monotarefa

Como a monotarefa pode aumentar a sua produtividade

Compartilhe!

Como a monotarefa pode aumentar a sua produtividade

Nós temos a tendência de confundir produtividade com a realização de várias tarefas ao mesmo tempo e achamos isso o máximo, tanto que nos orgulhamos,  muitas vezes, de conseguir escrver um post enquanto assistimos um seriado ou coisa assim.

O fato é que dividir a atenção do nosso cérebro com mais de uma coisa pode fazer com que não façamos nem nem outra direito, salvo raríssimas exceções.

Essa prática fazer mais de uma coisa por vez nos dá uma sensação de trabalho duro, mas na verdade estamos só estamos ocupados, produzindo mesmo que é bom nada. Quando chegamos ao final de um dia de trabalho constatamos que não fizemos tudo que deveríamos. Mas como?

– Eu  estava escrevendo o relatório, mas espere um minuto, enquanto eu escrevia, eu também checava os meu e-mails… acabei esquecendo o relatório porque achei algo interessante no meu e-mail que não poderia deixar de ler…

Bom, e assim o nosso dia vai ficando mais longo, ficamos mais ocupadas e a sensação de produtividade que a multitarefa nos proporcionou se transforma simplesmente em trabalho não realizado.

A multitarefa pode ser prejudicial à produtividade

multitarefa

Pesquisas indicam que a multitarefa é prejudicial à produtividade, trocando em miúdos, ela prolonga o seu dia. Quando nos empenhamos em mais de uma atividade, a probabilidade de errar é maior, pois a nossa atenção está dividida. É por isso que há uma lei que proíbe que você fale ao celular e dirija  ao mesmo tempo.

A multitarefa também pode fazer com que você tome decisões erradas, pois se você está realizando uma atividade que exige concentração na escolha de algo  e é interrompido para realizar outra tarefa, pode acabar escolhendo sem pensar.

Um estudo feito com funcionários da Microsoft constatou que depois que um e-mail interrompia o fluxo de trabalho , eram necessário pelo menos quinze minutos para que os eles recuperassem o fio de  raciocínio. Não era nem preciso responder o e-mail, apenas ler.

Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo faz você perder tempo. Por isso que no momento que estou escrevendo este post meu celular está bem longe de mim. O Facebook está fechado. Estou confortavelmente sentada no sofá da sala , longe de toda a distração possível que possa fazer com que eu perca tempo.

Ter um dia repleto de atividades é bacana não é mesmo? Mas não precisamos realizá-las todas de uma vez. Se queremos que algo saia bem feito e se queremos fazer isso com tranquilidade, sem muito estresse, é preciso fazer uma coisa de cada vez.

Bolinhos queimados

Ontem eu estava fazendo bolinhos de frigideira e quis fazer a calda ao mesmo tempo em que fritava os bolos. Resultado: um dos bolos quase queimou, caiu farinha, chocolate em pó no chão da cozinha e tive um surto de estresse. Além disso demorei muito mais tempo para fazer tudo por conta do caos que se instalou.

Rapidinho eu lembrei da palavra monotarefa e de como deveria ter aplicado as técnicas que uso para escrever, realizar as atividades relacionadas ao meu trabalho formal e ao meu negócio digital também às atividades domésticas.

E as exceções?

monotarefa

O nosso cérebro trabalha com dois sistemas, o deliberado, também chamado de sistema controlado; e o automático. O sistema deliberado é o que nos faz tomar as decisões mais prudentes, aquelas que podemos de certa forma controlar; e o automático, também chamado de sistema rápido, é aquele responsável pelas coisas que fazemos mecanicamente.

O sistema automático (rápido) opera de forma rápida nos sentido de executar tarefas, mas sem muita reflexão sobre elas. São aquelas atividade que fazemos de forma mecânica. Por exemplo, não precisamos refletir sobre a ação de pagar todas a luzes da casa e trancar as portas quando saímos. Isso já é automático.

O nosso sistema automático é capaz de usar a multitarefa, ao contrário do sistema deliberado , que trabalha melhor com uma coisa de cada vez.

Um exemplo clássico de monotarefa

Um exemplo clássico de tarefa automática é dirigir um carro. Mas vamos supor que apareça uma caminhão na sua frente, do nada? Você não poderá mais usar o sistema automático, mas terá que focar em como sair daquela situação.

Você não poderá se distrair, conversar com o passageiro ao seu lado, nem tampouco falar ao celular. Nessa hora terá que usar o sistema deliberado ou se envolverá num acidente.

Os supertarefas não existem?

Isso que dizer que os “supertarefas” não existem? Não. Eles existem sim, são raros e objeto de estudo na medicina. Se você não é um deles, ( a maioria de nós não é )está na hora de usar a monotarefa para tornar o seu dia mais produtivo. Dependendo da atividade que você vá realizar , ela pode ser uma boa opção para garantir que o trabalho será terminado.

Em quantos minutos eu escrevi esse post?

Eu levei menos de trinta minutos para escrever esse post. Sem distrações, sem notificações no celular e sem publicar nas redes sociais enquanto me concentrava nessa tarefa.

Não vou mentir para você  dizer que não faço outras atividades de forma diferente. Uso a multitarefa para algumas ocasiões, mas desde que não interfira de modo nocivo em outra atividade que também estou realizando naquele momento.

Para cada atividade escolha o melhor método para gerenciar a sua execução. Eu tenho certeza que a monotarefa pode ajudar você.

Veja também como fazer as horas do dia renderem mais nesse post.

Se você gostou desse texto, compartilhe com seus amigos nas redes sociais ou deixe o seu comentário fofo ou ainda faça alguma pergunta.

Tenha um excelente dia produtivo!! Grande abraço!

 

4 Comments

  • Reply Isabel Borgert Maio 12, 2017 at 7:08 pm

    Boa tarde
    Me vi mais uma vez neste post, (me culpa) .Eu faço muitas tarefas ao mesmo tempo, corro o dia inteiro, , meu dia começa as 5 da manhã quando meu marido acorda para trabalhar em uma cidade não muito próxima, normalmente e não durmo antes das 1 da manhã.
    Sempre acho que corro muito e produzo pouco..
    Mas tem um aspecto que me desencanta muito, sou responsável, meu trabalho da parte da manhã esta sempre em dia mas algumas partes das minhas atividades diárias não estão em dia.
    Pra concluir. Creio que vai ser bem útil ter sempre a mão este texto para eu ver se encuco que tenho que fazer as coisas de maneira correta.
    Abraços
    Um feliz finde
    Isabel

    • Reply Daniele Leite Maio 15, 2017 at 1:47 pm

      Essa sensação de improdutividade estressa não é mesmo Isa? Mas com calma e planejamento as coisas vão se acertando. Eu também já passei por essa fase, mas tive que dar uma basta nela. Não suportava mais aquela sensação de cansaço constante e que meu trabalho não rendia. Graças a Deus estou conseguindo equilibrar minha vida louca rsrs
      Bjos e um ótima semana!!

  • Reply Lary Zorzenone agosto 6, 2017 at 10:48 pm

    Olá
    Eu sou multitarefa para quase tudo no meu dia a dia, mas para outras entendo que preciso ser monotarefa. Eu ponho roupa pra bater, ai já vou lavar louça. Mas lavar louça é chato, ai eu lavo vendo vídeos no Youtube. Faço almoço vendo séries… E tudo isso ainda tendo que olhar pro lado ver se a cria não tá se matando. Mas quando decido que vou me dedicar a algo, é somente aquilo que faço.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 7, 2017 at 10:06 pm

      Acho que todas nós mulheres acabamos sendo assim mesmo rsrs . Também tenho meus momentos multitarefas, quando as coisas são mais automáticas para fazer e não preciso pensar muito, mas para tarefas mais elaboradas costumo me centrar apenas nelas, aí a produtividade aumenta e sai tudo mais rápido e melhor rsrs
      Bjs!

    Deixe seu comentário!