Link Building: o que é e como fazer isso no seu blog

Link Building: o que é e como fazer isso no seu blog

O conceito do uso do links como forma de medir a importância de um site tornou-se popular pela primeira vez quando o Google implementou um algoritmo: o Page Rank.Esse algoritmo classificava um site como bom pelo número de links que apontavam para ele. Mas como sempre, aproveitadores se aproveitaram desse algoritmo limitado para ranquear seus sites e o manipularam para conseguir mais tráfego.

Os motores de busca evoluíram, os algoritmos foram aprimorados e com isso não bastava apenas ter links, pois o valor de cada link passou a ser considerado. O link agora deveria ser relevante e ter qualidade e não apenas ser algo solto no meio da multidão.

 

Por que os links são importantes?

Blogueiro

Os links ditam a popularidade e relevância de um site. Em termos práticos, cada página da web que aponta para você conta como um voto. A página com mais votos vence, simples assim.

Apesar dos links serem tratados dessa forma, o mal-uso deles pode prejudicar o seu blog. Como eu já falei acima, antigamente os links eram os únicos responsáveis pelo ranqueamento de um site, mas hoje o cenário é outro, por isso é necessário que os links que apontam para o seu blog sejam links variados e de qualidade

Links internos

O links internos vão apontar para páginas dentro do seu próprio domínio. São um boa forma de facilitar  a navegação dentro do seu blog e ajudam ao mostrar para o Google que essas páginas são relevantes. Os links internos também ajudam a diminuir a taxa de rejeição do seu blog e a promover mais engajamento.

 

Links externos

São aqueles que linkam de outros blogs para o seu, ou os que você aponta do seu blog para outros blogs . São mais vantajosos que os links internos quando o assunto é ranqueamento. É importante para SEO porque é pela quantidade de links externos de um site que o Google determina sua relevância para o posicionamento nas páginas de pesquisa.

 

 

Link Building

 É o conjunto de técnicas de SEO com o objetivo de conseguir links de outros blogs ou sites para o seu blog, a fim de que a haja um aumento da popularidade e autoridade do seu blog para os mecanismos de busca. Para tirar bom proveito dessa prática procure fazer o link Building com blogs que tenham conteúdo de qualidade.

Ser citado em outro blogs é muito importante pois quando isso acontece o Google conta essa referência como voto para os eu blog. Mas cuidado! De nada adianta ter um monte de links criados artificialmente apontado para o seu blog, cujo o conteúdo nada tenha a ver com a postagem.

Exemplo: o seu blog trata de assuntos relacionados à moda, e tem um link em um site de uma oficina mecânica apontando para ele.

Vamos ver agora o que é um bom perfil de link:

Um bom perfil de Link Building deve ser:

– Natural, ou seja, nada de forçar links que não tenham a ver com o conteúdo do post para o qual ele direciona;

– Ser feito, de preferência, com blogs que possuem um domínio com métricas altas e com conteúdo relevante, dentro do seu nicho de atuação

 

Como fazer Link Building

O primeiro passo é produzir conteúdo de qualidade a fim de ter autoridade e poder propor a blogs maiores e com métricas altas o que chamamos de Guest Post.

O que é Guest Post?

Guest Post é o processo de escrever e publicar um post para outro blog, sendo que esse blog em que você publica o seu post linka para o seu blog. Para conseguir um Guest Post você deve:

  • Descobrir novos blogs;
  • Escolher os domínios dentro do seu nicho;
  • Escolher os melhores domínios, ou seja , aqueles que possuem autoridade e métricas boas;
  • Fazer contato com os donos desses blogs;
  • Propor a parceria;
  • Escrever o post e compartilhar

Bom, agora que você já sabe como usar de maneira correta o sistema de links no seu blog é hora de por a mão na massa e ir atrás das parcerias de post, não é mesmo? Lembre-se sempre e priorizar blogs que contenham um bom conteúdo e uma boa média de visitas.

Um presente

ebook de marketing de conteúdo

Há alguns meses eu lancei aqui no blog um material gratuito sobre Marketing de Conteúdo para Blogueiros, no qual eu abordo além do assunto Linkbuilding, noções e estratégias de SEO, produção de conteúdo, lista de e-mails e muito mais. Confira esse material no post: MARKETING DE CONTEÚDO PARA BLOGUEIROS. O conteúdo está em PDF e bem organizadinho. Aproveite!

No Comments

Deixe seu comentário!