, roubou mesmo na cara dura. Dá raiva não é mesmo? Mas algumas medidas simples podem dificultar a cópia de textos e imagens do seu blog.  Outra coisa que é muito comum e prejudicial para os blogs é a prática de hotlinks de imagens. Mas o que são os hotlinks de imagens?

 

Hotlink de imagem é quando você pega o link de uma imagem de um blog ou site e coloca no seu sem antes hospedar essa imagem. Isso acaba roubando espaço, o que é péssimo para quem paga por um serviço de hospedagem.

Como se prevenir dos hotlinks, das cópias de textos e de imagens no WordPress

Para evitar as cópias de conteúdo, imagens e  o famoso hotlink de imagens você pode lançar mão de plugins de proteção se utilizar a plataforma WordPress. Eu uso no um blog e vou deixar aqui o link para quem quiser instalar. Assim, você  pode dificultar a ação dos ‘ciberpreguiçosos’.

1 – WP- Copy Protect

Com esse plugin vai ser difícil alguém copiar os seus textos, pois ele além de desabilitar o botão direito do mouse, faz isso também com a seleção de textos. Ao desabilitar o botão direito do mouse vai ficar mais complicado alguém pegar os links da sua imagem para fazer hotlinks.

DOWNLOAD DO PLUGIN: https://wordpress.org/plugins/wp-copy-protect/

2 – WP Content Copy Protection & No Right Click

Esse plugin também bloqueia a seleção de textos e o uso do botão direito do mouse. Você também pode definir um texto que será exibido toda vez que alguém tentar roubar o seu conteúdo.

DOWNLOAD DO PLUGIN: https://wordpress.org/plugins/wp-content-copy-protector/

 

Para quem usa a plataforma Blogger

O Blog da Elaine Gaspareto traz várias dicas de códigos super bacanas para você proteger seu conteúdo e suas imagens. Esse blog foi de grande ajuda pra mim quando eu usava a plataforma Blogger. Você conferir as dicas aqui: BLOG DA ELAINE GASPARETO  .

 

Lembre -se que é plágio é crime. Vamos disseminar boas práticas no mundo digital, nada de copiar conteúdo alheio ou roubar banda através de hotlinks de imagens. A blogosfera agradece.

16 Comments

  • Reply Mariana Chaves Abril 13, 2016 at 6:02 pm

    Informação mega útil ;)
    Adicionando plugin em 3,2,1…

    • Reply Daniele Leite Abril 13, 2016 at 7:10 pm

      É sempre bom ter um plugin que evite cópias. Imagina aquele conteúdo que levou horas ser plagiado em segundos? Dá muita raiva…

  • Reply DAYANE Abril 13, 2016 at 6:30 pm

    eu não sabia, adorei !

  • Reply Simone Abril 14, 2016 at 12:48 pm

    Amei, não conhecia estes plugins, vou instalar no meu blog, beijos ♥

    • Reply Daniele Leite Abril 14, 2016 at 1:37 pm

      É sempre bom proteger os conteúdos que criamos. Eu testei o resultado do plugin e realmente funciona direitinho. Não dá para selecionara nadinha. Beijos!!

  • Reply isabel borgert Abril 19, 2016 at 10:57 am

    Olá
    Proteger o blog, é uma tarefa complicada que demanda tempo e dinheiro, esta sua dica é muito importante, afinal dá muito trabalho escrever.
    Muitas vezes , dedicamos longas horas em pesquisas, adotei suas dicas que são ótimas e nos ensinam muito.
    Bjs bom dia!!!

    • Reply Daniele Leite Abril 19, 2016 at 1:02 pm

      Verdade. Nos esforçamos tanto e não é justo alguém simplesmente copiar e colar o nosso conteúdo. Os plugins dificultam bastante a ação dos plagiadores. Fico feliz em ajudar!
      Bj!!!

  • Reply Isabel Borgert Maio 13, 2016 at 7:54 pm

    Dani
    Que informação útil, achei bem importante esta dica para proteger o blog, já tive muitos problemas.
    devemos estar muito atentos pois muitos não se importam em criar conteúdos e se folgam as custas do esforço que fazemos.
    A falta de profissionalismo as vezes é absurda.
    Muitas vezes as pesquisas que fazemos para produzir um texto demandam horas de trabalho depois horas de revisão, não é fácil.
    Bj parabéns pelo excelente texto.

    • Reply Daniele Leite Maio 13, 2016 at 11:41 pm

      Isabel, posso te chamar de Bel? rsrs Olha só eu já soube de pessoas que copiaram conteúdos inteiros na maior cara de pau e puseram nos seus blogs. Isso prejudica muito o nosso trabalho porque o conteúdo fica duplicado para os mecanismos de busca e as visitas que viriam para o nosso blog acabam indo para o blog vampiro. Mas sempre que eu souber de alguma novidade ou plugin novo que puder ajudar nessa tarefa, compartilharei aqui.
      Deus abençoe nosso trabalho que é feito com dedicação!!!
      Bjos e obrigada!!!

  • Reply Isabel Borgert setembro 19, 2016 at 3:57 pm

    Excelente post, é horrivel ser copiado, hot link então chatissimo.
    Vou instalar e me precaver.
    Bjs boa semana.

    • Reply Daniele Leite setembro 19, 2016 at 11:42 pm

      Querida Isabel, instale sim e se precisar de ajuda com algo é só me avisar! bjo!

  • Reply cabideempregos Janeiro 26, 2017 at 12:33 am

    Muito obrigado pelas dicas dos Plugins, estava precisando de um a tempos, mesmo sabendo que se ir na opção imprimir dá para copiar todo o texto sem nenhum problema, mas com o plugin complica MAIS para quem gosta de plagiar conteúdo. Abraços, e a paz!

    • Reply Daniele Leite Janeiro 27, 2017 at 5:27 pm

      É verdade, quem quer copiar sempre acha um jeito, mas é bom que nós dificultemos a ação de quem pratica tal coisa. Abraços!

  • Reply cabideempregos Janeiro 26, 2017 at 12:35 am

    Aah, gostaria de dizer que o link do 2 Plugin não está com a opção de clique, tentei clicar para ir ao site para efetuar o download e não consegui, tive que usar o método de colocar na opção Imprimir para poder copiar e colar o URL e baixar. Só um Feedback!

    • Reply Daniele Leite Janeiro 27, 2017 at 5:26 pm

      Obrigada pelo Feedback! vou consertar o problema!

    Deixe seu comentário!