Bullet-journal

O que é cada coisa no Bullet Journal?

Compartilhe!

O que é cada coisa no Bullet Journal?

Página anual, diária, página semanal , página mensal ou ainda controle (acompanhamento de hábitos) são alguns dos itens de um Bullet Journal. Parece até coisa de doido querer manter uma agenda assim tão detalhada da sua vida, rotina, hábitos e tudo mais e ainda ter todo o trabalho de  criar tudo isso à mão, colorir, enfeitar, personalizar…

Mas até agora estou gostando e me divertindo muito fazendo esse diário e estou conseguindo usar o bendito para me organizar. Carrego-o na bolsa e tudo mais , errei um bocado na primeira tentativa e continuo aprendendo. No post passado eu comentei sobre isso. Cheguei ao ponto até de rasgar algumas páginas por não terem ficado do jeito que eu queria, mas recomecei.

Bom mas hoje vamos ver algumas nomenclaturas que norteiam o Bullet Journal e vamos começar pelo próprio Bullet Journal rsrs

O que é o Bullet Journal?

Nada mais é que um método de organização que você pode usar para planejar e organizar a sua vida. Tudo isso é feito por tópicos a fim de otimizar tempo e claro, espaço.

As categorias básicas de um Bullet Journal são: tarefas, compromissos (eventos) e notas, mas nada impede que você crie outras categorias, pois é um método altamente adaptável. A seguir vamos ver as categorias e os modelos de página desse método.

Tarefas

Bullet journal página mensal
Minha primeira página diária saiu assim rsrs

São as coisas que você precisa fazer ou também que já fez. Anotar o que já fizemos também vale, pois ajuda muito a melhorar nossa produtividade e nos manter motivados na realização de um projeto, por exemplo.  Quando algo requer mais de uma tarefa podemos categorizá-lo como um projeto. Eu coloco os meus projetos num quadro geral e depois divido-os em tarefas menores, dessa forma fica bem mais fácil concluir.

Incorporei essa prática após participar de um treinamento com a metodologia GTD aqui na minha cidade. Antes eu era afobada e queria começar e terminar logo de uma vez . Ia com tudo, mas depois deixava inacabado o projeto no meio do caminho. Estou unindo GTD e Bullet Journal para me manter focada nos meus  projetos.

Compromissos/eventos

Tudo aquilo que ainda está por vir como consultas médicas, reuniões, festas de aniversário, casamentos e coisas do tipo. São eventos que você não pode esquecer e que requerem a sua presença, sejam pessoais ou relacionados ao trabalho.

Notas

Essa categoria do Bullet Journal é uma das minhas queridinhas. Amo escrever citações motivadoras, frases, versículos e tudo o mais que possa me ajudar a manter uma mente motivada e feliz. Tomo nota também de alguma realizações.

Os símbolos

Você pode criar seus próprios símbolos para usar no seu Bullet Journal. A página abaixo é dos símbolos que uso no meu diário. Para tarefas uso tanto o pontinho quanto o quadradinho.

Bullet Journal

Você pode personalizar os símbolos com o que ficar mais agradável para você. Isso é que é o bacana do Bullet Journal, a capacidade de personalização, de deixar essa agenda com a sua cara.

Índice

O índice é muito importante para facilitar a busca de informações de forma mais rápida dentro do seu Bullet Journal. Por que não fiz o meu? Bom, a resposta está no próximo tópico , mas vou adiantar aqui. como o ano está acabando usarei um outro diário para o ano seguinte.

Como sou nova nisso, resolvi não fazer o índice, pois são apenas dois meses e não há tanta informação assim. Quero ficar bem treinada nesse método e quero fazer funcionar muito bem para mim, pois simpatizei horrores com esse negócio.

Ah! Outra coisa importante é não esquecer de numerar as páginas. Confesso que eu esqueci, mas já estou providenciando o conserto dessa pequena falha rsrs.

Páginas Anuais

As páginas anuais nada mais são que um calendário cuja finalidade é anotar grandes eventos, prazos importantes, projetos de longo prazo, aniversários casamentos. Como eu comecei o meu diário no final de Outubro para começo de Novembro, optei por não fazer a página anual, mas começar um novo Bullet Journal para o ano seguinte. Por isso minha página anual se resumiu a uma folhinha listando dois meses:

Bullet journal-meses

Suas páginas anuais não precisam ser de dois em dois meses, você pode colocar três meses por página, quatro ou ainda seis e escolher tanto a orientação vertical como a horizontal. As páginas anuais são também chamadas de páginas de futuro.

Página mensal

Depois do planejamento anual, de ter colocado datas importantes a serem lembradas, compromissos e projetos, é hora de planejar a execução disso dentro do mês. Por exemplo , esse mês eu tenho muitos exames marcados e na minha página mensal registro tanto a data que tenho que ligar para marcar quanto a data de realização.

Coloquei também um calendário do mês, assim eu tenho uma visão geral dos compromissos que estão por vir.

 

Página semanal

As páginas semanais também oferecem uma visão geral dos projetos e compromissos e se você não desejar criar uma página nova toda manhã (eu geralmente crio no dia anterior) , as páginas semanais podem ser uma boa para você. Como eu comecei agora ainda não criei nenhuma página semanal.

Estou trabalhando ainda com as diárias e me acostumando com o método, até porque, como mencionei aqui, quero comprar um outro caderninho para o planejar , com a graça de Deus, o ano que vem. E esse no qual estou rabiscando agora está sendo meio que um treinamento para eu ficar mais adaptada e me permitir testar vários layouts.

Páginas diárias

As páginas diárias servem para organizarmos o nosso dia e devem ser simples e agradáveis de se olhar. Eu fiz a minha usando régua, tinta para aquarela, pincel e canetas Stabilo point 88. Usei também fita colorida. Mas você pode usar outros materiais.

Na minha página diária eu escrevo o nome do mês e o dia. Para se organizar melhor você pode dividir suas tarefas de acordo com a natureza delas. Eu sei, por exemplo , que quando eu tiver muita demanda no trabalho e nos blogs não será muito agradável colocar tudo uma linha abaixo da outra, mas dividir em colunas e destinar cada coluna para uma categoria, será uma saída mais organizada.

A página abaixo é de hoje. Como é um dia atípico, feriado, não tive demandas no trabalho, por isso ajustei tudo na mesma folha. A maior parte das tarefas de hoje está relacionada aos meus  blogs. Meu desejo sincero é chegar ao final do dia , se Deus quiser, com tudo isso riscadinho de pronto! Tenho fé!

página-diária-bullet-journal-blogdanieleleite

Por hoje é só. Nos próximos posts quero dividir com vocês as páginas de criação e controle de hábitos, de saúde e bem-estar e também as de planejamento financeiro. Grande abraço e Deus abençoe vocês!

Para refletir: É gosto pervertido satisfazer-se com a mediocridade quando o ótimo está ao nosso alcance. — Isaac D’Israeli.

 

 

 

 

4 Comments

  • Reply Adão Braga novembro 3, 2017 at 9:16 pm

    Interessante! Porém, não sou sistemático e prático ao ponto de manter tal rotina!

    • Reply Daniele Leite novembro 3, 2017 at 10:45 pm

      Eu tô gostando de utilizar esse método, Adão. No começo foi meio difícil e arranquei algumas páginas porque não ficou do jeito que eu queria, mas depois tomei gosto e estou achando muito bacana organizar a minha rotina com ele.

  • Reply isabel Borgert novembro 6, 2017 at 12:30 pm

    Olá
    Muito interessante e demonstra o quanto você é organizada.
    Eu tenho um sério problema com anotações, tenho muitas agendas muitos cadernos de anotações o que complica muito a minha vida.
    Adorei a seu trabalho.
    Uma ótima semana pra você.
    bjs

    • Reply Daniele Leite novembro 7, 2017 at 4:26 pm

      Eu tento hehe. Se você me conhecesse há exatos três anos teria dó de mim rss, eu conseguia bagunçar até a bagunça. Mas chegou num ponto que ou me organizava ou a vida não andava. Agradeço muito a Deus por estar conseguindo fazer as cosias direitinho. Obrigada por me acompanhar por aqui!! Bjoo!!

    Deixe seu comentário!