O QUE SEO

O que é SEO e como ele pode revolucionar o seu blog

O que é SEO e como ele pode revolucionar o seu blog

É inegável que as buscas passaram a ser uma parte integrante da estrutura da nossa sociedade. Nos dias atuais quem não faz uma pesquisa no Google?

Embora esse não seja o único buscador, pois temos O Bin, Yahoo e outros mais, é com certeza o mais utilizado no mundo. Existe até aquela famosa frase:  Se você não sabe o é que isso, pergunta para o Google!

A demanda pelas buscas só tende a aumentar cada vez mais, pois as pessoas querem a informação agora, não precisando mais consultar uma pilha de livros, colhendo parte de informações de cada um deles a fim de conseguirem o seu objetivo, que levaria no mínimo uma hora.

O tempo é a nossa moeda mais escassa e os mecanismos de busca, como o Google, ao organizar e classificar por relevância, toda essa informação, torna mais prática a vida de muita gente.

Bom, mas o que é SEO?

SEO, do inglês Search Engine Optimization, nada mais é que o conjunto de técnicas capazes de otimizar os sites para os mecanismos de busca, ou seja, deixar o seu site acessível, capaz de ser encontrado, quando alguém pesquisa por uma palavra, expressão ou frase nos buscadores.

Com o seu site ou blog otimizado para SEO vai ser muito mais fácil ganhar destaque, pois uma otimização correta coloca o seu blog no topo, nas primeiras páginas do Google.

Exemplo de utilização de  SEO

Veja um exemplo no meu blog com a postagem sobre o secativo de espinhas da Neutrogena.

Seo para Blogs

Na segunda página é possível ver outros blogs na lista da pesquisa, após os anúncios patrocinados que sempre aparecerão no topo.

Seo para Blogs

Se o usuário pesquisar por secativo Neutrogena, na primeira página do Google, o quinto resultado é a resenha que fiz aqui no Blog sobre o produto.

Levando em consideração que o usuário esteja decidindo se vai ou não comprar o produto geralmente é para isso que pesquisamos e vemos a opinião de quem já usou tal marca ou produto, ele procurará ler resenhas antes de ir direto nos anúncios patrocinados (as pessoas tendem a confiar mais na honestidade das resenhas do que nos anúncios).

Os resultados

Dos cinco resultados que vimos, os dois primeiros são anúncios patrocinados, o terceiro é o site da própria marca, o quarto é um blog e o quinto outro blog, o meu.

Portanto podemos dizer que a minha postagem está bem posicionada, pois é o segundo Blog na primeira página do Google a falar sobre o secativo da Neutrogena.

Mas isso só foi possível porque otimizei a postagem para os mecanismos de busca. Escolhi a palavra chave correta de dei atenção especial ao meu texto, procurando seguir boas diretrizes de produção de conteúdo.

Não adianta por exemplo ter um site todo otimizado para SEO, perfeitinho, mas um conteúdo irrelevante, que não resolva o problema do usuário.

Para obter tráfego orgânico, ou seja, aquele pelo qual você não precisou pagar (seja investindo em anúncios ou campanhas), é necessário que você apresente um conteúdo relevante para alguém.

SEO e palavras-chave

As palavras-chaves são importantes porque é através delas que os seus conteúdos chegarão aos usuários. Sem a palavra chave correta talvez o seu conteúdo nunca alcance os resultados esperados.

Talvez com um pouco de sorte você consiga fazer com alguém veja aquele seu conteúdo cuja palavra-chave não foi bem escolhida, mas vou logo adiantar que isso é muito raro.

Mas onde deve estar a palavra-chave?

Inclua a palavra-chave no título do seu post(h1), na url (slug) do seu post e tente repetir a palavra-chave em algum h2 (subtítulo).

 

SEO e o título das suas postagens

Atenção ao título da sua postagem. Evite títulos muito longos. O ideal é que ele tenha no máximo 55 caracteres. Títulos muitos longos prejudicam o ranqueamento do seu site uma vez que, nos resultados de busca, aparecerão cortados na página de resultados, dificultando a leitura do usuário.

O Título é o que vai chamar atenção de quem está buscando informação e o que fará a pessoa clicar ou não no link que direciona para o seu post.

Se ele estiver parcialmente visível, rapidamente o leitor escolhe um resultado que torne possível saber do que se trata a postagem.

SEO e imagens

O SEO também deve ser feito nas imagens do seu blog. O Google não tem o poder de ler imagens e saber o que há dentro delas, mas ele consegue ler o que chamamos de alt text, que nada mais é que uma descrição completa do que há na imagem, ou seja, traduzir aquela imagem para os robôs do Google.

Recapitulando

Você aprendeu hoje que SEO é a otimização do conteúdo do seu Blog para os mecanismos de busca. O que vimos hoje é apenas um pedacinho do que pode ser feito, mas se você seguir algumas recomendações que coloquei nessa postagem, verá que, com o tempo, o seu conteúdo será cada vez mais acessado.

Só para você não esquecer, comece com dicas simples a otimização do seu conteúdo:

1 – Escolha bem a palavra-chave;

2 – Crie um título com menos de 55 caracteres e que contenha a palavra chave

3 – Não negligencie O SEO nas imagens e use Alt text, ou seja, descreva as imagens para os robôs do Google

Concluindo

SEO leva tempo, a indexação pelos robôs do Google não é feita da noite para o dia, mas com certeza vale a pena otimizar o seu conteúdo.

Lembra da postagem que usei como exemplo no início do post, levou três meses para que ela aparecesse na primeira página do Google.

Não há mágica, mas há muito trabalho para deixar o seu conteúdo útil e capaz de resolver o problema do usuário.

Lembre-se sempre dessa frase quando estiver escrevendo suas postagens e otimizando-as para SEO: Concentre-se no usuário e tudo mais virá.

Newsletter do Super Blog

A série Super Blog é um espaço aqui do blog onde escrevo sobre vários assuntos relacionados a blogs. Nela você vai aprender sobre Marketing de Conteúdo, SEO, Mídias Sociais e tudo mais que possa ajudar você a ter um blog incrível.

Para acompanhar as postagens da Série Super Blog blog é só inscrever na Newsletter exclusiva, onde divido os meus aprendizados com você.

Palavra do dia: Primeiro plante seus campos; depois, construa os celeiros. Provérbios 24:27

2 Comments

  • Reply Princesas Do Rei julho 1, 2016 at 10:01 pm

    POST MARAVILHOSO!!!
    Amamos mesmo!!!
    Não conhecíamos muito bem esse tal de SEO kkkk
    Bem explicadinho, e sem dúvidas iremos melhorar nossas postagens! *-*
    Beijos.

    • Reply Daniele Leite julho 2, 2016 at 10:07 am

      Que bom meninas!! O SEO ajudou muito a ranquear as minhas postagens, pois quando mudei do Blogger para o WordPress tive que começar do zero!! Vou fazer um tutorial mais específico depois para Blogger.

    Deixe seu comentário!