Turbine seu dia com mais energia no café da manhã!

Turbine seu dia com mais energia no café da manhã!

Digerir alimentos é um dos processos fisiológico que consome muita energia e quanto maior a refeição mais energia o seu corpo gasta para digeri-la e mais cansado você ficará. É por isso que depois do almoço, dependendo da refeição, ficamos imprestáveis.

A refeição ideal para começar o dia

A refeição ideal para começar o seu dia com mais energia deve conter alimentos energéticos , outros de fácil digestão e ainda alimentos que não demandem muito tempo para serem consumidos.

Antes de começar o meu café da manhã eu sempre tenho uma rotina pré-atividades. Adaptei a minha depois de ler o livro o Milagre da Manhã.

O meu Milagre da manhã possui no seu menu água co limão em jejum, alguns minutinhos de meditação e oração, alongamentos e afirmações positivas para o dia. Depois uma boa chuveirada. Às vezes, eu incluo alguns minutos de bicicleta, em dias alternados. Só depois tomo meu café.

Qual o seu critério quando o assunto é comida?

Muita gente escolhe o que comer baseando-se apenas na satisfação que tal alimento proporciona. A resposta mais comum que iremos ouvir ao pergunta o porquê de pessoa A ou B ingerir taç comida será: – porque é gostoso, oras!

Suas escolhas também são baseadas puramente no sabor ou você procura algo mais como compreender o que tal alimento pode fazer por você, o impacto dele na sua saúde, na sua energia?

Eu tenho restrições alimentares e não posso consumir determinados alimentos em demasia. Tenho intolerância moderada à lactose, alergia leve ao leite e não tolero muito bem alimentos com glúten em excesso. Isso não me impede de comer alimentos com leite ou com glúten, mas faço isso com moderação pois sei que não me faz muito bem.

A maioria das pessoas come o que come apenas baseada no sabor do alimento e nem se importam se estão ingerindo toxinas ou se tais alimentos vão minar a sua produtividade e afetar a sua saúde.

Nós escolhemos a comida pela emoção e não pelo valor que elas agregarão à nossa saúde ou à energia que ela nos trará durante o dia.

Se quisermos ter mais energia para enfrentar as tarefas do dia , precisamos de uma alimentação que dê conta do recado.

Se desejarmos vidas mais saudáveis precisamos também examinar o que estamos comendo e como estamos comendo. Não vou dizer agora para você cortar o sorvete da sua vida ou a pizza, mas para consumir de forma moderada, nos finais de semana e não como parte de sua rotina diária.

Quais alimentos consumir no café da manhã?

café-da-manhã-mais-energia

Para um café da manhã com mais energia comece bebendo água antes de comer qualquer coisa. Um copo d’água com gotinhas de limão tonifica o corpo e dá mais energia e anda ajuda a eliminar toxinas.

Ovos

São ricos em proteínas e um dos melhores alimentos para comer em jejum. A digestão é leve e o teor de energia que proporciona é alto.

Contém triptofano e tirosina, aminoácidos importantes. A tirosina melhora o humor e a concentração, fornece energia e reduz o estresse. O triptofano ajuda a diminuir a ansiedade. Para saber mais benefícios desse alimento confira a postagem que fiz no meu Blog Pessoal: Por que consumir mais ovos?

Iogurte natural

Procure consumir iogurte natural de verdade feitos apenas com leite integral e fermentos lácteos. Enriqueça seu iogurte com amendoim, castanho, berries. Use a criatividade.

Bullet Proof Coffee

Se você gosta de café que tal turbinar essa bebida? O Bullet Proof Coffe é uma bebida energética e termogênica que vai aumentar os seus níveis de concentração e ainda favorecer a queima de gordura.

Para prepará-lo, basta adicionar a um xícara de café , 1 colher de óleo de coco extra-virgem, 1 colher de manteiga clarificada (ghee) e mexer bem. O efeito é melhor se o café por expresso, mas você pode fazer também com café coado.

A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando o nosso estado de alerta e o ácido graxos de cadeia média presentes no óleo de coco fazem com que liberemos energia de forma gradual, além de favorecer a produção dos hormônios que inibem a fome.

A manteiga Ghee é zero lactose e fonte de energia.

Se tiver dúvidas se pode ou não consumir esta bebida consulte seu médico e/ou nutricionista. Pessoas com gastrite ou refluxo geralmente não tolera muito bem bebidas com cafeína.

Smothies

Uma opção saudável e energética para o café da manhã são os smothies, que nada mais são que batidas de frutas sem açúcar e sem água. Fruta pura. Você pode comprar os industrializados e eu recomendo os da Queensberry, que vem em garrafinhas de vidro, são embalados à vácuo e contém apenas frutas.

Mas você pode fazer o seu próprio smothie em casa. Utilize frutas que possuem um teor bacana de água para não ser necessário acrescentá-la ao preparo.

Shake de inhame

Hoje nós fizemos um shake de inhame usando inhame cozido ainda morno e um pouco de leite. O inhame é ótima fonte para obter mais energia, fibras, cálcio, ferro e vitamina B1 e ainda melhora os sistema imune. Para nós mulheres ainda é mais especial pois equilibra os níveis hormonais. Inclua ao menos três vezes por semana ao seu cardápio.

Que tal testar?

Faça um teste mude um pouco o velho café da manhã do brasileiro com pão e manteiga e uma xícara de café que não sustenta e ainda contribui para aumentar a barriguinha (já que p]ao branco é veneno).

Comece seu dia com mais energia!

Veja também : Como fazer as horas do dia renderem mais

 

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!