mapas mentais

Mapa mental: o que é, para que serve e como fazer o seu

Mapa mental: o que é, para que serve e como  fazer o seu

Qual a função de uma mapa? Fazer com que cheguemos ao destino não é mesmo? O mapa ajuda a chegar aonde queremos e de forma mais prática, especialmente com um mínimo de erros. Se o mapa estiver certo, conseguiremos alcançar o destino. Com os mapas mentais acontece algo parecido.

Para que servem os mapas mentais?

Os mapas mentais servem para melhorar o aprendizado, organizar informações, gerenciar o seu dia, desenvolver um plano de carreira, preparar uma apresentação, elaborar e gerenciar projetos, estudar para uma prova importante e resumir livros , por exemplo.

Um mapa mental possui como centro um tema e vai se ramificando a partir de palavras ou imagens que conectam  ideias e informações ligadas ao tema central.

Para criar o seu

explosão de ideias

Para criar um mapa mental, o primeiro passo é escrever ou desenhar a ideia central ou o tema no centro de um página e ao seu redor desenhar um balão.

Você pode escolher uma cartolina, uma folha de caderno ou quadro branco ou pode ainda usar aplicativos que facilitem a tarefa de criar esses mapas. No final desse post compartilharei alguns aplicativos para que você crie seu mapa mental.

Depois de escolhido o tema central vá puxando ramificações a partir dele. Essas ramificações representarão os pensamentos e ideias que estão relacionados ao tema. Desenhe quantas ramificações forem necessárias e subdivida-as em outras, caso preciso.

Não tenha medo se o seu mapa ficar enorme ou se não for tão bonito quanto os mapas do experts nisso, mas foque na serventia do seu mapa. Se ele faz sentido para você e cumpre o propósito para o qual foi feito, está tudo certo.

6 dicas para a criação de mapas mentais

mapas mentais

Antes de criar seu primeiro mapa mental leia com atenção as instruções abaixo, ela facilitarão o processo:

1 – Utilize uma única palavra ou um frase curta para cada linha  ou tópico, pois o mapa mental é visual;

2 – As palavras chaves devem ser escritas com letra maiúscula e o resto com letras minúsculas de preferência;

3 – Cada palavra, frase ou imagem deve ocupar apenas a sua linha, ou seja a sua ramificação, mas podendo se subdividir;

4 – As linhas das ramificações devem ser curvas e não retas e nem angulares, dessa forma fica mais fácil visualizar as conexões;

5 – Se fizer seu mapa mental à mão e não com a ajuda de um app, tenha em mente que as linhas devem ser mais espessas no centro e progressivamente mais finas à medida em que se afastam do centro;

6 – Use cores diferentes para tornar o seu mapa mental mais agradável e também para distinguir os tipos de ideia ou ainda os níveis de cada tema.

Aplicativos e sites para criar os seus mapas mentais

Conforme prometido no início da postagem, eis aqui uma listinha básica de aplicativos e sites nos quais você pode criar os seus mapas mentais. Alguns são pagos com versões gratuitas. explore todas as funcionalidades das versões grátis:

1 – GoConqr: um ambiente de aprendizagem, que além do recurso de mapas mentais possui muitas outras ferramentas interessantes. É possível usar a versão para desktop ou ainda o app para IOS ou Android

2 – Mindmeister – ferramenta online de mapeamento mental disponível para desktop, IOS e Android. Possui plano básico para até 3 mapas mentais e planos pagos a partir de USD 4,99.

3 – Mindomo – bem parecido com O Mindmeister, mas com algumas funcionalidades a mais, como a integração com serviços em nuvem (Dropbox e Google Drive), vídeo e áudio e mapas protegidos por senha. É bem mais caro que o anterior, mas também possui versão gratuita, mas restrita a três mapas mentais.

Para quem deseja ler livros

1- Mapas mentais, de Tony Buzan

2 – Mapas mentais e memorização para provas e concursos públicos, de Willian Douglas

Para quem tem um Kindle ou o app Kindle

1 – Mapeamento mental: guia passo a passo para iniciantes

Desafio

Aprenda mais sobre mapas mentais e comece a elaborar os seus para ajudar na organização do estudos, dos seus projetos e do que mais desejar. Essa ferramenta incrível pode fazer muito por você. Que tal fazer o seu primeiro mapa mental agora mesmo? Qualquer dúvida não hesite em deixar um comentário.  Grande abraço!

 

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!