como ser mais produtivo

COMO SER MAIS PRODUTIVO? DICAS E FERRAMENTAS

Compartilhe!

COMO  SER MAIS PRODUTIVO? DICAS E FERRAMENTAS

Ser produtivo nos dias atuais e não nos dispersarmos com a chuva de informações  e distrações que se nos apresentam é um desafio.

Ter uma boa produtividade é requisito primordial para aqueles que precisam cumprir várias tarefas ao longo do dia. Eu por exemplo, tenho que me manter organizada com a casa, o trabalho formal, a faculdade, os textos do blog e outras atividades paralelas que preciso dar conta.

Para manter a ordem

Para conseguir manter tudo em ordem é necessário muita disposição e foco, porque o que não faltam são distrações no meio do caminho.

É um seriado na Netflix, as notícias no Facebook, os alertas no Whatsapp. Mas se você quer realmente um dia produtivo e não apenas um dia, mas quer fazer do fato de ser produtivo um hábito, é necessário disciplina, organização, criatividade , muita força de vontade e muita fé.

Confira o que tem funcionado pra mim nesse afã de conseguir alcançar a produtividade plena sem tem que ser uma máquina operante de tarefas, mas alguém que vive.

Use aplicativos para se organizar e ser mais produtivo

Amo ter apps legais no meu Smartphone , PC ou tablet para me ajudarem nessa tarefa de me tornar mais produtiva, mas sem deixar de ser gente. Vou compartilhar com vocês os principais apps que uso no dia a dia para economizar tempo e organizar minha vida:

1 – Evernote

No exato momento em que estou escrevendo essa postagem o Evernote está aberto e minimizado ali no cantinho da tela. Ele serve para apontamentos gerais, para capturar telas de sites bacanas que encontro (para não esquecer deles depois) e também anotar rapidamente ideias para postagens ou algum insight que tenho e não quero esquecer.

É possível organizar todas as suas notas em cadernos por assunto e ainda criar etiquetas para marcar suas notinhas. Não fico sem. Uso a versão gratuita que já me serve muito bem para o que preciso. O app está disponível para PC, IOS e ANDROID. Ver aqui: Evernote

2 – Outlook

Instalei no meu tablet e sincronizei as minhas contas principais de e-mail em uma só. Dessa forma perco menos tempo tendo que abrir conta por conta. O aplicativo também permite categorizar as mensagens por prioridade, o que me ajuda muito, pois vejo primeiro os e-mails que são mais importantes. Ver aqui: Outlook

3 – Mindly (mind mapping)

Um aplicativo bárbaro para criar mapas mentais e facilitar a sua vida na hora de agrupar as ideias. Muito útil quando vou delimitar temas para escrever no blog e criar conexões entre eles. Ótimo também para estudar para as provas da faculdade e estudar para concursos. Recomendo demais! Disponível no Google Play para IOS e ANDROID. Ver aqui: Mindly

4 – Aldiko

Um aplicativo para tablets e celulares que organizar todos os seus livros em PDF  e também serve para abrir os arquivos e fazer a sua leitura.

Os livros ficam todos organizadinho numa estante virtual e você pode dividi-los em coleções, agrupando os livros por assunto ou autor, o que facilita bastante na hora de encontrar os títulos,principalmente se você é a louca dos livros como eu que possui mais de quinhentos e-books no tablet.

Ainda não li todos, é livro demais e praticamente toda semana eu adiciono um e como prefiro os livros impressos, o e-books são apenas uma forma de eu guardar os livros que pretendo ler e quando a grana está curta eu me esforço para ler em pdf mesmo, mas nada como o cheiro de um livro novo, uma boa xícara de chá verde gelado, meia nos pés e um sofá.

Aqui em casa temos os nosso happy hour da leitura, fica cada um com seu livro em silêncio desfrutando da leitura de um bom livro. Dou graças a Deus que casei um um homem que lê rsrs. Dupla perfeita. Ver aqui: Aldiko

 Escolha dias específicos para determinadas tarefas

Escolher dias específicos pra realizar determinadas tarefas pode ajudar você a fazer o que tem que ser feito sem distrações de outras atividades que também deva realizar.

Por exemplo, no momento estou afastada do trabalho, com isso me sobra mais tempo para ler os livros que quero e fazer alguma atividade que ficariam sufocadas se estivesse na ativa, mas quando estou na loucura do meu trabalho, lidando com adolescentes que consegue me tirar a paciência e num ritmo frenético de produtividade eu tenho que separar um dia para cada coisa.

O dia para escrever as postagens do blog, o dia da leitura, o dia de arrumar  a casa rsrs. Mas é assim que funciona pra mim. Claro, que não negligencio as pequenas pausas, elas são  importantes para não cairmos no desânimo. Dou pequenas pausas para fazer um ‘lanchinho’, tocar violão ou fazer alguma outra coisa relaxante.

Tenha pequenos momentos de lazer e seja mais produtivo

Na correria do dia a dia ter pequenos momentos de lazer ajudam a manter a saúde emocional e física em dia. Moramos pertinho da praia( a praia mais ruim fica a menos de  10 minutos de casa) então rapidinho dá pra ir fazer uma caminhadinha de um hora, relaxar, recarregar as baterias sem gastar muito e voltar renovados pra casa.

Outra coisa legal é escolher um bom filme na Netflix, fazer uma porção generosa de pipoca esticar as pernas no sofá e aproveitar o cinema em casa. Amamos fazer isso para relaxar.

Outro programa batuta para relaxar é ir a alguma livraria , de preferência a Leitura do Shopping RioMar Fortaleza, pois é enorme e tem poltronas confortáveis ao longo de todo o estabelecimento.

Ficamos olhando e pegamos aqueles que achamos interessantes para dar uma olhada e  assim perdemos a noção do tempo. O ruim de relaxar na livraria é que na maioria das vezes gastamos dinheiro com livros, o que não é ruim, claro, mas meu marido pega no meu pé porque eu sou a louca dos livros, não posso ver livro novo que já abro um sorriso largo querendo levar (hehe).

Saiba definir prioridades para ser mais produtivo

Uma coisa que ajuda muito a aumentar a produtividade é saber separar o que é urgente, o que é necessário e o que pode ser adiado. Dessa forma conseguimos administrar melhor o nosso tempo e consequentemente seremos mais produtivos.

 Mas aí vem a grande questão: Como estabelecer prioridades quando tudo parece urgente? Bom para isso é só usar uma dica simples e fazer a si mesmo a seguinte pergunta: Se eu tivesse que entregar determinada tarefa em duas horas, qual tarefa eu escolheria primeiro? Bom, a resposta será a sua prioridade mais prioritária.

Como a gente calcula mal o tempo, outra dica é criar um agenda ‘fake’, distribuindo menos tempo do que o que você realmente teria para realizar aquela atividade. Não sei vocês, mas eu , quando acho que tenho tempo demais acabando me enrolando, por isso funciono muito melhor quando estou cheia de atividades pra fazer e assim me organizo muito mais.

Encontre uma motivação para ser mais produtivo

Semana passada eu lancei um desafio para mim mesma: terminar de ler um livro em algumas horas. Escolhi o livro da Bel Pesce: A sua melhor versão te leva além.

No começo da minha leitura apareceram diversas outras atividades das quais eu teria que dar conta durante o dia. Eu deveria fazer o almoço, por a roupa para lavar e escrever no blog, além claro de terminar o livro e ainda surgiu um imprevisto e tive que sair de casa para resolver uns assuntos, o que acabou tomando um baita tempo.

Mas eu havia colocado o propósito de terminar aquele livro e quando cheguei em casa, tirei as sandálias dos pés, pus uma roupa confortável e fui terminar o que havia começado.

Terminei de ler bem tarde, mas caramba, as endorfinas que eu produzi depois de ter conseguido alcançar meu objetivo me fizeram dormir muito melhor.

A minha motivação foi bem simples: eu queria vencer aquele mini-desafio que propus a mim mesma porque eu queria mais conhecimento para poder escrever cada vez melhor, que é uma coisa amo fazer. Claro que para outras atividades eu poderia ter outras motivações.

Qual a sua motivação?

Alguns podem se motivar pelo dinheiro, tipo, eu vou terminar essa leitura porque eu vou estar mais preparado e vou conseguir escrever artigos que rendam visitas e eu fature mais, é uma motivação. Outra pessoa pode pensar diferente, eu vou terminar esse livro porque ele é essencial na minha transição de carreira e u não aguento mais o meu trabalho, é outra motivação.

Você precisa descobrir o que te motiva em cada atividade, pois a motivação correta leva você à conclusão do trabalho. Se eu tivesse escolhido a motivação de simplesmente terminar o livro só porque comprei e tenho a obrigação de ler porque investi nele, com certeza eu teria parado na metade, pois eu não funciono assim.

Eu leio para tirar um proveito, uma lição e para aplicar em coisa que gerem mais conhecimento, que gerem texto legais e que me deixem animada e me façam aprender algo novo pra que eu possa compartilhar, nesse ponto me identifiquei pacas com a autora do livro. O que quero dizer é que a motivação certa faz milagres, ela faz as coias fluírem e nos torna muito mais produtivos

Leia livros que possam te ajudar a ser mais produtivo

Há livros que têm o verdadeiro dom (na verdade autores) de nos deixar motivados e de ajudar nessa tarefa tão complicada nos dias atuais que é a de ser produtivo. Conciliar a agenda de trabalho, estudos, família, lazer, ou seja, viver, mas com qualidade de vida, pode ser uma tarefa mais simples se escolhermos bons materiais que nos auxiliem a realizar nossas tarefas. Separei aqui alguns livros legais que podem ajudar você:

1 – Livro de Provérbios (Bíblia Sagrada)

Cheia de versículos que motivam a você a ser produtivo, a ser diligente, a ter sabedoria, a ponderar bem suas decisões. Um dos meu livros prediletos da Bíblia. Você pode baixar o App You Version, uma Bíblia para smartphone com um layout super intuitivo e bem agradável para fazer sua leitura.

Disponível na Playstore para IOS e Android : Ver aqui

2 – Livro O poder do hábito – Charles 

Perfeito para mostrar como o nosso cérebro funciona quando a questão é o hábito e como você pode criar hábitos e revolucionar a forma como realiza as tarefas do seu dia a dia. No livro o autor nos mostra como os hábitos funcionam, como criar novos hábitos e dá uma série de exemplos científicos para corroborar as ideias que defende.

Dá exemplo de negócios de foram bem sucedidos porque fizeram com que pessoas comuns criassem hábitos de consumo relacionados ao produto da empresa e mostra também como o líderes criam hábitos tanto através do acaso como intencionalmente. Mostra também como as empresas manipulam hábitos (essa parte deu medo hehe). Um leitura excelente.

Disponível na Saraiva por R$40,00 *

Ver aqui

3 – Livro a Tríade do tempo – Christian Barbosa

Escrito por Christian Barbosa, esse livro vai ajudar você a se organizar e aumentar a sua produtividade sem perder o equilíbrio com a vida, afinal não precisamos ser máquinas de trabalhar e devemos dedicar o devido tempo aos relacionamentos, ao cultivo da nossa espiritualidade, à comunhão com Deus e com pessoas, à amizade, pois são essas coisas que realmente são sentido à vida.

Ele está disponível na Saraiva por R$27,90*

Ver aqui

4 – 23 hábitos anti-procrastinação de S.J Scott

A procrastinação é a arte de deixar para depois tudo aquilo que já deveria ser feito. O autor começa o livro nos fazendo uma pergunta:

Você é um procrastinador? Acontece com qualquer um de nós: Você tem um projeto iminente que é realmente importante. Deveria se concentrar em finalizá-lo. No entanto, surge com uma variedade enorme de desculpas para justificar por que ele não pode ser iniciado[…] Além disso , há um efeito cumulativo na procrastinação. Mesmo quando você finalmente completa uma tarefa, mais cinco aparecem para tomar o seu lugar…

A procrastinação nem sempre é ruim, pois há coisas que realmente devem ser deixadas na gaveta, a questão é como não deixar para trás o que precisa ser feito e traz uma série de dicas para você conseguir terminar aquilo que deve ser concluído, no tempo certo.

Ele está disponível na Amazon por R$1,99 (livro digital).

Ver aqui

Bom , espero que tenha gostado das dicas e sugestões. Elas funcionam muito bem pra mim, graças a Deus, mas não foi fácil conseguir me organizar e realizar as coias que precisam que sejam feitas.

Por vezes eu desperdicei tempo com inutilidades e deixei que coisas sem importância me distraíssem e acabei colhendo os frutos ( nada agradáveis), mas aprendi a lição. Não é fácil criar hábitos, manter  a mente motivada e conseguir decidir de cara o que deve ser feito, principalmente se aquilo que você sempre quis fazer não existia na época que você queria fazer (rsrs) e se você gosta de muita coisa, mas isso é assunto para outra postagem.

Tenha um dia abençoado, produtivo e cheio da graça de Deus

Este post não é publipost, mas os itens marcados com * são links de afiliados do Blog Daniele Leite.

6 Comments

  • Reply Tayná Maio 11, 2016 at 8:13 pm

    Adorei o post; Tentarei ser mais organizada, em meio a tanta informação muita coisa vira distração, é dificil manter o foco.
    Parabéns!

    • Reply Daniele Leite Maio 11, 2016 at 10:04 pm

      Verdade Tayná, hoje em dia a concorrência pela nossa atenção é grande, mas dá para equilibrar. Fico feliz que tenha gostado do post! Obrigada!!!Beijos!!

  • Reply Princesas Do Rei Maio 12, 2016 at 4:55 pm

    Amei o post!!! Ótimas dicas de app’s!!!
    Estamos aos poucos nos organizando conforme as suas dicas citadas, seriado, redes sociais, tudo isso só é checado uma vez por mês ou em data oportunas!
    Amamos mesmo!!! Precisamos de fato sermos mais produtivas!!!
    beijos.

    • Reply Daniele Leite Maio 13, 2016 at 2:10 pm

      É sim meninas, como precisamos de produtividade no dias de hoje, pois as tarefas parecem dar em árvores de tantas que são. Mas com com um pouquinho de boa vontade e a ajudinha de algumas ferramentas dá sim para manter a vida organizada. O mais importante é sempre estar em paz com Deus e em comunhão com Ele, isso é fundamental para ter sempre a cabeça no lugar!! Bjos!!

  • Reply Gabriele Maio 12, 2016 at 6:53 pm

    Amei esse post Dani, tava com saudades daqui! Tava meio sem tempo de interagir com os blogs que sigo. Eu preciso me organizar mais, principalmente com o blog, é tanta correria que não da tempo :( Amei esse happy hour da leitura, feitos um para o outro né! hahahaha beijoo

    http://www.umaloucaporjesuscristo.com

    • Reply Daniele Leite Maio 13, 2016 at 2:08 pm

      Obrigada Gabi!!Aqui em casa a gente para tudo pra a hora da leitura. É bom demais!!! Agradeço muito a Deus por ter me presenteado com um maridinho leitor, do contrário não funcionaria rsrs. Bjos!!

    Deixe seu comentário!