Seu empreendimento

O seu blog como seu empreendimento

O seu blog como seu empreedimento

Quando se fala em criar um blog muitos pensam: – Ah mas já existe tantos, vou ser apenas mais um na multidão. Ou ainda dizem: – Isso não deve dar dinheiro, só trabalho.

Não vou desmentir a segunda afirmação, pois blog dá sim muito trabalho, mas dá retorno também. Porém, para isso você deve ser persistente e caprichoso.

Um mercado concorrido

Não é segredo nenhum que o mercado dos blogs está cada vez mais concorrido, mas também o número de pessoas que estuda, se especializa e entrega algo de valor está  menor.

Você não precisa de um público enorme para começar, mas um público engajado, ainda que pequeno, pode ser muito mais interessante para o seu negócio digital.

Quando eu comecei o meu blog pessoal ouvi muitas críticas de amigos. Coisas que machucaram, do tipo: “Ah agora acha que é blogueira”, (naquele tom jocoso) ou então ” Você pensa que isso dá dinheiro? Vai estudar, fazer uma pós que é melhor!”

Eu não deixei de estudar porque virei blogueira

Bom, eu não deixei de estudar porque virei blogueira, pelo contrário tive que estudar ainda mais. Terminei minha pós-graduação, e pretendo fazer  mestrado e o que eu achar que seja útil para minha vida, mas nada para agradar A ou B.

Quero fazer algo porque vejo que é a minha paixão, que ajude outras pessoas  e que me sinta bem em realizar .

O meu blog pessoal (Danieleleite.com) se sustenta e gera lucro. Demorou um ano para que isso fosse realidade e olha que foi rápido. Conheço blogs que demoraram muito para gerarem alguma receita aos seus donos.

E agradeço a Deus , em primeiro lugar por estar conseguindo  crescer em meio a um mercado tão concorrido. Ele tem me abençoado e tem visto meu esforço e dedicação.

Publico fielmente no meu blog pessoal, conciliando uma rotina que acredito ser a da maioria das mulheres brasileiras: um emprego formal de oito horas e uma casa para administrar. Tem dado tudo certo. Ainda consigo tempo para ver meus seriados favoritos, namorar o meu marido, cozinhar, praticar atividade física em casa e ler bastante.

A importância do SEO

seo para blogs

Foi feito um excelente trabalho de SEO no meu blog e para isso contei com meu marido que é especialista no assunto. Ele me ensinou e agora já consigo fazer tudo sozinha, mas no começo eu ficava tomando o tempo dele para ajudar e perguntando tudo.

Além do trabalho de SEO,  entrego conteúdo relevante, que ajuda alguém a decidir sobre suas dores. Ás vezes essa dor é escolher entre rímel A ou B.

E não importa se a dor do cliente é decidir sobre a compra de uma chapinha nova ou ainda saber como fazer um bolo. Ela é importante e ajudar a resolvê-la da melhor maneira e com sinceridade ajuda o seu trabalho a crescer.

Para transformar seu Blog em seu empreendimento

emprelas

Para transformar seu blog no seu empreendimento é necessário levá-lo a sério. Postar com frequência, oferecer conteúdo relevante, interagir com os seus leitores nas principais redes sociais e também no seu blog  e oferecer um produto ou serviço que resolva a dor do usuário.

Postar com frequência

Para postar com frequência, planeje bem o seu conteúdo e lance mão de ferramentas como um calendário editorial. Você pode criar o seu no Excel ou ainda comprar um caderninho e ir anotando as pautas e prazos para publicação de conteúdo.

Conteúdo relevante

Conteúdo relevante é aquele que resolve o problema de alguém. Esse alguém pode buscar apenas entretenimento ou se aprofundar num assunto X.  Ao conhecer o seu público, esteja certa de entregar um conteúdo que realmente faça a diferença na vida dele.

Interagir com os leitores

Para interagir com os seus leitores sempre responda os comentários deixados nas postagens. Não esqueça também de responder as mensagens deixadas nas redes sociais. Promova enquetes no seu blog. Faça perguntas aos seus leitores, procure conhecê-los cada vez mais.

Depois que você já possuir uma boa base de seguidores engajados pode ser  a hora de oferecer um material mais completo, fruto de um trabalho  bem direcionado e que vai ajudar que pode resolver o problema de alguém.

Muitos blogueiros compartilham os seus conhecimentos técnicos em forma de curso online. Ajudam pessoas oferecendo seu conhecimento e tempo e em troca geram receita.

A geração que quer tudo de graça

Sei que as pessoas detestam pagar por alguma coisa, mas faça-as perceber que é o seu trabalho e que ele tem valor e vai resolver o problema de quem está buscando por ele.

Não é justo se você passou horas desenvolvendo um material simplesmente distribuir de graça. Cobre um preço justo e faça com que os seus leitores percebam o valor desse material. Par isso , emprenhe-se em produzir algo realmente diferente e de valor.

Para você que ainda não tem um blog

o seu blog

O primeiro passo é escolher um nicho. Mesmo dentro do nicho deve haver conteúdos que vão ser o carro chefe do blog.

Nicho

Nicho de mercado é um sub-mercado dentro de um mercado maior.  Um exemplo é um blog feminino que foca em moda evangélica e textos de orientação cristã. Esse um sub-mercado de blogs femininos e pode atender uma lacuna: garotas que amem moda mas uma moda mais comportada.

Outro exemplo são os blogs de maquiagem vegana que atendem um público específico que não usa todo tipo de maquiagem.

O Emprelas

O Emprelas compartilha conteúdos para mulheres empreendedoras, que querem fazer acontecer. Empreender não é apenas montar um negócio.

Minhas leitoras podem apenas desejar conseguir equilibrar melhor os eu tempo para poder fazer um curso novo ou ainda realizar o sonho de passar em um concurso público.

Seja qual for o empreendimento , quero ajudar compartilhando conteúdos que ajudem essas mulheres  a realizarem seus sonhos, compartilhando conteúdos voltado para o empreendedorismo, criatividade e produtividade .

Meu Blog Pessoal

O meu Blog pessoal é um blog sobre estilo de vida e nele ainda compartilho dicas para blogs e coisas relacionadas ao universo feminino. As três palavras que o definem são : Blogs, Lifestyle e feminices.

Dentro do conteúdo de Lifestyle compartilho de minha vida de alérgica e intolerante à lactose que são os dois tópicos de assuntos que mais me rendem visitas nessa categoria.

Na categoria feminices as resenhas são as campeãs de audiência. Já na categoria Blogs, o assunto Marketing de conteúdo reina absoluto.

Escolhas três palavras que definam seu blog

Escolha três palavras para definir o seu blog e trabalhe os seus conteúdos em torno delas. Claro , que uma vez ou outra, principalmente em blogs pessoais, pode surgir um assunto diferente , que passe um pouco distante ainda que conectado  a essas três palavras.

Para criar o seu blog você pode começar com serviços gratuitos como o WordPress.com ou ainda o Blogger . Eu comecei no Blogger e depois migrei para o WordPress.org. O serviço é gratuito, mas é necessário contratar uma hospedagem.

O que você está esperando? Não sei qual projeto tem em mente , mas que tal começar a rabiscar seus próximos passos rumo à realização dos seus objetivos? Conte comigo!

No Comments

Deixe seu comentário!