Minhas Leituras : Grande Magia | Elisabeth Gilbert

Minhas leituras : Grande Magia | Elizabeth Gilbert

Gosto muito de ler livros sobre o  tema criatividade e quando vi esse livro em uma das livrarias que costumo frequentar fiquei curiosa. Não é o tipo de livro que geralmente eu compraria (por questões pessoais), mas gosto muito de um versículo bíblico que nos diz para observar todas as coisas e retermos o que for bom.

E é exatamente o que estou fazendo com o livro Grande Magia, cuja leitura está me proporcionando um aprendizado bem interessante sobre a sobre a criatividade.

O livro

O livro está na categoria de autoajuda, embora a autora deixe bem claro que não fez esse livro para ajudar ninguém. Ela possui umas teorias esquisitas sobre a criatividade com as quais não concordo. Fala que a criatividade é uma espécie de ser com vida própria que sai em busca de pessoas dispostas a colaborarem.

Refere-se da mesma maneira à inspiração, no sentido de que, se você não quiser a inspiração, ela irá atrás de outra pessoa que esteja disposta a abraçá-la. Acho isso tudo muito fantasioso, mas mesmo não concordando com algumas coisas  resolvi prosseguir com a leitura e me surpreendi. Há muitas lições proveitosas para se tirar  desse livro.

O livro possui 192 páginas e é divido em seis capítulos :

  • Coragem;
  • Encantamento;
  • Permissão;
  • Persistência;
  • Confiança;
  • Divindade

Cada  divisão dessa de capítulos tem subdivisões. Eu estou lendo no meu Kindle . A leitura é bem fluida  a autora vai intercalando exemplos de sua vida,  que é algo que gosto muito de ver nos livros, experiências reais, histórias de vida, isso me fascina e me convida a continuar a ler.

Um exemplo que amei

A autora fala de seus pais como maiores incentivadores  quero destacar aqui o exemplo do pai de Elizabeth Gilbert. Ele era engenheiro químico, mas decidiu que não queria apenas aquela profissão, queria também cultivar árvores de Natal.

Então, mudou-se com toda a família para uma fazenda a fim de poder realizar seu mais novo sonho. Ele não precisou largar o seu emprego, jogar tudo para o alto, ele apenas incluiu o sonho em sua vida cotidiana. E assim foi fazendo com todos os outros sonhos que tinha, como criar cabras, abelhas…

O que acho legal nesse exemplo? Bom, a autora diz que ele não tinha experiência nenhuma com as coisas que estava se propondo a realizar, ele simplesmente queria, tinha interesse, foi lá e fez.

Quantos de nós travamos para começar algo que sonhamos pelo simples fato de não sermos experts no assunto?  Gosto desse exemplo, pois me impele a dizer para mim mesma: – Vá lá a faça, no processo você aprende!

Algumas das coisas legais que aprendi com Grande Magia

Livro Grande Magia

Resolvi dividir aqui com vocês algumas partes do livro. Não vou contar tudo né? Mas acho que dá para ter uma ideia bem bacana do conteúdo do livro.

Todo mundo imita alguém antes de inovar

Uma coisa que aprendi nesse livro é que todo mundo se inspira em alguém e acaba imitando essa pessoa antes de criar coisas próprias.

Na verdade eu acredito que ninguém cria nada de original na sua essência. Como a Bíblia diz não há nada de novo debaixo do céu. Eu penso que apenas cocriamos, melhoramos o que já existe, repensamos o design das coisas , a forma de fazê-las, melhoramos tais coisas.

Se você quer muito uma coisa, dedique-se com afinco

Outra coisa que aprendi com esse livro,( na verdade eu até já sabia, mas não praticava tanto) é que você melhorará em tudo aquilo que você praticar.

Se você se dedicar de forma diligente a algo que deseja muito aprender por um período considerável de tempo, você se tornará um especialista naquilo.

O nosso problema é que muitas vezes nos derrotamos antes de começar, porque achamos difícil ou não temos as habilidade necessárias. Esquecemos que habilidades podem ser aprendidas.

Frustrações e decepções fazem parte do processo criativo

Superar as frustrações e decepções é parte do trabalho de uma pessoa criativa.  Não devemos achar que a frustração interrompe o processo criativo, porque na verdade ela é o processo.

Toda atividade por mais prazerosa que seja tem seus altos e baixos. A grande decisão que deve ser tomada é a resposta a uma pergunta: ” O que você ama fazer o suficiente para conseguir suportar s aspectos desagradáveis do trabalho?”

No caso de um blog, por exemplo, os altos e baixos são tremendos, a competição é acirrada. Milhares de blogs são lançados todos os anos. Todos os dias alguém cria um blog novo. Construir um público e mantê-lo engajado não é nada fácil.

Mas, se você ama o que faz estará disposto a engolir algumas ervas amargas antes de se deliciar com manjares, porque faz parte do trabalho de criar, de escrever. Mas se você não gostar o suficiente e só quiser a parte do glamour, talvez desista no meio do caminho, pois o glamour demora e pode nunca aparecer.

Pinte o seu boi

Elizabeth conta a história de um homem que encontrou em uma de suas viagens à Índia. Tal homem não tinha nada além de um boi. Ele cuidava desse boi com apreço e havia pintado os seus chifres, um de rosa shocking e o outro de azul-turquesa. Colocou sininhos na ponta de cada chifre, deixou o boi todo equipado. Era um home de poucos recursos, mas era criativo e tinha o boi mais interessante da cidade.

Se você não possui recursos para criar, pare de reclamar e pinte seu boi com aquilo que você tem. Persista em criar, em fazer o que ama, apesar de tudo. Há uma frase muito legal que diz assim: A criatividade caminha junto com a falta de grana. Realmente , as pessoas mais criativas que conheço são aquelas que menos tem, até porque criatividade está liga a resolução de problemas, a fazer mais com menos, a realizar.

Elizabeth diz que os elementos essenciais para a criatividade continuam sendo os mesmos desde sempre: coragem, encantamento, permissão, persistência e confiança. Eu teria muito mais coisa para escrever sobre esse livro, mas a postagem iria ficar gigante.

Onde encontrar?

Fiz uma seleção de lojas online onde você poderá encontrar o livro Grande Magia. É bom sempre ver mais de uma opção porque dependendo da loja, as condições de frete podem ser diferentes e a economia maior. Os links abaixo são de afiliados do blog. Eu não ficar ficar rica se você comprar por eles, mas ajuda bastante se você o fizer.

Onde encontrar

Se você prefere cheirinho de livro novo, pode adquirir o livro impresso na Amazon  , por um precinho bem bacaninha e ainda ajudar a blogueira aqui ao comprar meu link:

Amazon:  R$ 23,90 – Ver Livro (livro impresso)

Se você ama cheiro de livro novo (eu também amo, mas ultimamente tá muito caro) pode encontrar por um preço legal para Kindle. Se você não tem um Kindle, pode baixar o aplicativo.

Amazon: R$ 11,94 – Ver livro (Para Kindle)

Consulte as condições de frete para  a sua região.

 

2 Comments

  • Reply Lary outubro 7, 2016 at 2:34 pm

    Não tinha visto nada sobre esse livro (na verdade, não tinha visto nem o livro), mas gostei de conhecer. Gosto muito dos livros da Liz e esse parece ser bem bacana também.
    Beijinhos

    • Reply Daniele Leite outubro 8, 2016 at 1:38 pm

      É muito bom Lary! Eu Amei a leitura. Gosto muito de tudo o que é livro que aborda o assunto criatividade. O livro da Liz é daqueles que te deixa cheia de ideias ao longo da leitura e depois dela. Beijos!

    Deixe seu comentário!