Bullet-Journal-emprelas

O meu primeiro Bullet Journal e os desafios de criar esse diário

Compartilhe!

O meu primeiro Bullet Journal e os desafios de criar esse diário

Fazia muito tempo que eu queria por para a frente o diário em tópicos, mais conhecido como Bullet Journal. O Bullet Journal nada mais é que um sistema de organização para o qual se utiliza, geralmente,  um único caderno (embora haja pessoas que tenham mais de um). Nesse caderno você anota tudo o que precisa ou deseja lembrar, as coisas que quer fazer e até as que já fez e toma notas de frases, pensamentos, observações, coisas que inspiram você.

Para fazer o Bullet Journal, o que você precisa?

Bullet-Journal-emprelas

Embora vejamos aqueles lindos Bullets Journals na internet feitos em moleskines caríssimos, não é necessário um caderno mega ultra caro para começar, mas é preciso escolher um caderno que você goste, que ache atrativo e tenha prazer em manusear. É interessante que esse caderno seja novinho, com páginas em branco, pautadas, com malha de pontinhos (essa padronagem eu acho fofa) ou ainda folhas quadriculadas.

Eu escolhi um que me custou menos de trinta reais e comprei na Kalunga. A capa é de couro sintético na cor laranja e ss folhas são em branco. Ainda não comprei as canetas bonitinhas para rabiscar no meu diário, achei que ia ficar legal com outras canetas coloridas que tinha aqui em casa, mas achei tosco e arranquei as páginas que escrevi com elas e resolvi começar de novo.  Por isso,  vou atrás de canetas que deixem o visual mais bacana para recomeçar o meu Bullet Journal. Depois mostro o resultado das novas canetas aqui e do recomeço do meu diário!

Bullet-Journal-emprelas

Para quem é o Bullet Journal?

  • Para pessoas que ainda não dispensam o papel na hora de organizar suas tarefas e metas de vida;
  • Para quem ama planners, agendas e ferramentas afins ;
  • Para quem gosta de registrar o seu dia, seus progressos, inspirações e ter tudo ali fácil e rápido de consultar;
  • Para quem ama fofuras (um Bullet Journal bem elaborado é lindo!);
  • Em suma, para quem quem deseja organizar a vida!

Vantagens do Bullet Journal

O que vi de diferencial do Bullet Journal em relação aos outros métodos de organização é a sua capacidade de personalização. Se eu fosse comprar uma agenda do jeito que eu preciso eu teria que encomendar e desenhar todo o layout à minha maneira e isso se tornaria muito caro. Eu posso fazer isso com o Bullet Journal e deixar essa agenda de organização diária com a minha cara, do meu jeito e o melhor : de acordo com as minhas necessidades.

O Bullet Journal também é super adaptável. Você não precisa seguir à risca as regras dele, mas o princípio por trás de tudo, o conceito básico. Depois é só aplicar da maneira que for mais interessante e útil para você.

É uma maneira ‘massa’ como dizemos aqui no Ceará, de se organizar melhor , de cuidar melhor de você mesma,  de conhecer melhor a si mesma e aos que cercam você, de gerir a sua vida toda num lugar só . Também é uma forma de demonstrar amor, afinal estar organizado é usar bem o seu tempo e o tempo dos outros também, evitando desperdiçá-lo ao esquecer compromissos importantes por exemplo.

Mas você abandonou os outros métodos?

Bullet-Journal-emprelas

Não. Acho que nunca vou conseguir largar a agenda do Google com o seu alarme lindo para me avisar dois dias antes, 1 dia antes e 30 minutos também de um compromisso importante que eu tenha. Mas eu gostei da ideia do Bullet Journal porque fazendo direitinho, e eu espero conseguir, terei uma visão geral de tudo e de forma mais lúdica, mais bonita e mais inspiradora.

O Bullet Journal vai além de um espaço apenas de organização, ele é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a crescer, à medida que o alimentamos com listas lindas para nos ajudar nos objetivos que queremos alcançar, como ir à academia três vezes por semana, beber oito copos de água por dia, fazer refeições saudáveis e claro organizar nossa rotina, nossa tarefas. Eu já montei um layout bacana na minha mente, agora só falta transpor para o papel rsrs.

Eu estou com uma expectativa bem bacana em relação a esse método e pretendo dividir meus acertos, erros (já dividi o primeiro rsrs) e consertos aqui com vocês no Emprelas.

Para começar

Para começar é simples:

  • Tenha um caderno novo;
  • Não foque muito na beleza dele, mas também não despreze essa parte(a não ser que você seja como eu que gosta de coisas fofinhas);
  • Esteja aberta à mudanças (se a primeira semana não ficou do jeito que você queria tese outros layouts, eu arranquei as páginas , confesso rsrs meu primeiro erro hehe);
  • Não crie o caderno todo de uma vez, vá com calma

Bom, gente boa, é isso! Eu espero que minhas aventuras com o Bullet Journal possa inspirar vocês a se organizarem melhor. Tenham um excelente dia!!!

 

 

 

 

 

 

4 Comments

  • Reply isabel Borgert outubro 25, 2017 at 4:19 pm

    Eu achei uma excelente ideia.Fiquei aqui imaginando seu caderno.
    Como eu sou uma pessoa ainda agarrada ao papel achei tudo de bom, tenho sofrido muito com minhas anotações ( tenho muitas agendas ) ai já viu né.
    Belíssimo e detalhado trabalho, já fiquei querendo fazer um.
    Parabens por mais um top trabalho.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite outubro 28, 2017 at 3:16 pm

      O Bullet Journal é perfeito para quem não dispensa um papel! Se fizer o seu não deixe de compartilhar comigo viu? Obrigada pela visita e por me acompanhar desde o início. Deus a abençoe muito!

  • Reply Kissindia Santos outubro 26, 2017 at 2:20 pm

    Adorei o post. Ainda estou tentando me adaptar ao bullet journal, é um pouco difícil porque sou mais acostumada a usar post-its. Boa sorte com o seu.

    • Reply Daniele Leite outubro 28, 2017 at 3:14 pm

      Obrigada Kissindia. Realmente o Bullet Journal dá um trabalhinho, mas estou gostando muito de fazer! Bju!

    Deixe seu comentário!