o seu melhor conteúdo

Entregue o melhor conteúdo e atraia mais leitores

Compartilhe!

Entregue o melhor conteúdo e atraia mais leitores

Com algumas exceções, as pessoas visitam a Web pela sua utilidade e não simplesmente pela sua beleza. Ter um blog visualmente atraente é muito bom, mas o conteúdo é mais precioso, mais importante. Até porque, quando as pessoas usam os mecanismos de busca, elas não procuram um blog bonitinho, elas procuram informações.

Uma boa redação faz muita diferença nas visualizações de página, no tempo de permanência das pessoas no blog e na possibilidade de retorno a ele. A regra fundamental da usabilidade na Web aplica-se tanto ao conteúdo escrito quanto ao design: o leitores preferem clareza à confusão.

 

Uma redação ruim atrapalha seu blog

caneta e papel

Um conteúdo mal escrito e desorganizado, na maioria das vezes faz com que o leitor fique impedido de completar tarefas simples dentro do seu blog, como terminar de ler o post, por exemplo. O seu conteúdo deve ser claro, fácil de compreender, dinâmico, e bem estruturado.

Um bom design pode até atrair a curiosidade e o interesse para o conteúdo, mas um bom design com pouca ou nenhuma informação não retém leitores. O conteúdo deve ser o foco do seu blog.

 

Como os usuários da Web leem

Os usuários da Web querem economizar tempo enquanto buscam uma informação e por causam disso não o fazem de forma linear. Os usuários fazem primeiro uma varredura visual para identificar os pontos principais e se acharem pertinente continuam a examinar a página em busca de mais detalhes, por isso é importante grifar as palavras-chaves , usar imagens que tenham a ver com o que está escrito e entregar conteúdo coerente com o título da postagem.

Se os usuários reconhecerem rapidamente pistas que apontam para a informação que eles procuram, eles continuarão a leitura, mas se não virem nada de importante ou sentirem-se frustrados, abandonarão a página e procurarão , provavelmente, outros resultados nos mecanismos de busca.

 

Escreva para o seu leitor

escreva

Você precisa conhecer o seu público, estar em contato com ele, com os seus interesses, suas necessidades e também as suas limitações. As informações no seu blog precisam estar filtradas de forma que o seu leitor-alvo possa digerir, compreender bem, mas isso não significa subestimar o seu público.

Como definir o seu público-alvo? Bom eu já falei sobre isso em uma  postagem (Veja aqui)  e mostrei algumas formas de fazer isso e ainda ensinei a refinar ainda mais esse público, trabalhando com  o conceito de persona.

 

Algumas dicas para melhorar a redação dos seus textos

Confira agora CINCO dicas bem bacanas para você por em prática no seu blog e dessa forma melhorar a redação do seus textos:

1. Utilize uma linguagem simples

Considere as habilidades de leitura do seu usuário e o tempo que ele dispõe.  Usar palavras difíceis não fará com que você pareça mais inteligente e sofisticado. Não estou dizendo para descuidar do Português, claro que não; mas insira elementos mais informais de vez em quando, torne o texto mais próximo de uma conversa agradável.

2. Não escreva demais

Exagerar no verbo?  nem pensar. Nada de se derramar nas palavras e acabar se perdendo nelas ou pior enchendo linguiça e repetindo informações, pois isso fará com que o leitor perca mais tempo para encontrar o que realmente precisa e o deixará chateado. Por exemplo, ao invés de usar o termo “não comedogênico” numa resenha de um produto para pele, prefira simplesmente dizer “não obstrui os poros” ou ainda ” não entope os poros”.

3. Seja sincero

Nada de técnicas publicitárias agressivas para promover o seu conteúdo. A pessoas detestam conteúdo promocional, apesar de amarem comprar. Ofereça uma percepção correta sobre aquilo que você escreve. Se está escrevendo sobre um produto que testou não faça média para agradar a marca, mesmo que tenha recebido gratuitamente um produto dela. As pessoas gostam de sinceridade e honestidade. Não construa seu público sobre uma casa de areia.

4. Remova os excessos

Em vez de sobrecarregar os seus vistantes com um conteúdo extenso, estruture as informações em camadas, em diferentes páginas. Para isso trabalhe os hyperlinks, isso deixa a leitura bem mais dinâmica e menos enfadonha. Mas tome cuidado na divisão, porque um conteúdo por demais dividido pode parecer sem conexão. Seja moderado, pense no seu leitor e se realmente não der para reduzir o conteúdo cogite escrever um E-book sobre o assunto.

5. Deixe o texto legível

Seguir as técnicas de formatação mais utilizadas na Web pode aumentar a legibilidade das postagens do seu blog, ajudando as pessoas a lerem rapidamente. Algumas convenções utilizadas são: palavras-chavesdestacadas, títulos coerentes e descritivos, listas com marcadores e passos numerados.  Para se aprofundar nesse assunto sugiro a leitura dessa postagem:  Escaneabilidade: crie textos agradáveis de ler

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Se quiser deixar o seu comentário, ficarei muito feliz por sua contribuição. Grande Abraço!

Palavra do dia: O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.
Provérbios 18:2

2 Comments

  • Reply Ananza setembro 3, 2016 at 2:32 am

    Que post maravilhoso Dani! Eu tenho blog há um ano, mas sempre procuro analisar os pontos críticos para melhorar. Suas dicas foram ótimas! Deus continue te abençoando! 😘
    minhavidacontadaempoesia.com

    • Reply Daniele Leite setembro 3, 2016 at 1:02 pm

      Fico muito feliz que gostou Ananza!! Eu também gosto de ficar analisando meu textos, os formatos e nesse afã acabei lendo bastante sobre o assunto e resolvi compartilhar por aqui. Deus te abençoe muito! Bj!

    Deixe seu comentário!