Mulheres Empreendedoras: Zica Assis e Leila Velez

Compartilhe!

Mulheres Empreendedoras: Zica Assis e Leila Velez 

 

Heloísa (Zica) Assis, nasceu na comunidade do Catambi, no Rio de Janeiro. De família humilde com 12 irmãos, Zica começou a trabalhar aos 9 anos. Foi babá e empregada doméstica.

Zica tinha um sonho de criar um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso, mas que fosse diferente do que já era oferecido no mercado. Ela começou a desenvolver o produto em casa e fazendo testes no próprio cabelo e no do irmão. Foi um processo que durou dez anos, até chegar a fórmula do Super Relaxante.

A pedido das amigas, que também queriam a sensação de cabelos soltos e brilhantes, surgiu a ideia de abrir o seu próprio salão. Zica contou com o apoio do marido, Jair (que vendeu o único bem da família, um Fusca), do irmão Rogério e da amiga Leila.

Leila Velez começou sua carreira com 14 anos no McDonald´s e com 16 já era uma das gerentes mais novas da rede de fast food no Brasil. Depois de 4 anos trabalhando na multinacional, foi convidada pela amiga Zica para investir em um salão de beleza.

O começo

Zica Assis

Foi assim que o negócio começou em 1993: com uma ex-empregada doméstica, um ex-taxista e dois ex atendentes do McDonald´s.

O primeiro salão do Beleza Natural, tinha 30m2 e era localizado na Tijuca. Todos os dias, os quatro entravam no ônibus para colar um papel xerocado com o anúncio do salão.

À noite o papel era arrancado pelos supervisores. De manhã, eles estavam de novo, fazendo a divulgação. Com os anúncios e também através da propaganda boca a boca, logo o negócio começou a crescer.

Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para atender a demanda. O crescimento se tornou frenético.

Leila, como ex-funcionária do McDonald´s, tinha se interessado pela visão de escala e implantou os primeiros processos e controles, desenvolvendo uma forma de atendimento semelhante a uma linha de montagem.

Os tratamentos passaram a ser feitos em etapas, cada uma feita por diferentes profissionais especializados em seu respectivo procedimento.

 

Um negócio inovador

A empresa começou a expandir e novas filiais foram abertas. Enquanto Zica focava no desenvolvimento de novos produtos, Leila sempre acreditou que o diferencial estava na qualidade dos produtos e do serviço e na experiência pela qual as suas clientes passam.

Mais do que tratar os cabelos, eles tratam a autoestima das pessoas, por um valor acessível e em um ambiente agradável. Até então, não existia esse tipo de serviço destinado à mulheres da classe C.

No salão, as clientes são tratadas como se estivessem vivendo seu “dia de noiva” – ou ainda melhor, uma vez que a grande maioria das funcionárias já eram clientes e entendem a situação das mulheres que vão ao salão, agindo como companheiras.

Além disso, o trabalho no salão é incentivado como uma forma de aprendizado, pois, para muitas meninas, esse é seu primeiro trabalho e uma forma de ganhar dinheiro para, assim, poderem estudar.

Um negócio de sucesso

Em 2010, Leila assumiu a presidência da empresa e foi buscar especialização para gerir melhor a empresa. Antes porém, formou-se em Administração com foco em Marketing pela ESPM, concluiu seu MBA executivo pela Coppead-RJ e participou de cursos de especialização na Harvard Business School, Massachussetts Institute of Technology, Stanford e Columbia Business School.

Hoje, o Beleza Natural emprega 3 mil colaboradores e atende mais de 130 mil clientes por mês.

 

 

 

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!