horas renderem

Mais tempo: Como fazer as horas do dia renderem mais?

Compartilhe!

Mais tempo: Como fazer as horas do dia renderem mais?

Eu sou daquelas que acredita que não existe falta de tempo, mas de organização. É verdade que estamos numa época em que a grande maioria de nós possui tarefas demais para realizar. Trabalhamos de modo louco, com mil e uma atribuições. Não acredita? Basta ver um panfleto de contratação de um estagiário (eles só faltam pedir que o candidato saiba voar).

Ao mesmo tempo que o trabalho aumentou as distrações também se multiplicaram. Muitas coisas competem pele nossa atenção e cada vitória delas significa menos tempo dedicado ao que realmente deve ser feito. e quando falo sobre o que realmente deve ser feito não me refiro à trabalhar apenas, me refiro a viver.

Para equilibrar esse aumento significativo no número de tarefas, com o tempo disponível e o distratores que se colocam no nosso caminho é preciso força de vontade (largar as redes sociais não é tarefa fácil para todos) e  planejamento (se você não anotar o que deve ser feito provavelmente esquecerá).

Você também deve estabelecer prioridades na sua agenda abarrotada de compromissos e afazeres profissionais e dedicar um tempinho para você e sua família. Isso se transformará em saúde. Se for casada ou morar sozinha,  separe tempo para visitar seus pais, para passar a tarde num café com eles.

Separe tempo para estar com seu marido. Combine com ele horários livre que os dois disponham e aproveitem esse tempo. Separe tempo para Deus, cultive sua fé, ore, agradeça, purifique sua vida.

Mas a pergunta que quer ser respondida: Como fazer as horas do dia renderem mais?

Vamos lá. Vou listar algumas dicas que vão ajudar você nesse afã de conseguir mais produtividade. Se você se dispuser a segui-las com sinceridade, verá os resultados e ficará feliz. Se você tentar trapacear vai chorar e dizer que eu falei um monte de besteira e que nada disso funciona.

Dica 01: Faça uma coisa de cada vez

tarefas

 

A tendência natural do ser humano é achar que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e que isso vai fazer com que as tarefas a serem realizadas possas ser feitas de maneira mais rápida, o que em tese, economizaria tempo.

Mas pesquisas indicam que a ser multitarefa é contra-producente e vai fazer você gastar mais tempo e consequentemente deixar seu dia mais longo e menos produtivo.

O nosso cérebro não consegue se concentrar em mais de uma atividade de forma eficiente, por isso tentar fazer duas  ou mais coisas “ao mesmo tempo” só fará com que você erre mais e perca mais tempo tentando consertar o que saiu fora do planejado.

Ah, mas eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo! Se essas coisas não exigirem um esforço consciente realmente você pode conseguir fazer mais de uma coisa, como por exemplo conversar com alguém enquanto põe a roupa na máquina de lavar.

Mas você não conseguirá fazer a mesma coisa se precisar escrever um texto que demanda atenção e raciocínio de sua parte. Se tentar fazê-lo , certamente uma palavra ou outra da conversa cairá acidentalmente no texto que você estava digitando.

Por essa razão é que há uma lei que proíbe que o motorista dirija falando ao celular. Não dá para ficar imerso numa boa conversa ao telefone e ao mesmo tempo atento à placas, ao trânsito…

Dica 02 – Faça uma lista de tarefas e as organize  por categoria

lista e tarefas

Faça a sua lista de tarefas da semana e agrupe as tarefas semelhantes. Por exemplo, quando vou escrever uma postagem sobre um determinado assunto, primeiro preciso pesquisar sobre o tema; depois preciso escrever sobre o assunto.

Após terminado o texto vem a parte da formatação.  Se eu quiser escrever e já formatar vou acabar prejudicando meu raciocínio, por isso deixo a formatação para o final.  Cada item desse está na categoria blogs.

Quando tenho que por roupa para lavar o algoritmo é outro: Ver se o tempo está bom. Separar as roupas. Por na máquina. Ajustar o nível de detergente . Ligar a máquina. Claro que não escrevo esse passo a passo, mas coloquei-o aqui por uma razão.

Se nesse meio tempo (entre separar a roupa e colocá-la na máquina)eu começo alguma atividade da categorias Blogs, por exemplo , e vou alternando  (tentando rsrs) depois de colocar a roupa na máquina, eu esqueço de ligar. Quando vou ver já não dá mais tempo lavar porque comecei a escrever um texto e quando vi o sol foi embora e roupa não vai secar.

Organizando as tarefas

Para organizar as sua tarefas em categorias, comece planejando o seu dia e vendo quais tarefas precisam ser realizadas. Por exemplo, essa é uma lista de uma das minhas manhãs da semana:

  • Momento Devocional  – um momento em que leio a Bíblia , converso com Deus e me preparo para encarar as tarefas diárias. É algo essencial no meu dia;
  • Leituras e pesquisas para postagens – Vejo as pautas que estabeleci para semana e quais livros e sites precisarei consultar para aprofundar meus conhecimentos;
  • Estudar para as aulas – reviso os conteúdos que precisarei passar para os meus alunos e que estão no plano da semana;
  • Respostas à mensagens e e-mails – confiro os meu os meus e-mails e uso o método GTD para processar as caixas de entrada. Respondo alguns e-mails que demandam menos e 2 minutos cada e coloco em pastas específicas o que não posso resolver naquele momento;

A configuração muda dependendo do dia. Há dias que gravo vídeos, outros que não tenho aula. Outros que preciso ir à faculdade e coisas assim. Há dias em que preciso cozinhar, outros comemos fora. Mas tudo isso, para fluir bem e não me sobrecarregar precisa ser planejado e depois de planejado é entregue com muito carinho nas mãos de Deus, a fim de correr tudo certinho.

Dica 03:Livre-se das distrações

distrações -redes sociais

Quando estou escrevendo uma postagem procuro manter o foco nela. Nada de acessar redes sociais. Inclusive o celular fica bem longe para garantir que não vou cair na tentação de fuçar o Instagram ou coisa assim. As abas que ficam abertas no computador são as que posso usar como referência. Dessa forma meu trabalho rende, escrevo mais rápido e sem interrupções.

Controlar seus pensamentos é outra forma de evitar a distração. Quem nunca, quando estava em uma atividade que demandava concentração começou a pensar em algo que não tinha nada a ver com aquele trabalho como a ideia para um post novo, por exemplo ou ainda para um livro?

Para não deixar a ideia  atrapalhar-lo, anote num post-it , num pedacinho de papel ou algo do tipo. E livre-se dela. Mais tarde, quando houver terminado o seu trabalho você pode voltar a cultivá-la.

Eu sempre ando com um bloquinho de papel na bolsa e alguns post-its. Dessa maneira nunca fico na mão quando preciso anotar alguma ideia.

Dica 04:Ligue o cronômetro

relógio

Crie o hábito e cronometrar suas tarefas. Dessa forma você terá uma noção de quanto tempo leva para realizar algumas atividades e assim poderá trabalhar com prazos. A sensação de satisfação quando cumprimos o prazo que nos demos é muito boa.

Outra coisa boa de cronometrarmos o tempo é que podemos ficar cada vez mais ágeis quando descobrimos como estamos trabalhando. Se tivermos um tempo marcado, vamos evitar gastá-lo com outra coisa que não seja aquela tarefa.

Para motivar-se ainda mais, presentei-se com algo ao cumprir um prazo. Eu me presenteio muito com seriados, pois é algo que gosto muito de assistir e que não tiver cuidado suga o meu tempo. Mas as recompensas podem ser outras, como um belo pedaço de torta de chocolate por exemplo rsrs

Se você aplicar essas dicas simples no seu dia a dia , ficará bem mais fácil colocar alguns projetos em prática e não deixar de fazer o que precisa ser feito. Nós queremos mais produtividade a fim de que sobre tempo para realizarmos as coisas que mais amamos, como passear com a família, ver o filme preferido, viajar, sair com os amigos ou encabeçar aquele projeto que esteve engavetado por falta de tempo.

Eu espero de coração que você consiga organizar melhor o seu dia. Se tem alguma dificuldade em fazê-lo conta aqui nos comentários o que mais o faz perder a concentração e conte também suas vitórias e como você organiza o seu dia. Grande abraço!

Palavra do dia: Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29

6 Comments

  • Reply Paulo Diego Março 17, 2017 at 5:29 am

    Olá Dani como vai?
    Interessantíssimo o seu post. Verdadeiramente vivemos em um tempo que dedicamos muito tempo para coisas não tão importantes e invertemos as prioridades.
    Suas dicas me ajudaram muito, sem contar que o homem só consegue fazer uma coisa ao mesmo tempo. (ás vezes nem isso fazemos).

    Voltarei mais vezes aqui …
    Abraço!

    • Reply Daniele Leite Março 19, 2017 at 9:18 pm

      Tudo certinho Paulo, com a graça de Deus. Fico feliz que as dicas que compartilhei tenham ajudado você! Volte sempre viu? Abraço!

  • Reply Princesas Do Rei Março 17, 2017 at 5:51 pm

    Ótimas dicas!
    Tenho mania de fazer listas mentais, e é raro passar para o papel.
    Listar e organizar o tempo é fundamental, a dica de cronometrar é ótima, irei pratica-lá!
    Parabéns pelo post!

    • Reply Daniele Leite Março 19, 2017 at 9:16 pm

      Também fazia listas mentais, mas quando o número delas ficou grande e eu comecei a esquecer tive que recorrer aos aplicativos como Todoist, Evernote e ao velho papel. Mas cada um deve se organizar da maneira que mais funcionar.
      Cronometrar ajuda muito, vai por mim ! Beijo!

  • Reply Neiva Silva Março 17, 2017 at 6:05 pm

    Oi Daniele!
    Eu sempre pensei que ser multitarefa me fazia ganhar tempo, mas analisando seu ponto de vista reconheço que você tem razão. Não costumo anotar o que preciso fazer no decorrer do dia e termino não concluindo tudo do jeito que eu gostaria. Como necessito aproveitar melhor meu tempo, suas dicas irão me ajudar muito.
    Já na hora de escrever procuro me desligar de tudo para não perder o foco, pois sem concentração o rendimento é zero.
    Gostei muito de conhecer seu blog.
    Abraço!

    • Reply Daniele Leite Março 19, 2017 at 9:22 pm

      Eu também pensava assim Neiva, até experimentar fazer uma coisa por vez após faze um curso de Produtividade com a Thaís Godinho, do Blog Vida Organizada (Método GTD). Eu vi que anotar as tarefas, fazer uma coisa de cada vez estava me fazendo ter muito mais êxito e o melhor, estava me proporcionando concluir minhas tarefas.
      Espero que sim que minha dicas possam ajudar você!! Obrigada pela visita!! Abraço!

    Deixe seu comentário!