promoções em redes sociais

Promoções nas redes sociais: Faça da maneira certa!

Promoções nas redes sociais: Faça da maneira certa!

O que você faria na internet para ganhar uma maleta de maquiagens numa promoção? Ah! eu curtiria  fotos, compartilharia posts, até porque não custa nada e eu posso ganhar a maleta não é? O potencial das promoções nas redes sociais para o seu negócio é incrível. Diariamente , diversas empresas usam esse artifício para atrair clientes, para engajá-los e para tornar suas marcas presentes na vida dos consumidores.

Os Objetivos dos sorteios e promoções

Ao fazer uma promoção você precisa definir de antemão qual o seu objetivo. Você pode simplesmente querer mais curtidas na sua página do Facebook ou ainda mais seguidores no Instagram. Você pode querer gerar mais tráfego para o seu Blog ou para o Blog da sua empresa. Uma promoção pode ter como alvo:

  • Gerar mais tráfego para o seu blog ou site;
  • Gerar mais seguidores nas suas redes sociais;
  • Aumentar o engajamento dos seus consumidores com a sua marca;
  • Tornar um produto ou serviço conhecidos;
  • Ser uma estratégia de lançamento da marca;
  • Vender um produto etc

Vamos ver exemplos?

Exemplo 01: Lola Cosmetics no Facebook

Com certeza você já deve ter ouvido falar da marca de cosméticos veganos Lola. Eles tem um marketing super bacana nas redes sociais e promovem sorteios que engajam o público e atraem cada vez mais entusiastas para o negócio.

Eu já participei de vários sorteios e embora nunca tenha ganhado nenhum, continuo participando e curtindo a página da marca, pois é uma empresa com a qual simpatizo, mas se não fossem os sorteios nas redes sociais eu demoraria bem mais para conhecer.

Lola Cosmetics

As promoções geralmente pedem que você maque três  amigas na postagem e curtam o página da marca. Essas três amigas também vão ter que indicar mais três amigas para participar do sorteio e dessa forma a Lola aumenta o alcance dos seus produtos e  faz a alegria da mulherada e tudo isso com um investimento baixo.

Exemplo 02: The Burgers on the Table no Instagram

Definido o objetivo é hora de pensar no que você vai sortear e como estruturar essa promoção dentro da suas condições financeiras. Vou dar o exemplo aqui de uma promoção que a hamburgueria  The Burgers on The Table realizou no seu Instagram. 

promoção nas redes sociais

Os elementos utilizados pela empresa  foram um cartaz bem elaborado que só de olhar já desperta a fome (tem psicologia das cores aqui).

O prêmio oferecido por eles dá para comer um dos combos do cardápio  e ainda sobra dinheiro (sei porque sou cliente e fã dessa hamburgueria) , então , já que provavelmente você não vai comer o hambúrguer sozinho, vai gastar um pouquinho na hamburgueria.

Se você for fã de hambúrgueres artesanais como eu, vai fazer a propaganda de graça para os amigos e dessa forma a rede de pessoas que vai conhecendo a marca aumenta e probabalidade de vendas também.

A promoção do jeito que foi concebida vai redundar em:

  • Maior visibilidade da marca;
  • Mais seguidores no perfil do Instagram
  • Vendas, pois provavelmente o ganhador do sorteio vai levar alguém junto, quem sabe até um grupo de amigos;

Por que as promoções são boas?

As promoções são boas porque as pessoas dedicam seu tempo em busca de alcançar um produto ou serviço que nem sempre teriam acesso , por condições financeiras, por exemplo. Portanto, não medirão esforço para participar e se tiverem que indicar amigos, o farão sem pestanejar.

Excetuando-se aqueles “promomaníacos” que não nem querem saber qual é o prêmio, mas só querem ganhar alguma coisa, um sorteio faz com que um público em potencial para o seu negócio possa encontrá-lo.

As promoções não são algo novo, mas sofreram uma adaptação por conta da era digital. Nas mídias digitais as promoções têm o objetivo de prender a atenção do consumidor
enquanto navega na internet e dessa forma levá-lo a consumir o produto ou serviço oferecido, seja numa loja física , seja numa loja virtual.

O lado ruim das promoções

Não dependa exclusivamente de promoções para fazer sua marca, seu blog,  produto ou serviço se destacarem no mercado, até porque você pode acabar refém delas e atrair seguidores que só querem uma coisa: ganhar brindes. Bom, você deseja vender seu produto e não dá-lo de graça não é mesmo?

Não queira fãs vazios, queira fãs que realmente estejam interessados no que você tem a oferecer. Faça promoções, mas faça com moderação.

Como fazer a sua primeira promoção

Enumerei alguns passos que vão ajudar você a fazer a sua primeira promoção:

  • Defina seu objetivo;
  • Escolha a rede social (Facebook, Twitter, Instagram…;);
  • Escolha o produto;
  • Defina a abrangência do sorteio (nacional, regional, local);
  • Defina o que deve ser feito pelos participantes;
  • Defina um início e um término para o sorteio;
  • Divulgue!

Conheça as regras de cada rede social

Atente sempre para as regras de cada rede social quanto o assunto for criar uma promoção. O Facebook, por exemplo, é o mais criterioso quanto ao assunto: 

Permitido no Facebook:

  • Coletar o envio de participações através de postagens diretas e mensagens;
  • Usar os likes como mecanismo de votação;
  • Solicitar envio de participação através de comentários em imagens

O que não pode no Facebook:

  • Solicitar marcações com tags em imagens cujo usuário não aparace;
  • Usar postagens na página dos usuários para mensurar a participação;
  • Conexões de amigos e Linhas do Tempo pessoais não devem ser usadas para administrar promoções (por exemplo, frases como: “compartilhe em sua Linha do tempo ” ou “compartilhe na Linha do tempo de seu amigo ” não são permitidas).

Se for utilizar o Facebook, sempre faça a promoção usando um aplicativo para sorteios e não deixe de esclarecer que o Facebook não tem nada a ver com a sua promoção, isso é regra que você pode conferir nos termos de uso na rede social. Fazendo tudo direitinho, além de ter uma base de dados, será possível fazer seu sorteio de forma mais transparente.

Gostou das dicas? Que tal criar a sua primeira promoção? Não esqueça de me convidar para conferir! Sucesso!!!

 

 

 

4 Comments

  • Reply Célia Guimarães julho 30, 2017 at 12:57 pm

    Oi Dani, amei a dica. Eu estou pensando em fazer um sorteio em meu blog, mas não sabia como começar e nem tinha coragem. Sua explicação me deu uma impulsionada.
    Obrigada, beijos!

    • Reply Daniele Leite julho 31, 2017 at 12:33 am

      Que bom Célia!! Fico feliz! Em breve farei um sorteio de desapegos lá no meu Blog Pessoal. Não esqueça de participar! Bj!

  • Reply Jaqueline julho 30, 2017 at 2:02 pm

    Adorei.. Dani você n sabe como esse post me ajudou, tenho pensado nisso ha algum tempo, so nao tinha noção de como fazer, e essas informações tiraram mtas duvidas minhas sobre sorteios! obg😘
    http://www.blogprincesacrista21.blospot.com.br

    • Reply Daniele Leite agosto 4, 2017 at 7:09 pm

      Fico feliz que tenha ajudado Jaqueline!! Quando fizer um sorteio me avise para eu participar ok?
      Bjs!

    Deixe seu comentário!