meditação-e-afirmação

Meditação e afirmação para afastar os pensamentos derrotistas

Meditação e afirmação para afastar os pensamentos derrotistas

Sempre tive um preconceito terrível com a prática da meditação, mas depois de conhecer um pouco melhor o que é e ver que posso adaptá-a à minha realidade e aos meus valores, vi que é uma boa atividade para reduzir os níveis de estresse e manter a mente mais clara.

Você não precisa ficar repetindo mantras aleatórios ou coisa assim para obter os benefícios da meditação, mas pode usar esse tempo para se conectar com Deus (é como eu faço) para afirmar para si mesma aquilo que você deseja ser, para agradecer simplesmente.

Nossos diálogos internos

Cada uma de nós possui um diálogo interno que ocorre na nossa mente. Os pensamentos muitas vezes , vêm com força total para nos derrubar e grande parte deles são inconscientes, ou seja, não temos o controle no que diz respeito a quando eles invadirão a nossa mente.

“Não podemos impedir que as aves voem sobre nossa cabeça, mas podemos impedi-las de fazer ninho sobre a mesma.” (provérbio popular, possível origem chinesa)

Permitimos que nosso passado, ruim ou bom , adentre nossa mente, o que é normal, mas  podemos escolher quais lembranças  podem permanecer por mais tempo, quais trarão mais alegria à nossa vida.

A autodepreciação

Nós mulheres, somos campeãs em pensamentos autodepreciativos, principalmente em relação a nossa imagem corporal. Eu já me detestei muito durante um bom período da adolescência por ser magra demais. Sei que cada uma de nós tem uma história para contar.

Os pensamentos autodepreciativos não param na aparência, mas se estendem em relação ao nosso desempenho no trabalho, ao desempenho como esposa, como amiga, como filha…

Reconhecer o seu valor e afirmar para si mesma que você é única e possui qualidades que nenhuma outra possui e ainda procurar conhecer a si mesma, melhorando no que puder e cuidando bem do corpo e da alma, são passos importantes para afastar os pensamentos autodepreciativos.

Converse com você mesma

razões-para-ser-feliz

Conversar consigo mesma e tentar se compreender e se aceitar vai exercer uma influência tremenda em todos as esferas da nossa vida: saúde, espiritualidade, relacionamentos, confiança…

Escolher o que fica e o que sai da sua mente é o primeiro passo para se livrar do efeito corrosivo dos pensamentos negativos.

Não sei qual a sua religião, mas eu sou cristã e gosto muito de um versículo bíblico que nos instiga a pensar em coisas boas :

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

Se você não encher a sua mente de coisas boas estará propenso a reviver seus medos, as suas limitações. Você deve acreditar sim que pode chegar além de onde está.

Quando repetimos aquilo que queremos ser , a nossa mente grava isso inconscientemente , e temos uma reserva de pensamentos bons dentro de nós, pronta para invadir e povoar a nossa cabeça com coisas boas.

Repetição sem ação não dá

ação

Mas não ache que agora simplesmente por afirmar que quer ser isso ou aquilo você se tornará em um passe de mágica. É preciso trabalhar. Afirmações são molas propulsoras de mudança, porque afetam nossa mente e nos dão motivação para correr atrás do que queremos, mas não funcionam sem ação.

Se você acredita que merece ser a melhor profissional da sua área, repita para si mesmo: Eu quero ser a melhor na minha área e estou comprometida em fazer o que for necessário no dia de hoje para alcançar o meu resultado. Observe que grifei a palavra fazer, justamente porque sem ação você não chegará a lugar algum.

“Deus ajuda quem cedo madruga” é uma expressão bastante popular, mas madrugue com atitudes e não apenas com ideias na cabeça.

Não custa tentar

começar

Por mais que pareça esquisito, afirmações podem nos ajudar a alcançar os nossos objetivos , pois a derrota sempre começa na mente. Meditar, por usa vez, auxilia na manutenção de  uma mente mais tranquila, diminui o estresse e torna mais fácil conhecermos a nós mesmas e isso é essencial na tomada de decisões , dos caminhos que devemos seguir.

Que tal experimentar? Comece o seu dia fazendo uma pequena meditação de 3 minutos. Você pode fechar os seus olhos e pensar em coisas boas, conversar com Deus ou ainda com você mesma ou simplesmente esvaziar a sua mente.

Eu acrescento um elemento que para mim é indispensável: a oração. Sempre . Mas cada um tem seu estilo de vida e suas crenças, então adapte ao seu modo de vida.

Depois, faça afirmações positivas sobre você, sobre as coisas que você deseja. Após isso parta para ação. Anote o que precisa ser feito e comece a realizar os pequenos passos em direção ao seu objetivo maior.

 

Tenha um dia cheio de coisas boas!

6 Comments

  • Reply Ana Karla maio 18, 2017 at 8:22 pm

    Ótimo Post Daniele!! Amei!

    • Reply Daniele Leite junho 12, 2017 at 1:49 pm

      Obrigada Ana!!

  • Reply Isabel Borgert junho 2, 2017 at 3:51 pm

    Olá,
    Não custa tentar não é? acho que tudo que fizermos para acalmar a nossa alma vale muito a pena.
    Ultimamente tenho conversado muito comigo mesma, porém ainda tenho dificuldades para me abstrair, pois sou muito ligadona.
    Adorei o post.
    Bjs boa sexta e um ótimo fim de semana.
    Isabel

    • Reply Daniele Leite junho 2, 2017 at 5:05 pm

      Olá Isa!! Também sou muito ligada rsrs Mas há momentos que precisamos desacelerar um pouquinho
      Que bom que gostou do post!
      Bjs e um excelente fim de semana!

  • Reply Natalia setembro 5, 2017 at 6:39 pm

    Muito bom!

    • Reply Daniele Leite setembro 5, 2017 at 8:05 pm

      Que bom que gostou Natália. Obrigada pela visita e pelo comentário! Bj!

    Deixe seu comentário!