concursos

7 passos para organizar seus estudos para concursos

7 passos para organizar seus estudos para concursos

1 – Faça uma lista dos cargos que mais o atraem

Para começar os estudos você precisa saber o quer. Qual o cargo dos seus sonhos? Faça uma lista com os concursos mais atraentes para você.

Vá anotando sem medo e depois refine essa lista, retirando dela as cidades para quais você não iria de jeito nenhum ( por exemplo, alguns concursos federais só possuem lotação em Brasília), vendo quais cargos não combinam com a sua personalidade e você acharia uma tortura,   considere também a jornada de trabalho , os vencimentos e a sua formação.

Se você não vê problema em fazer o que não gosta e só pensa no dinheiro vai ficar bem mais fácil escolher.

2 – Defina um conjunto de matérias básicas a todos os concursos

Com a listinha básica de concursos do seu interesse em mãos, está na hora de ver quais as matérias comuns a todos eles. Dessa forma você pode separar o material de estudo e começar a base da sua aprovação. Esse é um passo básico e essencial para dar um start nos estudos.

 

3 – Defina no máximo dois conteúdos específicos para se aprofundar

Não adianta querer abraçar o mundo. Se você desejar estudar para todos os concursos que existem não vai passar em nenhum. Por isso, escolha no máximo conteúdos específicos de dois concursos diferentes para estudar.

Note que estou falando aqui de matérias específicas. Caso você já esteja afiado para as matérias básicas , comuns à maioria dos concursos, pode ser o caso de tentar aquela prova que não foi programada, mas cuja a específica pode ser assimilada num período de um a dois  meses, entre o edital e a prova.

4 – Elabore um horário de estudos real

Seja realista na hora de criar o seu horário de estudos. Se você nunca estudou para concursos antes será normal querer fazer aquele horário mega completo deixando livre apenas poucas horas a serem divididas entre alimentação e higiene.

Conheço pessoas que fizeram isso e ficaram exauridas não só mentalmente como fisicamente.O abatimento era visível na face. Elas conseguiram o que queriam mas ficaram bem acabadinhas, mas também nada que não pudesse ser revertido um poucos meses.

Não estou dizendo que você não consiga fazer isso que essas pessoas fizeram, mas antes de virar o samurai dos concursos é bom começar aos poucos.

Acrescente uma dificuldade por vez, como em um jogo. Do contrário, se você não estiver muito focado pode acabar perdendo a motivação ou se já começar num ritmo louco demais , sem comer direito e descansar o corpo, pode adoecer.

5 – Seja fiel ao cronograma estabelecido por você

Não sabote o seu plano, trocando seu momento precioso com o Direito Constitucional, por exemplo, por 40 minutos de seriado no Netflix. Deixe o seriado para o próximo passo: o momento de lazer.

6 – Tenha momentos de descanso e lazer definidos

Ter momentos para espairecer sua cabeça e energizar o seu corpo deve estar no seu plano de organização quando o assunto for estudar para concursos. Sem esse tempo precioso, ficamos ansiosos e estressados e acabamos não rendendo o suficiente nos estudos. Esse tempo é ainda mais relevante se você além de estudar também encara um trabalho formal de 8 horas diárias.

7 – Organize algumas definições  em esquemas

Um assunto chato pode ficar muito mais interessante se você transformá-lo em um esquema. Use e abuse da criatividade e lance mão de canetas coloridas e post-its para incrementar seus esquemas.

O legal é que quando você precisar revisar um assunto, o esqueminha vai tornar essa revisão muito mais ágil, além de ajudá-lo a memorizar e aprender aquele assunto.

Agora é por em prática esses passos e começar a se organizar no estudos para concursos. Desejo sucesso e espero que ainda haja concursos pela frente. Vamos ter fé que as coisas hão de melhorar.

Palavra do dia: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.  Efésios 3:20

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!