Estudar para concursos: sites, livros que recomendo e dicas

Compartilhe!

Estudar para concursos: sites, livros e dicas que recomendo

A tão sonhada estabilidade ainda é alvo de muitos e realmente tem suas benesses. Eu sou funcionária pública há alguns anos e só vou adiantar que não há moleza, há muito trabalho, mas temos prerrogativas que o trabalhador regido pela CLT não possui, como por exemplo, a licença para tratar de assuntos particulares, mas claro , sem remuneração.

Embora eu tenha uma veia empreendedora , sou meio pé no chão e gosto de algo mais concreto apesar de apreciar muito a ideia de um dia trabalhar somente de casa. Enquanto esse dia não chega, vou me preparando para outros concursos.

Passar num concurso pode ser o seu empreendimento. Não gosto de limitar o sentido da palavra empreender apenas para o mundo dos negócios, porque a palavra empreender significa decidir realizar, pôr em execução, sendo assim podemos empreender qualquer coisa.

Hora de compartilhar

Hoje quero compartilhar com você o que tenho feito para estudar. São dicas de gestão de tempo, livros bons que indico e sites com planos gratuitos e material gratuito também que podem ajudá-lo a conquistar a tão sonhada vaga num concurso.

A the best das gramáticas (pelos menos para mim)

a-gramática-para-concursos-públicos

A Gramática para Concursos Públicos , do autor Fernando Pestana, é um daqueles livros básicos para quem está estudando para concursos. Contém, além da teoria bem explicadinha, uma variedade muito boa de exercícios resolvidos. Ele também compartilha a visão de algumas bancas em relação a determinados assuntos.

Além de usar essa gramática para estudar para concursos, eu uso no meu dia a dia mesmo, em sala de aula. Preparo boa parte das aulas de gramática usando esse material. Às vezes gosto de passar uma questão desafio para os meus alunos e ela é a fonte.

No Buscapé, encontrei a partir de R$102,00 : Conferir

Na Amazon, não achei versão para Kindle, apenas a versão impressa por R$ 113,57: Conferir

Questões de Concursos

Um site que amo! Nele é possível resolver questões das mais variadas bancas e assuntos. No plano gratuito é possível baixar os arquivos em PDF dos Editais, Provas e Gabaritos, além de revolver 10 questões por dia, criar 5 Cadernos e 5 Minissimulados (com 10 questões cada um).

Você também pode ver os comentários produzidos pela comunidade nas questões, que é uma coisa que ajuda muito. Para conferir o site clique na imagem:

questões de concurso

Os livrinhos amados de questões comentadas da Vestcon

Praticamente extintos, esses livrinhos são uma maravilha para estudar por questões. Hoje é possível encontrar algumas edições na Livraria Saraiva e na Estante Virtual. Não sei o motivo da Editora não tê-los mais publicado. Eu os comprei em 2012, ou seja, não são tão velhos assim.

Coleção questões Vestcon

Possuo os volumes : Gestão de Pessoas, Direito Administrativo e Administração.

Estratégia Concursos

Um site que oferece uma série de cursos preparatórios para concursos, com qualidade muito boa e que pode ser aferida através dos vídeos gratuitos que eles disponibilizam. (VER SITE)

Além de vídeos gratuitos, há também algumas amostras de apostilas grátis para baixar. A empresa também possui um canal no Youtube no qual compartilha aulões gratuitos e dicas para quem está se preparando para concursos. Vale muito a pena dar uma olhadinha.

Eles gravaram um vídeo tranquilizando a comunidade dos concurseiros depois das más notícias de cancelamento por parte do Ministério do Planejamento em 2016:

Canal da Elisa Faria – Direito Administrativo

Se você ainda não conseguiu aprender Direito Administrativo é porque não assistiu às aulas da Elisa Faria. essa criatura abençoada é uma professora excelente e nos passa o conteúdo de forma bem didática.

No seu canal do Youtube (VER CANAL) há várias séries de vídeos e no site da professora Elisa (ACESSE AQUI) você tem acesso a um curso gratuito de Direito Administrativo, é só efetuar o seu cadastro na plataforma de cursos e começar a estudar!

Não desanime

estude

Sei que esse ano que passou as notícias jogaram um balde de água fria em que já estava estudando há um bom tempo. Mas não desanime, pois sempre haverá um concurso ou outro, a grande questão é se você estará preparado para quando a vaga dos seus sonhos surgir.

Estude todos os dias e evite falar do assunto com todo mundo. Não se identifique como concurseiro no seu trabalho por exemplo. Isso gera uma expectativa terrível nas pessoas ( e às vezes, gera inveja mesmo) e acaba influenciando negativamente na sua motivação, principalmente se você presta um exame e não é bem-sucedido de cara.

Fique quietinho, estudando com afinco e procure estar cercado de amigos  com a mesma filosofia, pois eles o compreenderão.

Algumas dicas

Faça um plano de estudos, não precisa ser nada muito chique. Um caderninho bem organizado já dá conta. Mantenha seu ritmo firme que uma hora dá certo.

Invista em bons materiais dentro das suas condições, mas não saia comprando um monte de livros e apostilas de uma vez, pois além de você (provavelmente) não conseguir usar tudo(falo por experiência própria)há muito material gratuito na internet, basta saber garimpar com paciência.

Não negligencie o lazer. Estudar é importante, mas você precisa estar bem, por isso , separe na sua agenda espaços periódicos para fazer algo que lhe proporcione alegria e não vale dizer que é estudar ok?

Espero que você tenha gostado das dicas ! Grande abraço!

Palavra do dia: O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza. Provérbios 28:19

 

4 Comments

  • Reply Ilana Janeiro 17, 2017 at 6:44 pm

    Matéria excelente! Parabéns pela iniciativa!
    Quando tiver um tempinho, vem conhecer meu trabalho também =))
    http://www.ministeriodeprincesas.com.br
    YouTube: Ministério de Princesas
    Instagram: @ministeriodeprincesas
    Facebook: Ministério de Princesas

    • Reply Daniele Leite Janeiro 17, 2017 at 9:01 pm

      Obrigada Llana! Vou acessar agorinha o seu blog! Bjo!

  • Reply isabelborgert Janeiro 20, 2017 at 11:48 pm

    Dani este post vem de encontro a dificuldade que se tem hoje em dia para se estudar para concursos, os cursos são caros e muitas vezes os jovens não tem condições de pagar não é.?
    Fiquei aqui me lembrando de quando tive que estudar para fazer o concurso da Prefeitura de Curitiba, que estresse. Mas deu tudo certo apesar de estudar sozinha.
    Bjs parabéns pelas ótimas dicas.

    • Reply Daniele Leite Janeiro 21, 2017 at 7:12 pm

      Eu também tive que estudar sozinha, mas graças a Deus também deu tudo certo. Um cursinho deve ser bom porque há um direcionamento mais específico, mas os preços são tão exorbitantes que desestimula a adesão, ou ainda não a torna possível. Mas com um pouco de força de vontade e disciplina dá para estudar em casa e ainda mais com os materiais gratuitos que encontramos pela internet.
      Obrigada! Bjos!

    Deixe seu comentário!