Plugin commentluv – Por que eu não uso mais?

Compartilhe!

Plugin commentluv – Por que eu não uso mais?

Um pluggin que eu achava muito interessante era o commentluv, que possibilitava cada pessoa que comentava no meu blog, caso tivesse um blog, deixar automaticamente o link do último post.

Durante muito tempo achei que isso era uma coisa boa, que iria atrair pessoas para o meu blog a fim de comentarem e interagirem, mas na verdade isso aconteceu muito pouco. Comecei a receber uma chuva de spans, com comentários rasos, às vezes de um apalavra apenas, a fim de única e exclusivamente ganharem um link apontando para o seus blogs.

O pluggin acaba atraindo aquelas pessoas que querem apenas ganhar um link no seu blog e deixam comentários toscos do tipo: gostei do suco, legal, que bom, mas claro, atrelado a esses comentários pobres comentários, que provam que a pessoa nem se deu ao trabalho de ler o post , estão , claro os links para os blogs dessas pessoas.

O commentluv gera tráfego de baixa qualidade

O que todos os blogueiros querem é gerar tráfego de alta qualidade, de pessoas que realmente estão interessadas no seu conteúdo e não apenas em ganhar um link para os seus blogs. O comment luv faz justamente aquilo que não queremos: atrai muitas pessoas que não querem nada com o nosso blog, ah na verdade não é bem assim não é mesmo, elas querem algo:  um link!

Mas o que é um link dofollow?

É um link que é seguido pelos motores de busca (Google, Bing…;). Para ficar bem posicionado nos motores de busca é interessante que seu blog tenha não apenas quantidade, mas uma boa qualidade de links dofollow em outros blogs ou sites.

Se o seu blog possui vários destes links em outros blogs, os motores de busca irão ler esses links e darão um voto de confiança para o seu blog melhorando seu posicionamento nos resultados de busca com o passar do tempo.Mas não basta apenas ter links em outros sites ou blogs, é preciso que esse blogs tenham relevância de conteúdo e tráfego de qualidade.

 

Mas então por que o commentluv não é interessante para o seu blog?

workspace-766045_1280

O commentluv deixa links de terceiros no seu blog e muitas vezes sem contexto algum. Se seu blog é bem visitado, ele vai atrair cada vez mais pesoas que só vão querer um link para o blog ou site deles, mas não vão de dar um link de volta e o pior, esse link pode apontar para o conteúdo ruim.

Se dado site ou blog não tiver muitas visitas isso vai prejudicar o posicionamento do seu blog nos mecanismos de busca, pois o seu blog aponta para um conteúdo que não recebe tráfego, em contrapartida o blog que deixou o comentário com link no seu site, mesmo que o comentário tenha sido do tipo: “ legal”, se beneficia do fato do seu blog ter conteúdo relevante e uma média de acessos considerável.

Se o seu blog também aponta para um blog que é mal escrito, ou seja, com conteúdo de baixa qualidade e relevância, isso também prejudica a indexação dele. O Google e outro motores de busca entendem isso como uma coisa negativa e você perde pontos, você perde credibilidade.

 

Um monte de comentários No Sense

comentário

De uns tempos para cá comecei a perceber uma chuva de comentários no meu blog do tipo: “que legal”, “que boa receita” “Gostei disso”. Havia um padrão em cada u desses comentários, claro, um link era deixado, e os sites que o deixavam era aqueles do tipo: “Emagreça agora”, e o comentário estava na minhas postagem sobre sucos Detox, ou ainda um site de decoração dizendo que o meu post sobre decoração com rosa quartzo era “ Legal”.

Agora pergunto a vocês, que serventia têm esses comentários? Não estão perguntando nada, não querem tirar dúvidas, não querem de forma sincera parabenizar a postagem e agradecer pelo conteúdo, mas simplesmente querem deixar um link.

Mas e os links que são deixados nos comentários(sem o plugin) são ruins?

Não, com esses links que geralmente são deixados por quem também tem um blog não há com o que se preocupar. Esses links são chamados de nofollow e não contam para fins de rankeamento, apenas para que a pessoa deixe seu endereço no seu blog e assim você possa visitar a sua página ou alguma outra pessoa que viu o endereço também o possa.

O  atributo “nofollow” oferece uma maneira para que os webmasters digam aos mecanismos de busca:  “Não siga links desta página” ou “Não siga este link específico”, ou seja, O Google não segue esses links e isso quer dizer que ele não transfere o PageRank .

Mas o que é o PageRank?

PageRank é a avaliação da relevância de uma determinada página da web, como a postagem de um  blog, por exemplo. Para calcular o valor do PageRank de uma página, o Google considera tanto a quantidade como a qualidade dos links que recebe, além do contexto em que estão inseridos esses links. Não adianta ter vários links fora de contexto, ou seja, links que apontam para páginas cujo conteúdo nada tem a ver com o link ou com o post do qual ele saiu.

Opinião de um especialista

Eu estava sinceramente encucada com esse plugin que vi em um outro blog e que, na época,  estava sendo aclamado como uma boa alternativa de gerar tráfego. Consultei os especialistas da Rock Contente, empresa líder no Brasil em Marketing de Conteúdo,  opinião de quem entende muito do assunto foi a seguinte:

print-de-tela-rock-content

Acho que ninguém que que seu blog ou site se torne um cabide links e acabe sendo penalizado pelo Google não é mesmo? Por isso é melhor pensar duas vezes antes de instalar esse plugin. Prefira a velha maneira mesmo, onde o blogueiro amigo deixa o link do blog dele ali, você retribui a visita, comenta de forma contextualizada ,  depois de ler o post de verdade, e tudo fica bem, porque esse tipo de link é nofollow e como já vimos aqui não te prejudica.

Para finalizar

O links dofollow devem usados quando você tem confiança no conteúdo para o qual aponta, por isso é muito perigoso deixar isso a cargo das pessoas que visitam o seu blog e atrelar essa linkagem a comentário feitos por terceiros. Afinal, alguns virão comentar apenas pelo link que conseguirão do seu blog ou site e moderar cada postagem, a fim de atestar a relevância do conteúdo e a confiabilidade do blog do autor do comentário pode ser uma tarefa bem cansativa, além claro de atrair toda sorte de comentários inúteis. Dessa forma, eu não recomendo mais o uso do plugin commentluv .

Quer saber mais sobre SEO, que tal um material gratuito para você aprofundar os seus conhecimentos? Se tiver interesse é só baixar esse material AQUI.

Palavra do dia: E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos1:15

Super Blog

 

5 Comments

  • Reply isabelborgert novembro 16, 2016 at 9:33 pm

    Dani
    Já tive muitos problemas com spam, não sei como tem gente capaz de perder tempo enviando esse tipo de coisa.Este teu post é muito esclarecedor.Com certeza vou ler com muita atenção porque como não entendo da área tenho mais dificuldade em assimilar o conteúdo.
    Bjs boa semana,

    • Reply Daniele Leite novembro 20, 2016 at 2:22 am

      Tem gente pra tudo não é mesmo? Aqui no blog também recebo muito spam, mas vou moderando. Obrigada pelo comentário!
      Bj! Ótima semana!

  • Reply Marcelo Abril 9, 2017 at 10:44 pm

    O problemas são os spanner automáticos feitos por programas e o commentluv deixa rastros por isso eles acham, mas tem plugin como “All In One WP Security” que ajudar a impedir esse tipo de coisa

  • Reply Marina Abril 17, 2017 at 11:12 pm

    Oi Daniele Tudo Bem?

    Achei esse artigo exatamente procurando informações para saber se é benéfico ou não usar o commentluv. Até então estava pendente realmente a não usar, mas queria mais detalhes para formar uma opinião que não me arrependesse depois.
    Seu artigo me ajudou muito a enxergar alguns detalhes que eu não tinha visto, muito obrigada.
    Gostei muito do seu blog e vou adicionar aos favoritos.
    Assim como vou me inspirar também para que o meu também cresça.

    Sucesso e obrigada pela postagem DE VERDADE, me ajudou.

    Abraço!

    • Reply Daniele Leite Abril 19, 2017 at 11:38 am

      Olá Marina, tudo bem sim, graças a Deus.
      Por muito tempo eu usei o commentluv, mas especialistas da área como a RockContent me orientaram a não mais fazê-lo. Quando eu usava havia sim um fluxo maior de comentários, mas o intuito era apenas ganhar o link. Recebi alguns comentários descontextualizados, provando que a pessoa nem sequer havia lido a postagem.

      Eu que agradeço Marina e fico feliz por ter ajudado!!
      Sucesso pra você também!!! Grande abraço!

    Deixe seu comentário!