guest post

O que é Guest post e como ele pode ajudar o seu blog

Compartilhe!

O que é Guest post e como ele pode ajudar o seu blog

A criação de conteúdo interessante, relevante e que resolva o problema do usuário ainda é melhor fonte de tráfego para um blog. Quanto mais conteúdos excelentes você tiver, mais pessoas visitarão o seu blog.

Esse conteúdo de alta qualidade também pode ser produzido por outros blogueiros, autoridades em determinado assunto, por exemplo. É o que chamamos de Guest Post, artigos escritos por autores convidados e geralmente não integrantes da equipe de produção de conteúdo do seu blog.

Você mesmo pode escrever conteúdos memoráveis para o seu blog ou contar com a ajuda de especialistas em uma determinada área que estejam dispostos a colaborar com o seu blog.

 

Entendendo melhor o que é um Guest Post?

keyboard

Um Guest Post é um texto escrito por um convidado, ou seja, um blogueiro especialista em algum assunto dentro do seu nicho de atuação. Fazer Guest post é trocar textos entre blogs e fazê-los apontar para o blog de quem escreveu o artigo.

Vamos supor que você é especialista em produção de conteúdo para Web e um blogueiro que escreve sobre textos com dicas para blogs precisa de um texto sobre o assunto,  convida você para escrever sobre. O artigo em questão é um Guest Post.

O que Guest Post não é?

Lembrando que Guest Post não é cópia de conteúdo. Exemplo: o mesmo artigo sendo publicado em vários blogs e direcionando por meio de um link para o blog do autor da postagem.

Essa prática, além de configurar cópia de conteúdo, o que não e nada legal, pode fazer com que o blog que abriga a cópia seja prejudicado nos motores de busca do Google, que compreenderá que você não passa de um plagiador.

Guest Post não é publieditorial, ou seja, post pago para promover um serviço ou produto e que aponta para o site que vende o serviço ou produto. Os publieditoriais devem sempre ser sinalizados no seu blog, pois não sinalizar visivelmente que um post é pago pode ser considerado pelo Código Brasileiro de Publicidade, o CONAR.

Vantagens do Guest Post

notebook

  • Permite conseguir backlinks (links de volta) de boa qualidade para o seu blog;
  • Ranqueia melhor o seu conteúdo e gera mais tráfego para você e para o blog parceiro;
  • Aumenta a procura pelo seu blog;
  • Aumenta a indexação do seu blog para os mecanismos de busca;
  • Divulga o seu blog para o seguidores do blog parceiro e os mesmos podem passar a seguir o seu blog também.

 

Cuidados ao fazer Guest Post

Temos que tomar alguns cuidados na hora de aceitar propostas para trocar postagens, isto pelo fato de muita gente fazer mau uso dessa estratégia, com única finalidade de ranquear conteúdo sem ponderar as implicações.

A maior motivação para se fazer Guest Post é beneficiar os leitores do seu blog e não apenas gerar tráfego através da troca de links. Por isso ao aceitar fazer parceria com um algum blog através de Guest Post

 

Dicas para um Guest Post bacana

escrever

Escreva um texto rico, informativo, bem ilustrado e que seja fiel ao título, ou seja, entregue o prometido. Não copie textos alheios e nem permita que o seu blog veicule um texto que não seja original, do contrário você pode ser penalizado por cópia.

Certifique-se que o Blog para o qual você está disponibilizando a postagem possui tráfego interessante e aborda temas parecidos com o seu.

Aprofunde temas

O seu Guest Post, por exemplo pode ser o aprofundamento de alguma temática abordada no blog parceiro, que o mesmo não possui especialização para escrever. Isso gera autoridade para você e tráfego, além de o fazer também para o outro blog

Não esqueça de requisitar um link para o seu blog ao enviar o post a ser publicado para o blogueiro parceiro para o qual escreveu e quando for você quem publicar não esqueça d colocar o link apontando para o blog parceiro no seu post.

 

Que tal começar?

 

De posse de toda a informação que você acabou de ler, comece hoje a mesmo a recrutar blogs que atuam no mesmo nicho que o seu para a troca de posts usando a prática do Guest Post.

Lembre-se de oferecer sempre conteúdo original, que não tenha sido publicado em nenhum outro blog e certifique-se que o blog escolhido para apresentar a proposta tem tráfego semelhante ao seu.

Se você observar bem as diretrizes para a prática de Guest Post, o seu blog só terá a ganhar.

Palavra do dia: O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem. Provérbios 12:27

 

2 Comments

  • Reply isabelborgert Fevereiro 4, 2017 at 4:09 pm

    Bom dia,
    Já fiz guest post,( contando sobre minha viagem preferida) não faço mais, trabalho pouco reconhecido principalmente se quem pede o guest post não valoriza seu trabalho.
    Excelente e esclarecedor post.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 4, 2017 at 10:30 pm

      É Isabel, o Guest Post pode ser uma ótima alternativa, mas houver valorização mútua, se você conhecer bem o blog da parceria e se as intenções forem honestas.
      Beijos!

    Deixe seu comentário!