marketing-de-conteúdo-para-blogueiros

E-book Marketing de Conteúdo para Blogueiros

Compartilhe!

Marketing de Conteúdo para Blogueiros

Várias empresas já fazem Marketing de Conteúdo para produtos e serviços, porém ainda é um campo pouco explorado, até mesmo por empresas.

Encarando o seu blog como seu empreendimento é necessário que você trace estratégias e siga algumas orientações básicas para conseguir mais acessos ou vender algum produto comercializado no seu blog.

Alguns blogueiros possuem lojinhas virtuais em seus blogs, outros possuem infoprodutos, mas para que haja conversão, ou seja, vendas é necessário possui um conteúdo de qualidade e otimizado para os motores de busca.

Uma empresa geralmente usa um blog para fazer Marketing de conteúdo no sentido de gerar uma futura venda. O conteúdo atrai o leitor para o blog da empresa e no blog da empresa há, claro, a oferta de um produto ou serviço.

 

 

 

A estratégia  de Marketing de Conteúdo para  blogs

A estratégia pensada para blogs é parecida, pois apesar de nem todas as blogueiras venderem um produto físico ou um produto em si, geralmente quem empreende um blog sonha que o mesmo frutifique, que gere receita, seja por meio de parcerias com marcas, compra de espaço no blog para anúncio de produtos,  venda de publiposts, etc.

Todas essas coisas que falei não deixam de ser produtos que você vai oferecer para um potencial cliente, mas para que esse cliente chegue até você é necessário que os conteúdos produzidos tenham foco, qualidade e sejam otimizados para os mecanismos de busca.

 

O blog que quer lucrar precisa:

  1. Atrair o público certo
  2. Multiplicar esse público
  3. Fidelizar esse público para conseguir parcerias e anunciantes
  4. Fidelizar esse público para vender os seus próprios produtos

Sabe uma das coisas que pode  ajudá-lo a  alcançar essas metas? Uma estratégia de Marketing de Conteúdo!

Atraindo o público certo

Para atrair pessoas para o seu blog  você precisa produzir conteúdo , claro! Mas conteúdo relevante, com propósito e precisa divulgar esse conteúdo. Uma luz não pode ficar escondida não é mesmo?

E o se o seu conteúdo é bom, ele com certeza vai resolver o problema de alguém, fazendo isso cada vez mais pessoas que buscam a solução que o seu conteúdo oferece, encontrarão seu conteúdo.

Mas lembre-se só encontrarão mais facilmente se você sabe para quem produz, se você produz com qualidade, se você otimiza para SEO e se você divulga.

Você precisa ainda definir o seu público. Logo a seguir você verá algumas perguntas que podem te ajudar a separar o seu público -alvo do restante da humanidade , he he.

Coloquei aqui como exemplo, algumas perguntas que estão levando em consideração blogueiros produtores de conteúdo.

  • Há quanto tempo você escreve no seu blog?
  • Qual o seu nicho de atuação?
  • Você pretende ter uma loja virtual?
  • Aonde você quer chegar com o seu blog?

Essas perguntas podem ficar dentro de um post (formulário do Google Docs incorporado), podem ser feitas em forma de TAG, ou podem ficar na sidebar do seu blog no formato formulário. O importante é coletar informações para definir o seu público e posteriormente refiná-lo.

 

 

Multiplicando o seu público

Você multiplica o seu público à medida que produz conteúdo relevante que resolva o problema das pessoas . Essas pessoas compartilham esse conteúdo e dessa forma você consegue mais leitores.

Você também pode investir em produção de conteúdo para as mídias sociais observando as peculiaridades de cada rede e promovendo conteúdo patrocinado por um preço baixo, como é o caso do Facebook.

Fidelizar esse público para conseguir parcerias e anunciantes

Uma vez que tenha um público fiel, que reconheça a sua autoridade num assunto será muito mais fácil atrair marcas que queiram anunciar no seu blog e atingir os seus seguidores. Se esse for o seu propósito o Marketing de Conteúdo pode te ajudar.

Fidelizar esse público para vender os seus próprios produtos

Mas se você é aquele blogueiro que produz os seu próprios produtos, o Marketing de conteúdo vai atrair pessoas as pessoas certas para o seu negócio, pessoas que confiam no que você produz, seja esse produto algo intelectual ou físico.

Não é bacana quando a gente consegue trabalhar com o que ama e criar valor para alguém com nossos produtos e serviços? Isso vai além do dinheiro, isso é satisfação e proporciona qualidade de vida no trabalho, o que é libertador!

 

As temáticas do meu Emprelas

No meu blog pessoal (danieleleite.com) eu compartilhava muita coisa sobre produtividade e blogs, mas isso acabou deixando o meu blog meio bagunçado, pois as temáticas principais eram estilo de vida  e universo feminino.

Como o número de acessos a esses conteúdos específicos cresceu de forma muito considerável, criei o Emprelas a fim de fomentar o empreendedorismo feminino através trabalhando as temáticas abaixo:

Empreendedorismo: Conteúdos para inspirar e aprender sobre o tema

Produtividade:  postagens com dicas de organização, gestão de tempo e produtividade;

Blogs: onde dou dicas para blogueiras ;

Criatividade: postagens para libertar o nosso gênio criativo e aprender mais sobre o assunto

O foco do Emprelas são as mulheres. O nome veio inspirados em duas palavras: empreendedorismo e elas, ou seja empreendedorismo para elas, mas alguns meninos também acompanham o Emprelas.

De Blogger para WordPress

Venho de uma experiência de pouco mais de três anos com o Blogger , que me causou diversos problemas. Eu usava temas personalizados que baixava de um site que oferecia de graça, mas por mais bonitinho que o tema fosse, era cheio de bugs.

Certa vez meu blog pessoal ficou todo desconfigurado. A gota d’água para a mudança foi quando ficou fora do ar e para conseguir fazê-lo carregar de novo tive que usar os temas horríveis do Blogspot e vi que era hora de mudar para um lugar em que o blog fosse meu e eu pagasse apenas para s. Foi aí que migrei para WordPress.

Veja também o que é SEO e como ele pode revolucionar o seu BLOG!

 

 

Voltando ao Marketing de Conteúdo

Pensando em ajudar você eu criei o E-book Marketing de Conteúdo para blogueiros e nele vou compartilhar muito do que aprendia através dos cursos que fiz sobre o assunto , do livros que li e da minha própria experiência com Blogs.

 

marketing-de-conteúdo-para-blogueiros

Para adiantar um pouquinho o que você vai encontrar nesse material, eis um aperitivo  para você saber mais o que é Marketing de Conteúdo

  1. Vamos trabalhar a criação de conteúdo passando por todas as etapas, desde a escolha do título, palavra-chave, desenvolvimento do texto e correção;
  2. Vamos ver como otimizar as suas postagens para os mecanismos de busca
  3. Divulgação de conteúdo
  4. Vou compartilhar as principais ferramentas que uso para planejamento e divulgação de conteúdo e muito mais !

Quer saber mais sobre esses assuntos? Então não perca tempo e garanta logo o seu exemplar gratuito. Essa é a primeira edição do livro e será 100% gratuita. Ficará disponível para download por tempo determinado, após esse período será possível encontrar o livro em formato para Kindle, na Amazon ou ainda aqui na lojinha do Blog. Aproveite e baixe grátis: Baixar livro

Revolucione a forma como você produz conteúdo!!

6 Comments

  • Reply Gabriele julho 26, 2016 at 7:13 pm

    Você nasceu pra isso Dani! hahahaha

    Não podemos atirar pra todos os lados e sim pro nosso público alvo! Gostei das dicas e já me inscrevi, e entrei pra lista de blogueiros proativos! hahah

    Beijão ♥

    • Reply Daniele Leite julho 28, 2016 at 1:33 am

      É sim Gabi! Definir o nosso público é uma coisa bem complicada. Mas aos poucos a gente vai se achando e sendo achada rsrs
      Bjs!!

  • Reply Princesas Do Rei julho 29, 2016 at 1:53 am

    Nós amamos quando você aborda esse tema!
    Ainda estamos no Blogger, não tivemos nenhum problema, estamos pensando em mudanças!
    E sem dúvidas estamos aprendendo bastante com suas dicas!!!
    Beijos princesa!

    • Reply Daniele Leite julho 29, 2016 at 2:54 pm

      Fico feliz porque amo escrever sobre esse tema meninas!!! Eu tive alguns problemas no blog que me fizeram chorar!!! Mas graças a Deus deu pra resolver. O blogger é uma boa plataforma, mas carece um pouco de recursos.
      Bjos!

  • Reply Lary Zorzenone junho 8, 2017 at 8:36 pm

    Olá
    Eu estou pensando a bastante tempo sobre migrar pro wordpress, mas tenho medo de não dar conta , de não saber mexer. Tem dicas?

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite junho 12, 2017 at 1:48 pm

      Oi Lary, bom a minha migração fiz por conta mesmo e acabei perdendo ranqueamento de conteúdo porque também mudei de domínio, ou seja , criei um blog praticamente do zero. Mas claro que salvei todas as minhas postagens , contudo tive que divulgar novamente. O bom é que o que demorei para conseguir em 4 anos de blogger em visualizações e engajamento foi alcançado em menos de uma no com WordPress. Realmente vale a pena. Para fazer todo o processo pesquisei em sites da internet especializados no assunto como o http://www.ferramentasblog.com/ e também no próprio site da hospedagem que uso , a Hostgator. Tirando essa parte das visualizações foi tranquilo. Só tive que fazer o backup do meu blog no Blogger e baixar o arquivo. Após isso contratei a hospedagem, instalei o WordPress e subi o arquivo de backup com a ajuda de um plugin. Depois foi só escolher um tema bacana e ser feliz.

    Deixe seu comentário!